Proteção inflável

        A confecção britânica RST acaba de lançar uma linha de jaquetas com airbags que, segundo a fabricante, finalmente colocarão a tecnologia ao alcance de todos. Desenvolvido pela empresa de airbags In & Box, as jaquetas da RST usam sensores que digitalizam mil vezes por segundo informações para alimentar o sistema. De acordo com a RST, o sistema detecta e infla em menos de 0,05 segundo. Em vez de ser usado como um colete independente, o airbag em forma de U é incorporado em um forro de malha dentro da roupa para proteger o abdômen, o peito, o pescoço e os ombros. Dois canais infláveis correm pelas costas de ambos os lados da coluna para evitar lesões. Depois de comprar a jaqueta, os proprietários precisam alugar a unidade de controle eletrônico da In & Box, que é o “cérebro” do equipamento, por 12 libras (o equivalente a R$ 64) mensais ou comprá-lo por 399 libras (R$ 2.112). O equipamento pode ser intercambiado entre diferentes jaquetas, a assinatura pode ser pausada quando o equipamento não estiver em uso e o software é constantemente atualizado por meio de um aplicativo para smartphone, para que nunca fique desatualizado. E o inflador pode ser reutilizado, caso seja acionado por um acidente. A empresa já desenvolveu versões sob medida de airbag para sua jaqueta de couro GT por 699,99 libras (por volta de R$ 3.700) e para a jaqueta Adventure X por 499,99 libras (R$ 2.650). A nova linha de jaquetas com airbag da RST estará à venda em março de 2020 na Inglaterra.

Parada certa

        Em motocicletas, o freio ABS (Anti-lock Braking System ou Sistema de Freios Antibloqueio, em português) funciona de forma semelhante ao uso em outros tipos de veículos. Sensores nas rodas que monitoram a rotação enviam as informações para um módulo de processamento eletrônico de dados da moto quando há uma desaceleração intensa (ou frenagem brusca) para o sistema atuar de forma a enviar pressão de fluido suficiente para apenas reduzir a velocidade, sem travar as rodas, independentemente da força aplicada no manete. Algumas dicas podem ajudar na frenagem de motocicletas com ABS em distintas situações. Na frenagem básica em linha reta, é importante manter a moto na posição vertical (sem inclinação) e apontar para a frente, conforme os freios dianteiro e traseiro são acionados, simultaneamente, de forma suave e controlada. Não ter medo de utilizar o freio dianteiro é importante, já que ele responde por cerca de 70% do poder de frenagem de uma motocicleta. Em uma parada de emergência, a primeira coisa a ser feita é acionar os freios suavemente, mas com firmeza. Caso a roda traseira trave, o manete de freio não deve ser solto em hipótese alguma – algo que pode causar um acidente grave. Manter a moto apontada para a frente é essencial para deixar a motocicleta parar. Em uma curva, é quase certo que travar uma roda causará uma perda de controle e, por isso, é sempre melhor evitar frear, se houver essa possibilidade. Se não for possível, quando as condições permitirem, dependendo da velocidade, da nitidez da curva, da largura das faixas e do nível do tráfego, a moto deve ser endireitada na curva antes de os freios serem acionados. Se não puder evitar virar enquanto estiver parando ou reduzindo a velocidade, os freios devem ser acionados da forma mais suave possível, fazendo com que não haja reações bruscas de todo o sistema.

Dicas para a primeira viagem

        Pegar estrada em uma motocicleta pela primeira vez pode ser uma experiência sensacional, principalmente quando se está preparado para enfrentar longos trajetos. Uma dica importante é evitar viajar sozinho – ter a quem pedir ajuda é importante, caso surja alguma dificuldade, pode ser a diferença entre uma viagem maravilhosa e um “programa de índio”. Escolher as vestimentas apropriadas para pilotagem – sem esquecer dos dias de frio, calor e chuva –, cuidar da manutenção adequada da motocicleta e levar um kit básico para qualquer emergência técnica são coisas que devem ser lembradas. É necessário verificar itens essenciais como luvas, capacete sem danos e na data de validade, botas resistentes e jaqueta com protetores internos. A moto deve estar com todas as revisões em dia, pneus calibrados de maneira correta, pastilhas de freio verificadas, tanque abastecido e bom nível de óleo. E levar um kit de ferramentas básicas também é uma boa ideia para ajudar no reparo de emergência durante o passeio.

Para comprar online

Divulgação

        A Triumph do Brasil anunciou que venderá peças originais de suas motos no Mercado Livre, a maior empresa de comércio eletrônico da América Latina. No início, a loja virtual contará com o estoque de duas concessionárias paulistanas. A princípio, apenas dezesseis peças serão oferecidas, todas das motos Tiger 800 e 1200, as mais vendidas da marca no Brasil. A ideia é aproveitar o prestígio e a penetração do Mercado Livre na internet brasileira para abrir um novo canal de vendas para o cliente, utilizando o próprio estoque de peças das concessionárias. A partir do início de 2020, a Triumph informa que mais concessionárias passarão a fazer parte da loja virtual. “Na próxima etapa, pretendemos também ampliar as opções de produtos para o consumidor na loja virtual, incluindo itens como acessórios para motos e roupas/acessórios pessoais”, avisa Renato Fabrini, gerente-geral da Triumph.

Por: Edmundo Dantas/Agência AutoMotrix

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