2019 foi um ano e tanto para a Ford do Brasil. Em fevereiro, quando deveria estar anunciando os planos para as comemorações dos seus cem anos no mercado brasileiro, a marca comunicou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e o encerramento da produção de caminhões no país. Após esse “balde de água fria” inicial, a marca apresentou inovações em toda a linha: Fusion, EcoSport Run Flat (sem estepe), Edge ST, Ka 1.0 FreeStyle e Ranger 2020. Os dois últimos foram os mais bem-sucedidos. O Ka chega ao final do ano como o segundo carro mais vendido no país, com 95.416 emplacamentos nos onze primeiros meses de 2019. E a Ranger, com as 19.894 unidades emplacadas até novembro, ganhou participação no segmento de picapes e tomou o terceiro lugar no ranking da Volkswagen Amarok. Para encerrar um ano tão agitado, a fabricante lança o Mustang Black Shadow, edição especial comemorativa de cinquenta e cinco anos do esportivo, que começa a ser vendido em 2020. E ainda anuncia mais oito ações de produto no Brasil para o próximo ano.
“Este ano celebramos cem anos da Ford no Brasil e lançamos as bases para construir um negócio mais ágil, eficiente e centrado no consumidor, nos preparando para os próximos cem anos. Para nós, é o começo de uma nova Era”, avisa Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. Segundo ele, em 2019, a empresa passou por mudanças estruturais importantes na América do Sul, preparando-se para as transformações da tecnologia, do mercado e do perfil dos consumidores na próxima década. O processo de modernização da Ford inclui a mudança da sede administrativa para um novo endereço em São Paulo, que será feita em março. O novo prédio, moderno e conectado, oferece uma estrutura que permitirá modificar o conceito de trabalho na empresa – alguns setores passarão a ter dois dias de trabalho em casa, no esquema de “home office”. “Pode imaginar como será o mundo daqui a dez anos, todas as mudanças que ocorrerão principalmente no setor automotivo? A tecnologia de conectividade 5G mudará o modo como as pessoas se comunicam e pensam sobre mobilidade. Transformará a cultura e o comportamento em uma velocidade nunca vista. E é para isso que estamos preparando os nossos negócios”, comemora Watters.
Na área de produto, o presidente aponta o Mustang Mach-E, SUV elétrico da família Mustang revelado globalmente no Salão de Los Angeles, aberto ao público de 22 de novembro a 1 de dezembro, como exemplo da nova orientação da marca. “Nada simboliza melhor o futuro da Ford quanto o Mach-E. Um carro fantástico, impensável há alguns anos, combinando eletrificação com o estado da arte da tecnologia e conectividade. Mas ele tem algo diferente: é um Mustang, que traz emoção e paixão inquestionáveis. Essa é a missão da Ford: tornar a tecnologia acessível e o mundo melhor, sem deixar de lado nossa paixão e emoção”, empolga-se Watters.
Para 2020, o Mustang também abre a lista de novidades da Ford no Brasil, com o lançamento da edição especial Black Shadow. O modelo é equipado com motor V8 de 466 cavalos, transmissão automática de 10 velocidades e a base mecânica do modelo GT Premium, com itens de diferenciação exclusivos que prestam tributo à história do icônico esportivo. O visual do Black Shadow é marcado pelo teto e aerofólio pretos, faixas nas laterais e no capô, novas rodas de 19 polegadas e emblema em preto na grade dianteira, diferenciando o novo modelo. Na cabine, além do revestimento dos bancos e das portas em Alcântara, com costuras especiais e acabamento de fibra de carbono no painel central e na alavanca do câmbio. O emblema “55 Years” é exibido em destaque no painel. “O Black Shadow traz tudo que os fãs do Mustang apreciam: alta potência, exclusividade e personalidade marcante, com a tecnologia mais avançada já oferecida no nosso pony car. É um veículo digno de colecionador”, explica Watters.
A versão Black Shadow do Mustang será seguida de oitos outras ações de produto que a Ford programou para 2020. Uma já é conhecida: o SUV Territory. As demais incluem modelos elétricos, novas tecnologias e soluções de conectividade que serão reveladas mais tarde. A sustentabilidade, área em que a Ford tem investido muito, é outro tema com atenção crescente. A empresa avançará no uso de materiais reciclados e subprodutos agrícolas na produção de peças automotivas. “Um carro moderno, hoje, tem até 20% de material reciclado. A Ford recicla 1,2 bilhão de garrafas PET por ano no mundo para a produção de carpetes e tapetes em veículos como Ka, EcoSport, Ranger, Edge ST e Mustang, além de pneus e algodão de calças jeans na confecção de protetores e materiais isolantes”, detalha Watters.
Quanto às projeções para 2020, o presidente da Ford América do Sul também mostrou otimismo quanto à continuidade da recuperação da economia. “As perspectivas do PIB são animadoras e esperamos que a indústria automotiva cresça de 9% a 10%, favorecida pelas baixas taxas de juros e baixa inflação, com recuperação gradual das vendas no varejo e persistência da alta participação das vendas diretas. A maior disponibilidade de crédito deve contribuir para a criação de um ambiente melhor de negócios no Brasil”, prevê Watters.
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