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O ano de 2019 foi promissor para o transporte coletivo rodoviário de passageiros. Os emplacamentos de ônibus aumentaram quase 40% em relação a 2018 e, dentre as empresas que mais se destacaram no setor, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem muito a comemorar. Com uma elevação de 74% nos emplacamentos em relação ao  ano passado, a empresa alemã com fábrica em Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, acaba de anunciar o pré-lançamento do ônibus urbano 22.280 ODS, o maior não-articulado da linha, que é capaz de transportar até cento e quatorze passageiros e pode chegar a quinze metros quando encarroçado. Além do novo produto, a empresa apresentou os bons resultados na mais recente licitação do programa Caminhos da Escola e anunciou a criação da plataforma e-Flex, para eletrificação de ônibus.

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Em um cenário de crescente densidade populacional nas grandes cidades brasileiras, o aumento da demanda por ônibus de alta capacidade e conforto e custo operacional baixo originou o projeto do 22.280 ODS. Segundo a fabricante, quando comparado com os ônibus de transporte urbano não-articulados tradicionais, o modelo consegue comportar cerca de 30% mais passageiros. Com um consumo de combustível menor que o dos modelos articulados, o 22.280 ODS oferece uma boa relação custo/benefício no transporte urbano, tanto em relação aos veículos mais “mirrados” quanto aos mais “parrudos”. Com um motor MAN de 277 cavalos e transmissão manual de 6 marchas ZF, o novo ônibus foi projetado para ser quase tão fácil de se dirigir quanto um automóvel.

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Durante o pré-lançamento do 22.280 ODS, a Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveitou para anunciar os recentes resultados na licitação do Caminhos da Escola. O programa criado em 2007 pelo Ministério da Educação tem como objetivo fornecer ônibus escolares a municípios com difícil acesso às escolas, para ajudar a reduzir os elevados índices de evasão escolar, principalmente nas zonas rurais. Ao longo dos doze anos de existência do programa, a empresa venceu a maioria das licitações e já emplacou quase 20 mil veículos para a iniciativa. E acaba de vencer a licitação para mais 3.600 Volksbus, que já podem ser adquiridos por prefeituras e Estados de todo o país para o transporte de estudantes.

 

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A montadora disponibiliza três chassis para o programa, de forma a atender a diferentes demandas. O mais simples é o 8.160 ODR ORE1 (Ônibus Rural Escolar), com quase sete metros de chassi e potência de 162 cavalos, capaz de comportar vinte e nove alunos sentados. Já o 15.190 ODR ORE3, também para o uso rural, tem capacidade para cinquenta e nove pessoas e motor de 186 cavalos. Por fim, o urbano 8.160 OD, que deu vida ao Onurea – ônibus escolar acessível, dotados de maiores recursos de acessibilidade para cadeirantes –, de capacidade para até trinta passageiros. Para ganhar mais competitividade nas licitações do programa Caminhos da Escola, os ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus tiveram mudanças no processo produtivo. Partes dos veículos foram repensadas com o objetivo de facilitar a manutenção e a reparabilidade, para assegurar maior disponibilidade dos ônibus mesmo em locais mais isolados do país.

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Outra novidade anunciada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus é o desenvolvimento da plataforma e-Flex. A proposta é aproveitar a “expertise” adquirida na produção do caminhão elétrico e-Delivery para o desenvolvimento de futuras configurações de ônibus eletrificados. Entre as possibilidades em estudo está a criação de um “powertrain” híbrido, com a utilização de um propulsor elétrico associado a motorizações a diesel, GNV, etanol ou gasolina. Sistemas puramente elétricos, com recarga nos pontos de parada ou em “plug in” nas garagens, também estão em análise, além de novas configurações de baterias específicas para utilização em veículos de transporte coletivo de passageiros.

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