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Onde há fumaça

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo acaba de receber doze novos caminhões Constellation 17.280. Os veículos reforçam a frota de salvamento e combate de incêndios e serão divididos entre municípios paulistas. Os caminhões Constellation 17.280 contam com transmissão automática Allison S3000, item fundamental para tornar a condução mais ágil, e que permite a chegada da equipe de socorro o mais rápido possível. A motorização MAN D08, na configuração seis cilindros de 280 cavalos, dispensa o uso do aditivo Arla, o que resulta em mais agilidade na operação. A alta potência do propulsor é um importante aliado, porque é por meio de sua força que é feito o recalque da água, conhecido também como bombeamento, fundamental no combate aos incêndios. “Os bombeiros são clientes muito importantes para a VW Caminhões e Ônibus. Estamos sempre no campo, mapeando as necessidades de cada operação para desenvolver veículos especiais. Trabalhamos sempre atentos às mais diversas demandas de cada segmento”, comemora Vinícius Arantes, consultor comercial da VW Caminhões e Ônibus.

Para levar a turma toda

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A Viação Princesa d’Oeste, de Campinas (SP), adquiriu quatro novos micro-ônibus Volare do modelo Attack 8 Escolar. Os veículos foram incorporados à frota da operadora, que no final do ano passado havia comprado doze micro-ônibus Fly 9. Os veículos foram desenvolvidos com configuração interna para transportar quarenta e quatro estudantes com total conforto, segurança e agilidade. Equipado com motor Cummins ISF 3.8 Euro 5, com 152 cavalos de potência, o Volare Attack 8 apresenta menor consumo de combustível, garantindo economia e rentabilidade. O modelo conta com poltronas escolares na configuração 3×2, assoalho em acabamento que imita madeira, janelas com vidro superior móvel, dois renovadores de ar no teto, itinerário eletrônico e porta-pacotes.

Convivência pacífica

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Há um número crescente de e-scooters, ou patinetes elétricos, nas grandes cidades de todo o mundo. Em todos os lugares do centro da cidade, os dispositivos ágeis e velozes estão tomando conta de ciclovias e estradas. A silhueta esguia e a velocidade das scooters elétricas trazem consigo um certo nível de risco, especialmente quando elas viajam paralelamente próximo dos caminhões. Nesses casos, o Sideguard Assist da Mercedes-Benz, presente na mais recente geração do Actros, pode ajudar a neutralizar essas situações críticas. O sistema tem a capacidade de detectar objetos em movimento ou estacionados na zona de monitoramento ao longo da lateral do caminhão, incluindo pedestres, ciclistas, sinais de trânsito ou até e-scooters. Nesse caso, o motorista é inicialmente informado de sua presença por meios visuais. A tela MirrorCam no lado do motorista exibe um símbolo de aviso triangular amarelo. Se houver risco de colisão, o visor pisca em vermelho repetidamente e após dois segundos acende em vermelho permanentemente. Além disso, um tom de aviso soa ao mesmo tempo. O Sideguard Assist da Mercedes-Benz Trucks funciona tanto para veículos rígidos quanto para articulados com até 18,75 metros de comprimento. Uma análise de acidentes entre caminhões e ciclistas feita por pesquisadores do Gesamtverband der Deutschen Versicherungswirtschaft e. V., instituto de seguradoras alemãs, projeta que esse sistema possa impedir cerca de metade de todos os acidentes envolvendo caminhões e ciclistas. O número de mortes relacionadas pode ser idealmente reduzido em quase um terço, e o número de feridos graves em mais de 40%.

Para limpar o ar

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Segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), somente em 2016, frotas brasileiras de caminhões foram as principais responsáveis pela emissão de mais de 84 milhões de toneladas de CO2. O uso de aditivos para combustíveis nas frotas de veículos movidos a diesel é uma alternativa importante para manter a qualidade da operação do equipamento e auxiliar na redução das emissões de gases liberadas pelo uso do combustível. Os aditivos contribuem para a remoção e prevenção de sujeira no motor e no sistema de injeção de filtros, garantindo que estejam sempre limpos, além de aumentar a vida útil do veículo. Também promovem a economia, evitam a degradação do diesel e diminuem os custos de manutenção, entre outros benefícios. Um caminhão ou ônibus movido a diesel que roda em média 8 mil quilômetros por mês pode diminuir o consumo de combustível de 3% a 4 % com o uso de um diesel aditivado, o que corresponde a uma redução emissão de gases equivalente ao total do volume produzido por um carro de passeio durante um ano. “Os aditivos para combustíveis são um dos produtos mais eficientes para ajudar na redução de CO2 e outros gases emitidos no ambiente. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar, esse produto aumenta a performance do veículo”, explica Luis Fernando Sabino, gerente de combustíveis do negócio de Aditivos e Lubrificantes da BASF.

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TranspoMais – Edição de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2019

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