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Acima e avante

Segundo o último relatório divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 88.426 motos novas em novembro, representando uma alta de 15,08% em relação ao mesmo mês de 2018, que registrou 76.837 emplacamentos. No acumulado de janeiro a novembro de 2019, 983.448 motos novas foram comercializadas – um avanço de 14,84% em comparação com 2018, que registrou 856.329 emplacamentos no mesmo período. Na participação por marcas, a Honda permanece na liderança do mercado brasileiro, com 778.884 unidades no acumulado do ano, seguida de Yamaha (137.884) e Haojue (11.344). Conforme a Abraciclo, em 2020, o mercado nacional deverá alcançar 1.175.000 motocicletas, correspondendo a uma alta de 6,3% ante as 1.105.000 unidades projetadas pela entidade anteriormente. A líder de vendas do mercado continua a ser a Honda CG 160, com pouco mais de 280 mil unidades emplacadas nos onze primeiros meses do ano – o modelo responde sozinho por quase 30% das motos vendidas no país.

60 mil bávaras manauaras

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A BMW alcançou a marca de 60 mil motocicletas produzidas no Brasil. A fábrica da marca alemã fica na Zona Franca de Manaus e é a primeira unidade da marca fora da Alemanha totalmente voltada à fabricação de motocicletas. No dia 28 de novembro, uma F 850 GS deixou a linha de produção na capital amazonense. De 2009 a 2016, a marca compartilhou a linha de produção com um parceiro local, em Manaus. Em 2016, o BMW Group inaugurou, na mesma cidade, a sua fábrica própria, construída em uma área de cerca de 10 mil metros quadrados. A unidade industrial já recebeu investimentos acima de R$ 75 milhões desde então. Em setembro, a marca anunciou R$ 4,7 milhões em investimentos para produzir a nova geração da S 1000 RR. Atualmente, a unidade produz os modelos G 310 R, G 310 GS, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 XR, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure, que são responsáveis por 99% da demanda de motocicletas da BMW Motorrad no Brasil.

Nova força

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Mostrado em dois conceitos da BMW, o R18 e o R18 /2, o novo motor de dois cilindros opostos “Big Boxer” teve seus dados de potência divulgados. Será arrefecido a ar e óleo e terá 1.802 cm³, com 107 milímetros de diâmetro nos pistões e 100 milímetros de curso. Ele pesa 110 quilos, já incluindo a transmissão de 6 marchas e o sistema de admissão de ar. Inspirados nos primeiros motores da marca, como da R5 de 1935, ele tem duplo comando de válvulas por vareta. Entregará 92 cavalos e 16,1 kgfm de torque. A rotação máxima, segundo a BMW, é de 5.750 rpm.  O novo motor será lançado em 2020 na nova cruiser da marca.

Pronta para vender

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Principal novidade da Yamaha no Salão Duas Rodas 2019, realizado entre de 19 a 24 de novembro em São Paulo, a scooter XMAX ABS ainda não tinha preço definido. Mas agora a nova scooter da fabricante já está em pré-venda nas concessionárias pelo preço sugerido de R$ 21.990 (sem frete). O modelo deve chegar às revendas em abril de 2020. A XMAX ABS é movida por um monocilíndrico de 250 cm³, que desenvolve 22,8 cavalos de potência máxima a 7 mil rpm e torque máximo de 2,5 kgfm a 5.500 giros. A transmissão é automática, do tipo CVT. O espaço sob o assento comporta dois capacetes fechados. O guidão e o para-brisa são ajustáveis, as rodas são de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira e o tanque de combustível é de 13,2 litros (mais 2,4 litros de reserva). As opções de cor são o azul, o preto e o vermelho, todas foscas.

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MotoMais – Edição de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2019

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