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Força na aventura

A Fiat acaba de lançar a versão Trekking 1.8 AT6 do Argo, que apareceu na terceira colocação entre os carros mais vendidos do Brasil em novembro. A nova configuração do hatch compacto é oferecida com o motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cavalos de potência e 19 kgfm de torque, com transmissão automática de 6 marchas e rodas de liga leve de 15 polegadas de série. A nova versão se coloca no topo de linha do modelo ao lado da esportiva HGT e traz de série a central multimídia Uconnect de 7 polegadas “touchscreen” com Apple CarPlay e Android Auto, vidro dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos e faróis de neblina. Disponível nas cores Branco Banchisa, Branco Alaska, Vermelho Monte Carlo e Cinza Silverstone, o novo Argo Trekking 1.8 AT sai por R$ 68.990. Como opcionais, oferece câmera de ré por R$ 990 e os kits Tech, com quadro de instrumentos de 7 polegadas em TFT, ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensor de chuva e crepuscular e espelho interno eletrocrômico, por R$ 3.530, e Stile, com apoia-braço no banco do motorista, volante revestido em couro, piloto automático, câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante, bancos revestidos em couro ecológico e traseiro bipartido, por R$ 2.900.

Filhote de leão

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Pronto para brigar no Brasil contra o Chevrolet Onix e o Volkswagen Polo, o Peugeot 208 de segunda geração, com o novo motor 1.2 turbo com potência de cem a 130 cavalos e torque de 23,4 kgfm a 1.750 rpm, foi confirmado pela fabricante francesa para ser produzido em El Palomar, na Região Metropolitana de Buenos Aires. O hatch compacto chegará ao mercado brasileiro em 2020. “O novo Peugeot 208 acabou de ser apresentado na Europa e já é a expressão máxima da visão da marca em design, tecnologia e experiência de condução. Ele resgata valores em um segmento em que sempre fomos protagonistas. Com o novo 208 e a alta qualidade dos nossos serviços, reuniremos os atributos para encantar os brasileiros”, comemora Ana Theresa Borsari, presidente da marca na América Latina.

Inspiração chinesa

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Maior e mais baixo, o Tracker mostrado no Salão de Xangai, no primeiro semestre deste ano, deve ser mesmo o inspirador da nova geração do SUV vendido no mercado brasileiro. Além disso, o utilitário esportivo da Chevrolet pode ser produzido na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, local da sede da General Motors no Brasil. Na China, o novo Tracker utiliza motores 1.0 e 1.3 turbo de três cilindros priorizando a economia de combustível. A versão 1.0 pode ser produzida em Joinville (SC) como bicombustível. Embora o Tracker atual tenha galgado posições depois de ganhar um “facelift” e motor 1.4 turbo em 2017, subindo para a décima colocação entre os SUVs no Brasil, com 14.810 unidades vendidas de janeiro a novembro deste ano (média mensal de pouco mais de 1.300 emplacamentos), o carro acaba perdendo terreno para os nove modelos a sua frente em agilidade de negócios. Isso por um motivo bem concreto: todos os nove (Jeep Renegade e Compass, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Honda HR-V, Ford EcoSport, Volkswagen T-Cross e Renault Captur e Duster) são fabricados no país. Portanto, a produção do novo Tracker começar a ser feita em São Caetano do Sul é ponto-chave para a Chevrolet.

Só para crianças?

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Desde o lançamento do Lego, em 1962, os carros têm sido um dos principais temas dos kits de montagem do brinquedo infantil. O Grupo Lego e a Nissan acabam de revelar um modelo que homenageia um dos supercarros mais icônicos da marca oriental, o GT-R Nismo. O carro em versão reduzida foi apresentado por Niels B. Christiansen, CEO da Lego, e por Asako Hoshino, vice-presidente da Nissan, na sede mundial da montadora, em Yokohama, no Japão. O Lego Speed Champions Nissan GT-R Nismo será comercializado em todo o mundo a partir de janeiro de 2020. O modelo será um dos primeiros kits temáticos da série “2020 Speed Champions”, produzida em tamanho 25% superior ao dos modelos dos anos anteriores. O GT-R Nismo em escala reduzida, feito com duzentas e noventa e oito peças, recria os detalhes intrincados e autênticos do modelo de corrida real.

Dez anos de Brasil

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A Honda comemora em 2019 os dez anos de produção do City no Brasil. Para celebrar o marco, a fabricante japonesa lança um vídeo especial que conta os quase quarenta anos de história do City no mundo. O conteúdo apresenta os primeiros modelos lançados em 1981, ainda como hatchback, depois, mostra a primeira geração como sedã, em 1996, relembra o lançamento do modelo no Brasil, em 2009, e segue contando sua história até os dias atuais. Lançado no país em sua terceira geração como sedã, o City já teve mais de 240 mil unidades produzidas no Brasil. Em 2015, o modelo mudou de geração e, em 2018, recebeu uma profunda atualização no seu design e em equipamentos. O City 2020, vendido atualmente, está disponível em cinco versões: DX (manual), Personal, LX, EX e EXL (CVT). O modelo é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne de até 116 cavalos.

Mercado emergente

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A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou os resultados do décimo primeiro mês do ano. Nos dois segmentos sobre quatro rodas com o maior volume de vendas – carros e comerciais leves –, novembro teve 230.923 unidades emplacadas, representando um avanço de 17,29% ante o mesmo mês do ano passado e queda de 4,24% em comparação a outubro de 2019. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, os dois segmentos somaram 2.406.984 unidades vendidas, um aumento de 7,21% sobre o mesmo período de 2018. No “Top Ten” dos modelos, o Chevrolet Onix – no último mês da geração antiga – completou quase cinco anos na liderança, com 19.184 emplacamentos, seguido pelo Ford Ka (8.968), pelo Fiat Argo, que não para sua escalada no ranking, com 8.270, e pelo Chevrolet Onix Plus, enfrentando com maestria a dura turbulência com um recall na estreia da nova geração e se consolidando no quarto lugar, com 8.092. Se forem acrescentadas as vendas do Prisma – antecessor do Onix Plus –, o sedã compacto soma 89.313 unidades comercializadas no ano, ficando atrás apenas do Onix (219.721), do Ka (95.411) e do HB20 (93.911). Seguem na lista o Hyundai HB20 (8.090), os Volkswagen Polo (7.168) e Gol (6.573), as Fiat Strada (6.412) e Toro (6.281) e o Volkswagen T-Cross (6.256). Entre as fabricantes, a General Motors ficou em primeiro em novembro, com 41.357 unidades vendidas e participação de mercado de 17,91%, à frente da Volkswagen (37.217 e 16,14%), da Fiat (32.657 e 14,14%), da Renault (21.275 e 9,21%), da Ford (19.232 e 8,33%), da Toyota (18.313 e 7,93%), da Hyundai (16.346 – a metade é do HB20 – e 7,08%), da Jeep (11.459 e 4,96%), da Honda (10.799 e 4,68%) e da Nissan (8.224 e 3,56%).

Segurança preventiva

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Com o final de ano chegando, muitos brasileiros já preparam as malas e o carro para aproveitar o período de descanso e lazer. No entanto, alguns cuidados com a segurança pessoal e a revisão veicular acabam sendo deixados de lado. A verificação de itens básicos pode ser feita antes mesmo de se sair de casa. Entre os itens básicos para se verificar despontam uma inspeção visual. Deve-se observar o funcionamento dos conjuntos de iluminação e sinalização do carro, como faróis, lanternas, luzes de freio e setas. Uma lâmpada queimada é motivo para multa. Checar os níveis de fluidos, como o óleo do motor e os líquidos de arrefecimento, dos freios e do limpador de para-brisa. O estado dos pneus é fundamental. Examinar, assim, o nível de desgaste e a pressão de todos os pneus, inclusive o estepe. Quando gastos e descalibrados, eles perdem aderência ao solo e podem trazer riscos para a segurança de quem está no veículo. Importante também lembrar que o motorista é o responsável pelos passageiros. Por isso, o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes deve ser “sagrado”. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que for pego sem o cinto de segurança, ou transportando passageiros sem o item, arcará com uma infração grave. Outros cuidados de bom senso e segurança devem ser tomados, como nunca transportar mais pessoas que a quantidade máxima permitida para o veículo, não levar pessoas sentadas nas portas, em pé nos bancos e nas caçambas de picapes ou em caminhões. Não carregar alguém no porta-malas e, nunca é demais, ficar atento aos pedestres e aos ciclistas nas ruas e rodovias.

Resposta ao zero

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Em resposta ao teste feito pelo Latin NCAP com a L200 na semana passada, conferindo a nota de zero estrela para a picape média, a Mitsubishi emitiu um comunicado oficial. “Parece apropriado esclarecer que a versão do modelo L200 usada no teste é um produto comercializado no Chile, que não é vendido no Brasil. É uma versão da L200 que não inclui airbags entre outros recursos de segurança”, explica a empresa. Em outros países da região, como o Brasil e o Uruguai, o airbag duplo é um requisito obrigatório, assim como o sistema de freios ABS. “A Mitsubishi Motors Company dedica grandes esforços ao desenvolvimento e à melhoria contínua da qualidade e da segurança de todos os seus modelos, incorporando frequentemente novas tecnologias e melhorando seus procedimentos de fabricação com rigor, tanto para veículos vendidos na América Latina quanto no resto do mundo”, complementa o comunicado.

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CarMais – Edição de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2019

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