Divulgação

Aberto ao público até o próximo domingo, o Salão de Los Angeles aposta forte para tirar a condição de principal mostra automotiva norte-americana do Salão de Detroit, que mudará de data em 2020, passando de janeiro para junho. Realizado no Convention Center, junto ao bairro de Beverly Hills e aos estúdios de Hollywood, o “motorshow” californiano aproveita a longa brecha até o Salão de Genebra, em março, para ser o centro das tendências do setor. Em 2019, o Salão de Los Angeles serviu como uma espécie de “escala” para seis modelos que desembarcarão no Brasil nos próximos anos.

Lançamentos de Los Angeles previstos para o Brasil

BMW Série 2 Gran Coupé

Divulgação

Primeiro cupê pequeno de quatro portas da BMW, o Série 2 Gran Coupé faz sua estreia pública no Salão de Los Angeles. O modelo será lançado no Brasil no próximo ano, para concorrer com o Mercedes-Benz Classe A sedã. O compacto da marca bávara compartilha a plataforma e os motores com o Série 1, com tração dianteira, não comercializado nos Estados Unidos. O Série 2 é praticamente uma versão cupê de quatro portas do Série 1, recém-lançado no Brasil. No mercado norte-americano, o carro mostrado em LA tem versões 228i e M235i, as duas com motor 2.0 turbo, com 231 cavalos na primeira configuração e 306 cavalos na segunda. Há a possibilidade de o modelo ser fabricado em Araquari, Santa Catarina.

Hyundai Vision T Concept

Divulgação

O Vision T Concept é um SUV híbrido da Hyundai revelado no Salão de Los Angeles e grande atração da fabricante na mostra californiana. Servirá de inspiração para as linhas da próxima geração do Tucson, que deve ser apresentada no próximo ano. A única informação técnica antecipada foram as dimensões: 4,61 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2,8 metros de distância de entre-eixos, comprovando que o Tucson crescerá. As linhas do Vision T remetem a lançamentos recentes da marca sul-coreana, como o Sonata e o Azera, mas com maior grau de agressividade e dinâmica. O conceito usa um conjunto mecânico híbrido, embora a Hyundai não tenha especificado potência e torque.

Toyota RAV4 Prime plug-in

Divulgação

A Toyota leva para o Salão de Los Angeles a nova versão híbrida plug-in do RAV4, que chega ao mercado norte-americano na metade de 2020. Será o RAV4 mais forte da história do SUV, com potência combinada do motor a combustão e elétricos de 302 cavalos. Em modo totalmente elétrico, o carro tem uma autonomia de sessenta e dois quilômetros. O RAV4 Prime plug-in deve estrear no Brasil em 2021. Ao permitir recarregar a bateria em uma fonte externa, o RAV4 Prime tem um acumulador de eletricidade mais potente e motores elétricos mais encorpados. O propulsor 2.5 a gasolina também foi reconfigurado.

Novo Nissan Sentra

Divulgação

A Nissan mostra no Salão de Los Angeles a versão global da nova geração do Sentra, aparecida no Salão de Xangai, na China, em abril, como o novo Sylphy. A data da chegada do sedã com visual 100% renovado ainda não foi confirmada para o Brasil. O modelo deve estrear nos Estados Unidos com um novo motor 2.0 a gasolina de 151 cavalos de potência e câmbio CVT. O Sentra, em sua oitava geração, oferecerá o Safety Shield 360, um pacote de tecnologias de assistência e segurança, como frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre e frenagem automática traseira. O sedã japonês tem dez airbags e alertas de porta traseira aberta, de colisão frontal e de fadiga. Dentro, terá uma nova central multimídia com espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay com tela de oito polegadas sensível ao toque.

Kia Seltos

Divulgação

No estande da Kia em Los Angeles, o destaque é o Seltos, um novo SUV feito sobre a mesma plataforma do Creta brasileiro e produzido na Índia e na Coreia do Sul. Chega ao mercado norte-americano até o final do ano para ocupar um lugar entre o Soul e o Sportage e concorrer com o Honda HR-V, o Jeep Renegade, o Chevrolet Tracker e o Nissan Kicks. As versões do Seltos são equipadas com motor 1.6 turbo de 177 cavalos ou 2.0 aspirado de 149 cavalos. Nos Estados Unidos, será oferecido em cinco configurações, da básica LX até a topo de linha SX. As mais caras terão equipamentos como faróis de leds, rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas, luzes traseiras de leds, sistema de entretenimento com tela de 10,25 polegadas, head-up display, câmera de 360 graus, teto solar, iluminação ambiente multicolorida, bancos dianteiros refrigerados e sistema de áudio da marca Bose. O carro pode vir para o Brasil via fábrica do México, aproveitando o acordo comercial existente entre os dois países.

Fiat 500X Sport

Divulgação

O Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) tem poucas novidades no Salão de Los Angeles. A principal é o Fiat 500X Sport, que chegou a ser cotado para voltar ao mercado brasileiro mas a fabricante italiana tirou o pé do acelerador com a disparada na cotação do dólar. Se o panorama econômico mudar, o “carrinho” pode retornar para o país. Para os Estados Unidos, as primeiras entregas estão previstas para o primeiro trimestre de 2020. O 500X Sport tem motor 1.3 turbo de quatro cilindros com 177 cavalos de potência e 29 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 9 velocidades e ao sistema de tração integral com desconexão do eixo traseiro para melhorar a eficiência quando a força não precisa estar nas rodas de trás. A cabine tem assentos esportivos e volante revestido em couro techno com seções de Alcântara. Uma tela de entretenimento de 7 polegadas oferece navegação e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. O acabamento do teto e das colunas é em tecido escuro.

DEIXE UMA RESPOSTA