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Alternativa limpa

A 4Truck, fabricante paulista de implementos rodoviários para o transporte de cargas, aproveitou o Salão Duas Rodas 2019, realizado na capital paulista de 18 a 24 de novembro, para apresentar uma novidade: um baú em alumínio para triciclos elétricos. Em parceria com a Elemovi, empresa importadora de veículos elétricos sobre duas e três rodas, exibiu um implemento personalizado para um triciclo, tipo de veículo já bastante utilizado em países como os Estados Unidos para fazer entregas para consumidores finais, especialmente as entregas conhecidas como “last mile” (última milha, em português). “Há muito potencial. Além de ser um veículo de energia renovável, sustentável e ter uma autonomia bacana, essa possibilidade do baú ou da carroceria sobre um triciclo, usado para entregas em pequenos centros e bairros, oferece versatilidade aos empreendedores”, explica Rômulo de Jesus, gestor comercial de Unidades Móveis da 4Truck. A proposta é atender a microfranqueadores que queiram agilizar e oferecer atendimento personalizado aos clientes, agências de marketing que precisam promover ações e, principalmente, os transportadores que necessitam chegar a determinados locais sem a necessidade de usar grandes caminhões. “Além de demandar um investimento relativamente baixo, o negócio ainda é itinerante. Então, não é preciso se fixar em um único ponto, atender a um único público. Ele também é uma ótima opção para quem quer trabalhar com custos fixos e operacionais mais baixos”, ressalta Maurício Somlo, CEO da Elemovi.

Nos pontos da capital

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A Mercedes-Benz fez a venda de quinhentos e noventa ônibus urbanos para quatro empresas de Brasília, atendendo ao programa de renovação de frota do Distrito Federal. São trezentos e vinte unidades para a Viação Pioneira, cento e trinta para a Urbi Mobilidade Urbana, setenta para a Auto Viação Marechal e setenta para a Piracicabana. As entregas já foram iniciadas e a previsão é que todos os veículos estejam em operação até janeiro de 2020. “A Mercedes-Benz fornecerá a maior parte dos ônibus para renovação de frota na capital do país. A boa performance de nossos produtos, assim como os serviços oferecidos pela marca, foram fatores determinantes na hora da negociação”, comemora Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. A marca alemã é líder nas vendas de ônibus urbanos no Brasil. De janeiro a outubro, considerando o segmento acima de 8 toneladas de PBT, a marca detém 77% de participação no mercado brasileiro, com 5.410 unidades emplacadas. Esse volume de venda é cerca de 36% maior em relação às 3.986 unidades do ano anterior.

Cerveja mais “verde

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A multinacional norte-americana fabricante de cervejas Anheuser-Busch, em parceria com a empresa norte-americana de design de caminhões híbridos Nikola Motor Company e a fabricante de automóveis chinesa BYD Motors, fez sua primeira entrega de cerveja utilizando apenas caminhões sem emissão de poluentes, na cidade-natal da empresa, St. Louis, nos Estados Unidos. Em razão de seus objetivos de sustentabilidade para 2025, a Anheuser-Busch se comprometeu em reduzir as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor em 25% em cinco anos. “Nenhuma empresa pode construir um futuro mais sustentável sozinha, mas esta entrega sem emissões mostrou o que é possível fazer quando reunimos os vários pontos fortes e ativos dentro de nossa rede de fornecedores para trabalhar em direção a um objetivo compartilhado de um mundo melhor”, explica Ingrid De Ryck, vice-presidente de Compras e Sustentabilidade na Anheuser-Busch. Os vinte e um caminhões elétricos BYD serão abastecidos por uma usina solar de 958,5 kWh.

Questão de segurança

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Avisar ao motorista toda vez que ele estiver a quinhentos metros de um trecho com alta índice de acidentes. Essa é a finalidade do aplicativo “Eu Rodo Seguro”, lançado pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). O motorista pode escolher se quer ser avisado por um bip ou um alerta de voz e não paga nada pelo serviço. É só baixar o app nas lojas Google Store e Apple Store. A partir de 2017, a Polícia Rodoviária Federal passou a registrar as ocorrências por meio de georreferenciamento, o que tornou possível identificar os trechos mais críticos, nos quais os números de acidentes e mortes são maiores. A expectativa é que o aplicativo ajude a reduzir ainda mais os acidentes, que vêm em curva descendente nos últimos anos no país. Para usar o app, antes de sair de viagem, o motorista deve indicar sua origem e destino e clicar na lupa para traçar a rota. Feito isso, o aplicativo aponta os trechos de risco grave e moderado e emite alertas sonoros toda vez que o veículo estiver se aproximando de um desses locais.

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TranspoMais – Edição de 20 a 26 de novembro de 2019

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