Líder em diversos segmentos de mercados onde atua, que incluem a imensa maioria dos países, a Toyota resolveu inovar agora no segmento de furgões e vans – no qual seu Hiace, produzido continuamente há mais de cinquenta anos, é um dos veículos de sucesso da marca em todo o mundo. No dia 16 de dezembro, começam as vendas do Granace no Japão. O novo veículo, que a marca japonesa define como uma “van de luxo”, foi apresentado no último Salão de Tóquio, no início de outubro. O nome é uma junção da palavra “gran”, que significa “grande ou ótimo” em espanhol, e “ace”, que significa “ás ou pessoa especializada” em inglês – ou seja, tem o mesmo sentido de Hiace, que une as palavras inglesas “high” (“alto”) e “ace” . Cogita-se que o Granace gradualmente substituirá o Hiace, por esse ser um projeto antigo e não ter uma zona de deformação mais significativa na frente da cabine, uma exigência das regulamentações atualmente mais rígidas sobre colisões frontais.
Em termos de estilo, destaca-se no Granace a grande grade do radiador com detalhes metálicos, que flui em direção aos faróis em leds com luzes de circulação diurna (DRL) também em leds – se projetam nas direções vertical e horizontal. Molduras com detalhes metálicos fluem para a borda inferior do para-choque traseiro e sugerem um centro de gravidade extremamente baixo. Na traseira, as lanternas parecem apontar para o céu, em um design elevado e singular, e se fundem visualmente com à lateral da porta traseira. Apesar de ter 5,30 metros de comprimento e 1,97 metro de largura, o Granace oferece um raio de giro mínimo de apenas 5,6 metros. Segundo a Toyota, os ângulos de direção e as relações de transmissão otimizados permitem um movimento suave dos pneus para alcançar a manobrabilidade ideal para a condução urbana.
Por dentro, a cabine do novo Granace mede 3,29 metros de comprimento e 1,74 metros de largura. O painel de instrumentos com apliques em black piano cria uma atmosfera luxuosa, com detalhes metálicos nas saídas do ar-condicionado e em madeira na frente do banco do passageiro dianteiro. O banco do motorista está posicionado na extremidade traseira do trem de força, resultando em um capô curto. Estão disponíveis duas configurações: a Premium, de seis lugares em três filas de dois, e a G, de oito lugares em quatro filas de dois. Os quatro assentos que compõem a segunda e a terceira filas da versão Premium têm conforto projetado para um relaxamento completo. O veículo está equipado com um mecanismo de ajuste reclinável dos assentos com aquecimento, uma mesa dobrável e outras comodidades que aumentam a conveniência e o conforto. Para facilitar o acesso, a largura da porta deslizante lateral, que é elétrica na Premium, é de um metro.
Produzido na fábrica da Toyota na cidade japonesa de Inabe, o Granace vem com o TC Smartphone Navigation, compatível com aplicativos de música e rádio, como Apple CarPlay e Android Auto. Os clientes podem usar as funções de navegação a bordo convencionais com o kit T-Connect, opcional. O modelo também vem de fábrica com a versão mais recente do Toyota Safety Sense, com funções aprimoradas de segurança pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas. Entre elas está o Sonar de Liberação Inteligente com Freios de Suporte para Estacionamento, que ajuda a reduzir os danos causados em ambientes fechados. O espelho interno digital projeta imagens da câmera traseira no retrovisor com o toque de um botão.
A frente do Granace usa suspensão independente do tipo MacPherson, enquanto a traseira emprega eixo rígido com elo de arrasto. Com tração dianteira, o modelo é equipado com um motor turbodiesel de 2,8 litros com injeção direta de combustível e uma transmissão automática de 6 velocidades. A redução de emissões de partículas é feita por meio da tecnologia SCR, com adição de ureia (Arla 32). A configuração Premium está sendo lançada no Japão por 6.500.000 ienes, algo próximo a R$ 252 mil, enquanto a G sai por 6.200.000 ienes, perto de R$ 240 mil.
Veja Também: