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Estilo italiano

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Foi no Salão de Genebra de 2017 que a Fiat apresentou o conceito S-Design, reunindo estilo e conteúdo para quem busca um visual atual e mais exclusivo. O “S” vem de “shadow” – sombra em inglês. A família estreou na Europa no Fiat Tipo cinco portas e no 500X, mas atualmente pode ser vista em outros modelos, como o Fiat 124 Spider, o 500L e a Tipo station wagon. Lançado no Brasil na Toro, em julho passado, o S-Design se espalha agora para o Argo e o Cronos. O valor do pacote de equipamentos da série S-Design é de R$ 3.890 no Argo Drive 1.0, de R$ 5.350 no Argo Drive 1.3 (em ambos com a central multimídia Uconnect de 7 polegadas exclusiva do pack) e de R$ 3.500 no Cronos Drive 1.3. No hatch Argo, a série especial traz rodas de liga leve de 15 polegadas com pintura shadow (1.3), novas calotas com pintura shadow (1.0), faróis de neblina, friso lateral em “dark chrome”, badge S-Design e retrovisor elétrico e spoiler pintados em preto. No sedã Cronos, vem com rodas de liga leve de 15 polegadas com pintura shadow, faróis de neblina, retrovisores elétricos pintados em preto, spoiler e para-choque e friso lateral com pintura “dark chrome”. Traz ainda logo S-Design, ar-condicionado digital e vidros elétricos traseiros. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira)

Roupa nova

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A segunda geração do Chevrolet Onix, o líder de vendas no Brasil há quase cinco anos, foi apresentada e chega ao mercado em quatro níveis de acabamento. Nas versões Joy e Black, o Onix 2020 tem preço de R$ 47.690 e de R$ 48.390, respectivamente. A configuração LTZ, com câmbio manual de 6 marchas na cor sólida branco Summit, custa R$ 60.990, equipada com o mesmo motor 1.0 turbo bicombustível de 116 cavalos e 16,8 kgfm da Premier. O Onix RS, com visual esportivo e transmissão manual, chegará em breve. Na versão LTZ com câmbio automático, o preço é de R$ 66.290, e acrescenta em relação à configuração manual o controle de velocidade de cruzeiro e o volante com revestimento com material semelhante a couro. A versão completa, nas cores preta sólida e laranja (exclusiva do hatch), sai a R$ 72.990. Para quem busca um visual mais personalizado, a Chevrolet oferece três pacotes de acessórios originais: Adventure, Sport e Elegance. Como já era esperado, o Onix, assim como a versão sedã, cresceu em comparação à primeira geração. O hatch é 23 centímetros mais longo e 4,1 centímetros mais largo, ficando com 4,16 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,55 metros de distância de entre-eixos.

De cinema

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Com toda a pompa e circunstância, a Ford expõe no Salão de Los Angeles o GT40 MK II original que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1966. Movido pelo lendário motor Ford 427 V8, com 485 cavalos de potência e 65,5 kgfm de torque, o carro foi comprado por Rob Kauffman, fundador da RK Motors, em 2014, e restaurado pela Rare Drive, de New Hampshire, que trabalhou mais de 5 mil horas para deixá-lo exatamente como em 1966, quando quebrou a hegemonia da Ferrari na prova de longa duração mais famosa do mundo. Estreou em novembro nos cinemas brasileiros o filme “Ford vs Ferrari”, com a história do projetista norte-americano Carroll Shelby, interpretado no longa pelo ator Matt Damon, e do piloto britânico Ken Miles, que conduziu o carro em 1966, vivido por Christian Bale (trinta quilos mais magro), mostrando o desenvolvimento do Ford GT40 e as provas de endurance dos anos 60. Para quem gosta de automobilismo, é imperdível!

Acessibilidade oriental

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Por meio do programa Honda Conduz, a marca oriental no Brasil lança campanha de vendas do modelo HR-V, o SUV mais vendido da fabricante, para aquisição do público PcD. Trata-se de uma oferta especial que, somada à isenção de IPI, proporciona 18% de desconto nas versões LX, EX e EXL. Com a somatória de ambos os descontos, o modelo LX na cor sólida, por exemplo, poderá ser adquirido por R$ 77.061. A campanha é válida até 13 de dezembro nas concessionárias participantes. Itens como câmbio CVT, espaço interno, amplo porta-malas, acesso facilitado ao interior graças ao bom ângulo de abertura das portas e acessibilidade aos comandos do painel são diferenciais para o público PcD. O Honda Conduz foi criado em 1997 junto com a produção em solo nacional dos automóveis da marca. O programa já viabilizou a entrega de mais de 134 mil veículos desde o início de sua operação.

Saia justa

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A apresentação do Cybertruck da Tesla, uma picape muito resistente e 100% elétrica, se tornou um vexame quando suas supostas janelas à prova de impacto se quebraram durante a exibição pública. O fundador da empresa norte-americana de veículos elétricos, Elon Musk, apresentou o conceito de linhas angulosas em seu centro de design em Hawthorne, na Califórnia. Durante o evento, Musk pediu a um empregado que jogasse uma bola de aço contra o vidro do carro para testar sua resistência, mas a janela foi quebrada. Outra tentativa em uma segunda janela acabou da mesma forma. “O golpe foi talvez um pouco forte demais. Na fábrica, jogamos chaves inglesas e uma máquina de lavar roupas e não houve nada. Por algum motivo, um pouco estranho, quebrou esta noite, não sei o porquê”, disse Musk, visivelmente desconfortável. O conceito permaneceu no palco com os vidros quebrados durante o resto da apresentação. O veículo da Tesla terá seis lugares, poderá carregar mais de 1,5 tonelada e arrastar até 7 mil quilos. Segundo Musk, custará menos de US$ 50 mil (cerca de R$ 210 mil).

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Um marco de sessenta anos

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A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), completou sessenta anos de existência em novembro. A unidade foi a primeira da Volkswagen erguida fora da Alemanha. Uma imagem foi eternizada na inauguração e registrada em uma foto clássica do Presidente da República da época, Juscelino Kubitschek, desfilando no banco de trás de um Fusca preto conversível acompanhado dos presidentes da Volkswagen alemã, Heinrich Nordhoff, e da brasileira, Friedrich Schultz-Wenk. Com mais de 14 milhões de unidades fabricadas, a Anchieta começou a ser construída em 1956, entrando em funcionamento no ano seguinte, se tornando referência e revolucionando o setor automotivo brasileiro. A fábrica é considerada um complexo industrial completo para atividades como estamparia, armação, pintura, montagem final, centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Em sessenta anos, diversos modelos foram produzidos na Anchieta, como o Fusca, a Kombi, o Karmann-Ghia, o 1.600 (a “Saboneteira”), o TL, a Variant, o SP2, a Brasília, o Passat, o Gol, o Santana e o Polo. Atualmente, produz o novo Polo, o Virtus e a Saveiro.

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Utilidades a bordo

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Quem tem o carro como instrumento de trabalho, viaja bastante ou tem até o veículo como seu “escritório” já passou por algumas situações corriqueiras ou até mais sérias em que o motorista lamenta: “por que eu não trouxe um alicate?”. Alguns itens a serem transportados no carro são fundamentais, como uma caixa de ferramentas básica, outros, mais de luxo ou de conforto, como óculos escuros. É aconselhável que o motorista leve um guarda-chuva – não tem sentido a pessoa dirigir no seco e chegar a seu compromisso encharcado -, um carregador de celular – atualmente, quase todos os veículos têm tomadas USB -, uma lanterna com pilhas em dia, um cabo de recarga da bateria (para fazer a popular “chupeta”), papel higiênico e lenços de papel, pendrive com músicas selecionadas previamente e o velho e multifuncional canivete suíço, que substituiu várias ferramentas.

Resultados extremos

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Os resultados da nona rodada deste ano do Programa de Avaliação de Novos Veículos para a América Latina e o Caribe do Latin NCAP foram apresentados dia 26 de novembro. O novo Chevrolet Onix, em sua versão hatch, obteve cinco estrelas (nota máxima) para adultos e crianças, proteção de pedestres e controle eletrônico de estabilidade como equipamento padrão. Já a picape Mitsubishi L200 recebeu zero estrela para a proteção de adultos. O novo hatch da Chevrolet, produzido no Complexo de Gravataí (RS), oferece ainda Sistema de Aviso de Uso de Cinto de Segurança nos bancos dianteiros e traseiros, um equipamento relevante que ainda não é tão comum na América Latina. Segundo o Latin NCAP, a picape L200, fabricada na Tailândia e no Brasil, está disponível em alguns mercados latino-americanos sem airbags, sem sistema de aviso de uso de cinto de segurança e sem controle eletrônico de estabilidade. O modelo obteve zero estrela para a proteção de ocupantes adultos devido à alta probabilidade de ferimentos com risco de vida em uma batida a apenas 64 km/h.

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CarMais – Edição de 20 a 26 de novembro de 2019

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