O caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz eActros vem alcançando sucesso nos testes práticos feitos por clientes na Europa há mais de um ano. Desde setembro de 2018, a Mercedes-Benz forneceu dez caminhões eActros de 18 e de 25 toneladas a empresas da Alemanha e da Suíça para testes em operações reais de transporte e distribuição. A avaliação dos clientes, bem como a troca de informações com motoristas, transportadores e gestores de frota, permitiram que os especialistas da Mercedes-Benz Trucks chegassem a conclusões que servem de referência para a produção em série do eActros, que deverá começar em 2021. Os depoimentos dos clientes da chamada “Frota de Inovação” e os resultados dos testes demonstram que o caminhão pesado elétrico eActros torna possível e eficiente o serviço de distribuição de curtas distâncias com zero emissões e operação totalmente silenciosa.
Em um próximo passo, outros dez clientes levarão um eActros para mais testes por cerca de um ano. Uma das conclusões dos testes práticos é que a autonomia de até 200 quilômetros é um número realista. Em termos de disponibilidade e desempenho, o eActros não é inferior ao caminhão convencional com motor a diesel. Os motoristas ficaram muito impressionados pelo torque continuamente disponível em todas as faixas de velocidade, especialmente pela operação silenciosa do veículo e pela experiência confortável e suave na condução. Além disso, se o motorista adota um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos motores elétricos. Isso diminui a necessidade de uso do pedal do freio de serviço. “Com certeza, estamos no caminho certo com relação ao conceito do eActros da Mercedes-Benz. Estou extremamente grato a nossos clientes, cujo apoio está trazendo uma valiosa contribuição rumo à produção em série desse caminhão”, ressalta Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.
Todos os clientes usam o eActros para tarefas que podem ser executadas por veículos convencionais a diesel, mas em setores e categorias completamente diferentes. A variedade de requisitos implica em equipar os veículos com inúmeros tipos de carrocerias, como baú, frigorífico e cargas a granel, entre diversas outras. O programa de desenvolvimento e testes de caminhões elétricos pesados para distribuição de curta distância faz parte do projeto “Concept ELV” que recebe fundos do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha (BMU) e do Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e Energia (BMWi).
O eActros se baseia no chassi do Actros convencional, movido a diesel. Entretanto, a arquitetura do veículo foi bastante remodelada para o sistema de propulsão elétrica e assim apresenta alta porcentagem de componentes específicos. Dois motores elétricos próximos aos cubos das rodas do eixo traseiro oferecem a força propulsora, cada um disponibilizando uma potência de 126 kW (o equivalente a 171 cavalos) e torque máximo de 49,5 kgfm. Baterias de lítio-íon com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária. Dependendo da potência disponível para se fazer a carga, as baterias podem ficar 100% carregadas dentro de duas horas.
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