Futuro agora
A Cummins, multinacional norte-americana que produz motores a diesel e sistemas de geração de energia, apresentou sua mais recente inovação na North American Commercial Vehicle Show 2019 (NACV), em Atlanta, nos Estados Unidos, no final de outubro. Trata-se do protótipo de um caminhão pesado com célula de combustível a hidrogênio e energia elétrica de bateria. O caminhão da Cummins com emissões zero, um Classe 8, é um protótipo de tecnologia adequado para aplicações profissionais, incluindo transporte regional, operações de entrega urbana, transporte portuário e movimentação de contêineres terminais. Foi desenvolvido e fabricado pela Cummins em Columbus, Indiana, e inclui o uso de células de combustível da Hydrogenics, empresa recém-adquirida pela Cummins. O caminhão foi projetado para receber células de combustível de 90 kW e tem uma capacidade de bateria de íons de lítio de 100 kW. Tem autonomia de 250 a 400 quilômetros, no entanto, esse alcance pode ser estendido com tanques de hidrogênio adicionais, aumentando a pressão de armazenamento do tanque ou instalando células de combustível a mais para otimizar o gerenciamento do fator de carga do veículo. “O desenvolvimento deste caminhão de célula de combustível a hidrogênio como um demonstrador de tecnologia é um passo importante para obter informações valiosas. Nosso objetivo é continuar aperfeiçoando as soluções certas para o mercado e se preparar para os próximos cem anos”, afirma Thad Ewald, vice-presidente de estratégia corporativa da Cummins e líder do segmento de energia elétrica da empresa.
Resposta elétrica
A Volvo Trucks anunciou o início das vendas de seus caminhões elétricos FL e FE em alguns mercados da Europa, atendendo à demanda crescente por soluções em transportes sustentáveis em ambientes urbanos. O FL tem PBT (Peso Bruto Total) de dezesseis toneladas e o FE tem PBT de vinte e sete toneladas. O início da produção está agendado para março de 2020. As vendas se iniciarão na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e nos Países Baixos. A ausência de emissões e os reduzidos níveis de ruídos dos caminhões elétricos oferecem um imenso potencial em áreas urbanas. Os baixos níveis de ruído possibilitam as operações de entregas e coleta de resíduos à noite, ajudando a melhorar a logística de transportes e a diminuir o congestionamento nas horas de pico. Além disso, caminhões elétricos podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental. “A tendência global de urbanização requer urgência no desenvolvimento de uma logística urbana e também veículos sem emissões e com menos ruídos. Com o FL e o FE temos condições de atender tanto às exigentes demandas ambientais quanto os altos requisitos comerciais de nossos clientes”, explica Jonas Odermalm, vice-presidente de produtos de eletromobilidade da Volvo Trucks.
Vendas para aluguel
A Ouro Verde, empresa paranaense de terceirização e gestão de frotas, concluiu sua maior negociação do ano ao receber duzentos e cinquenta novos caminhões Volkswagen. O lote, composto por modelos Delivery e Constellation, será dividido entre sete empresas que alugaram os veículos da Ouro Verde para aplicações nos setores florestal, eletricitário, limpeza e agronegócio em todo o Brasil. Na gama que compõe as aquisições deste ano da Ouro Verde estão desde os leves Delivery 6.160 até os pesados VW Constellation 31.330. Nesse total, a maioria dos modelos é do Constellation 24.280, semipesado mais vendido do Brasil, e do médio Constellation 17.190. Todos eles contam ainda com contrato de manutenção oferecido pela fabricante. “Com o surgimento dos clientes de locação, atuamos nas duas pontas, desde a aquisição até a operação. Por isso, o cuidado com detalhes e excelência é minucioso”, comemora Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Padrão uruguaio
Até o início do ano que vem, a Mercedes-Benz do Brasil entregará cento e quarenta e sete ônibus OH 1721 para a C.U.T.C.S.A. (Compañía Uruguaya de Transporte Colectivo S.A.), uma das maiores empresas de transporte urbano do país platino, que atende à capital Montevidéu e a cidades próximas. Os veículos entrarão em operação no início de 2020. Equipados com carroceria Torino da Marcopolo, para trinta e um passageiros sentados, todos esses ônibus são do modelo OH 1721 Low Entry (piso baixo), atendendo à solicitação do órgão gestor que visa trazer mais acessibilidade para os usuários do transporte coletivo da capital uruguaia. A fim de atender a outras solicitações da C.U.T.C.S.A., os ônibus OH 1721, com caixa de câmbio Allison T270, receberam mudanças no trem de força para melhor o desempenho na operação do cliente. A entrada do tanque de combustível passou do lado direito para o esquerdo, a fim de facilitar a logística operacional de abastecimento da empresa. Os novos ônibus também são equipados com ar-condicionado, entradas USB e Wi-Fi para garantir mais comodidade aos passageiros.
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