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No ano passado, morreram 5.271 pessoas em acidentes nas rodovias federais brasileiras e ainda houve 76.555 feridos. Não por acaso, segurança é um tema em alta no setor de transporte rodoviário. No segmento de ônibus, a Volvo está ampliando sua oferta de modelos rodoviários equipados com a última versão do SSA (Sistema de Segurança Ativa), um pacote de tecnologias que ajudam a evitar colisões e reforçam o compromisso da marca em busca do ideal de “Zero Acidentes” de seus veículos. As empresas de transporte de passageiros especializadas no segmento de turismo Transacácia, de Maringá, no Paraná, e a Pedra Azul, do Espírito Santo, acabam de adquirir ônibus da marca com a nova versão do SSA. “A jornada diária e as dificuldades e os perigos das estradas me mostraram muito cedo como é importante ter todos os recursos de segurança disponíveis. O ser humano leva alguns segundos até reagir a uma situação inesperada. As novas tecnologias têm resposta imediata, instantânea. O tempo de resposta é muito importante para evitar acidentes. Se tem novidade em alguma tecnologia de segurança, eu compro”, explica Antonio Maria Reinaldo, proprietário da Transacácia.

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O SSA é um conjunto completo de recursos de segurança ativa que contribuem para apoiar o motorista e melhorar a operação de transporte rodoviário de passageiros. Um dos sistemas que fazem parte desse conjunto é o “Aviso de Colisão Frontal com Frenagem de Emergência”. A partir das informações captadas por um radar e uma câmera posicionados para monitorar veículos e obstáculos à frente dos ônibus, a tecnologia envia avisos sonoros e visuais ao motorista caso a distância para o veículo posicionado à frente esteja diminuindo rápido demais, indicando sonolência ou distração, por exemplo. Caso não diminua a velocidade, o sistema faz uma pré-frenagem e até uma parada total de emergência, em caso de acidente iminente.

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Também para do SSA, o “Aviso de Mudança de Faixa” é a tecnologia que entra em ação quando o ônibus passa sobre as faixas da pista à esquerda ou à direita, sem ligar as setas, indicando desatenção ou descuido. Além de emitir sinais sonoro e visual no display do painel, o dispositivo faz vibrar o assento do motorista. Já o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (Heads Up Display) é um recurso exclusivo da Volvo no mercado brasileiro de ônibus. Como o próprio nome indica, uma barra vermelha de luzes de led é projetada no para-brisa para o condutor visualizar mais facilmente um eventual risco de impacto com outro veículo. O “Piloto Automático Adaptativo” é o sistema que mantém um distanciamento previamente definido pelo condutor em relação ao veículo à frente, mantendo sempre uma distância segura. O “Assento Vibratório” é o dispositivo de segurança que também alerta o motorista em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca. É a única tecnologia de segurança do pacote do SSA que precisa ser instalada com o encarroçamento do ônibus. O SSA está disponível em todas as configurações – 4×2, 6×2 e 8×2 – de chassis rodoviários da Volvo com motor traseiro.

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Outro sistema que passa a estar disponível de forma regular em ônibus rodoviários é o “Controle Automático de Velocidade”. Por meio de GPS é possível identificar com precisão onde o veículo está circulando e reduzir, de forma automática, a velocidade em áreas críticas como curvas perigosas ou dentro de terminais rodoviários, independentemente da ação do motorista. Para ativar o sistema, o operador do veículo define previamente os pontos em que deseja reduzir a velocidade e faz a programação remota da velocidade máxima desejada, usando a plataforma de conectividade Volvo. A tecnologia permite reprogramação a qualquer momento, ajustando a velocidade máxima do veículo de forma remota e instantânea, de acordo com a necessidade de cada empresa de transporte. A marca disponibiliza ainda o aplicativo gratuito “Eu Rodo Seguro”, que alerta sobre os pontos mais perigosos das estradas quinhentos metros antes de eles chegarem e funciona com o GPS do celular, mesmo em áreas sem sinal de telefonia.

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