Uma das presenças mais comentadas na Fenatran 2019 foi, na realidade, uma ausência. A ausência dos espelhos externos no vistoso caminhão Actros 2553 6×2 exibido no estande da Mercedes-Benz atraiu a atenção de praticamente todos os que tiveram a oportunidade de visitar o maior evento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, ocorrido em São Paulo de 14 a 18 de outubro. A tecnologia chamada MirrorCam permite que os retrovisores externos convencionais sejam substituídos por câmeras, pelas quais as imagens são captadas e exibidas simultaneamente em duas telas no interior da cabina. Segundo os engenheiros da marca alemã, o MirrorCam oferece melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, aumentando a segurança para o motorista, o veículo, a carga, o tráfego e as pessoas na via. E ainda reduz o consumo, graças aos ganhos aerodinâmicos das pequenas câmeras externas em relação aos imensos espelhos externos convencionais. As câmeras do MirrorCam, tanto no lado do motorista quanto do passageiro, estão localizadas acima das portas, e serão oferecidas como item opcional para os clientes do novo Actros, que será comercializado no país a partir de 2020.
Apresentado mundialmente no Salão de Hanover de 2018 junto com o novo Actros, o MirrorCam conquistou o Prêmio Professor Ferdinand Porsche, concedido pela Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, uma das mais importantes iniciativas mundiais de reconhecimento às contribuições de empresas e engenheiros ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor de veículos. As imagens captadas pelas câmeras externas do Mirrorcam são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro. O ajuste do campo de visão é feito de forma digital, não necessitando de nenhum giro mecânico da câmera. “Somos a primeira fabricante de caminhões a oferecer essa opção de retrovisores digitais na América Latina. Assim, estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
O MirrorCam foi projetado para funcionar automaticamente marcha à frente em todas as velocidades e em todas as condições de trânsito, bem como na marcha à ré. O motorista pode ajustar várias funções por meio do painel de comando na porta. O sistema é ativado a partir de ações como destravamento e abertura da porta ou acionamento do motor. Após o desligamento do motor do veículo, o sistema também se desliga automaticamente. Segundo a Mercedes, com os retrovisores digitais, o motorista pode visualizar claramente os veículos e objetos identificados em uma área de até 250 metros. A função de “Deslocamento Vertical” permite que o motorista sempre tenha a opção de mover a área da imagem exibida para cima e para baixo. O sistema possibilita ajuste manual horizontal do campo de visão. O MirrorCam oferece ainda a função “vista para manobra”, ajuda a otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h. Nessa função, o campo de visão do sensor próximo ao veículo é representado na área superior da tela e o campo de visão do sensor afastado do veículo é representado na área inferior, o que viabiliza observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante a as manobras. Com a função, é possível ainda mover os campos de visão para cima ou para baixo usando as teclas de seta. Esse ajuste é restaurado ao sair da “vista de manobra”. As linhas de distância do caminhão em relação aos outros veículos são exibidas assim que o sistema é iniciado. A linha mais inferior mostra a extremidade do implemento, o que possibilita ao motorista uma estimativa melhor do comprimento do veículo.
Nas curvas, a câmera segue automaticamente o campo de visão, para manter sempre na imagem a extremidade do implemento. Assim, é possível aumentar a segurança do veículo e da via, principalmente nas curvas mais apertadas. Com a marcha à ré engatada, as duas telas do MirrorCam mudam automaticamente para a visão de manobra, facilitando o acesso a rampas de carga e descarga com precisão de centímetros. Para evitar o embaçamento da lente da câmera em temperaturas baixas, há um elemento de aquecimento, que liga e desliga automaticamente, como um aquecedor do retrovisor externo. Além disso, o aquecimento da câmera pode ser ligado manualmente pelo painel de comando. Por meio de sensores de luminosidade, o brilho da tela do MirrorCam se ajusta conforme a claridade do ambiente. A faixa de transição entre “dia e noite” é ajustada automaticamente com base na claridade do ambiente. O motorista tem ainda a opção de ajustar o brilho da tela manualmente. Nesse caso, é possível um aumento da intensidade luminosa. Isso garante brilho suficiente mesmo em condições desfavoráveis de iluminação. “Essa tecnologia oferecerá uma visibilidade muito melhor da área ao redor do caminhão e do implemento, trazendo ainda mais segurança para o motorista, o veículo, a carga, o tráfego e as pessoas na via. Mesmo com as cortinas internas da cabina fechadas, o motorista pode acionar o sistema a qualquer hora para verificar as imagens captadas pela câmera, monitorando assim o entorno do caminhão sem precisar sair da boleia”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O MirrorCam é apenas uma das inovações que o novo Actros trará ao mercado brasileiro. O caminhão será pioneiro em lançar no Brasil o ABA 5 de série, único sistema que freia automaticamente quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis a sua frente. De acordo com a Mercedes, essa tecnologia tornará o novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil. O novo Actros incorpora ainda diversas inovações em conectividade, como dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto e recarga de celular por indução (sem fio).
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