Divulgação

Gás inicial

A Scania vendeu na Fenatran 2019 o primeiro caminhão movido a Gás Natural Veícular (GNV) ou biometano. O modelo R 410 foi adquirido pela RN Logítica, de São Paulo, durante o salão internacional do transporte rodoviário de carga, realizado na capital paulista de 14 a 18 de outubro, e será usado na rota São Paulo-Rio de Janeiro para o transporte de produtos da francesa L’Oreal. Segundo a marca sueca, a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 15% em comparação a similares a diesel, se abastecido com GNV, e até 90% se o combustível for o biometano. Os caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular ou gás natural liquefeito (GNL) têm 410 cavalos de potência e são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e 100% a gás (natural ou liquefeito – só diferentes um na forma gasosa e outro na líquida) e biometano, ou mistura de ambos. De acordo com a Volvo, os motores têm garantia de fábrica e tecnologia confiável, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos. “Os veículos movidos a combustíveis alternativos, como o gás, desempenharão um papel fundamental na mudança para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania lidera essa transformação e está empenhada em apoiar seus clientes com soluções rentáveis que contribuam com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social”, diz Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Objetivo concreto

Divulgação

A mais recente novidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus segmento de construção tem nome e aptidão de sobra para o trabalho: é o Constellation 26.260 8×4, a betoneira mais leve do mercado. O veículo é equipado com rodas de alumínio e diversas modificações em motorização, transmissão, cabine, suspensões, chassi e periféricos, que proporcionam uma significativa redução de peso em relação ao modelo antecessor, podendo transportar 8m³ e, ainda assim, atender à lei da balança, dentro da tolerância. Esse desenvolvimento foi feito para atender às solicitações de diversos clientes do mercado de betoneiras e traz como novidade a transmissão manual de 9 marchas ZF 9S e a motorização MAN D08 de seis cilindros, 256 cavalos e 92 kgfm. Integrante da família Constellation, tem pacote vocacional Robust com bancos em vinil, painel, assoalho e portas laterais com novas tonalidades para facilitar a limpeza diária, além do novo para-choque curto metálico que preserva o ângulo de entrada.

Quatro dezenas

Divulgação

Líder nacional no transporte de encomendas, com mais de 60 mil entregas por dia em todo o Brasil, a Braspress anunciou na Fenatran, maior salão de veículos comerciais da América Latina, realizado na capital paulista de 14 a 18 de outubro, a aquisição de quarenta furgões da nova Sprinter. Todas as unidades da linha de veículos comerciais leves da Mercedes-Benz lançada no evento são da versão 314 CDI Street, que podem circular mesmo em áreas de restrição das regiões centrais. “Escolhemos a nova Sprinter pela maneabilidade que estes veículos têm nas zonas urbanas. Os furgões Street têm boa capacidade cúbica de carga, pouca restrição à circulação e muito boa manobrabilidade nas áreas urbanas. Portanto, a Sprinter é um veículo ideal para a sua modalidade”, afirma Urubatan Helou, diretor presidente da Braspress. A Sprinter traz muitas novidades para o mercado brasileiro, algumas inéditas. Entre as principais inovações em termos de segurança estão a introdução do Assistente Ativo de Frenagem (ABA), do Assistente de Fadiga e do Assistente de Partida em Rampa. Essas novidades juntam-se a tecnologias como o Assistente de Vento Lateral e o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i, que ganha mais quatro funções. Opcionalmente, a Mercedes-Benz oferece aos clientes o exclusivo sistema multimídia MBUX com tela “touchscreen”, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres e câmera de ré.

Implemento hi-tech

Divulgação

A fabricante paranaense de implementos rodoviários Noma aproveitou a Fenatran para exibir as diversas linhas de implementos rodoviários que trazem a tecnologia Titanium, que pretende ofertar ao mercado taras até 10% mais leves em relação a seus concorrentes, com inovações tecnológicas garantindo redução de paradas para manutenção e gerando maior rentabilidade ao transportador. A empresa aproveitou o evento para exibir a clientes e parceiros a aplicação de tecnologias pioneiras da Titanium, como a exclusiva lona de freio Carbon-fiber (fibra de carbono), que amplia a eficiência de frenagem, elevando – dependendo da operação – em até 40% a longevidade da lona na comparação com produtos existentes atualmente. Também foram demonstradas inovações como os para-lamas bipartidos que podem ser encaixados e trocados separadamente e o reformulado sistema pneumático, com a implantação de válvulas e tubulações. São soluções que geram praticidade, mais resistência e reduzem o custo de manutenção. No sistema elétrico, todos os conectores agora são selados e garantem maior segurança. “A Titanium foi concebida para que o transportador tenha mais disponibilidade de seu implemento, que possa rodar mais. Investimos em tecnologia e segurança, para que o transportador eleve seu desempenho neste momento de importante retomada do segmento de logística do país”, comemora Marcos Noma, CEO da fabricante paranaense.

Veja Também:

TranspoMais – Edição de 15 a 22 de outubro de 2019

 

DEIXE UMA RESPOSTA