Das estradas norte-americanas
O caminhão que mais chamou a atenção no estande da DAF na Fenatran 2019 não está à venda. Trata-se do Kenworth T680, um verdadeiro clássico das estradas norte-americanas, trazido apenas como modelo de exposição. O extrapesado, com a frente bicuda e com os cromados típicos dos caminhões mais vendidos nos Estados Unidos, além de ostentar uma vistosa cor laranja, é equipado com um motor Paccar MX-13, de 12,9 litros e potência de 405 a 510 cavalos. O modelo conta com câmbio automatizado de 12 velocidades e sistema otimizado de economia de combustível.
Sondagem camuflada?
A DAF, marca holandesa que produz caminhões pesados XF e CF no Brasil em sua fábrica na cidade paranaense de Ponta Grossa, anunciou na Fenatran 2019 que está trazendo pela primeira vez o modelo médio LF ao país. Mas o novo caminhão não será vendido – pelo menos por enquanto. As unidades da versão LF 250 importadas da Holanda servirão como oficina móvel para a marca – serviço que será lançado em breve pela DAF. Equipado com um motor Paccar TX-7, de 6,7 litros, com potência de 200 a 360 cavalos, o caminhão exposto não tem previsão de lançamento no Brasil, segundo a marca. Como não faz tanto sentido divulgar um modelo que não se pretende vender, especula-se que a iniciativa faça parte de uma avaliação da potencial receptividade do médio no Brasil.
Elemento X
Um dos destaques da FPT na Fenatran 2019 é o motor Cursor X, que pode ser usado em várias aplicações e veículos. A marca italiana que tem fábricas em Minas Gerais expõe ainda os motores Cursor 13 a gás natural e o FC1 movido a gás natural ou etanol. Projetado para o futuro da mobilidade, o motor Cursor X pode ser ser impulsionado a gás natural, geração elétrica por células de combustível de hidrogênio ou em energia armazenada em bateria. Completamente modular, o Cursor X se integra facilmente à arquitetura de qualquer veículo. Segundo a FPT, o propulsor foi desenvolvido para fornecer energia para tração, sistemas auxiliares, implementos e tomadas de força para qualquer tipo de veículo.
Para cair na real
Depois de ser a grande atração da Fenatran de 2017, o Volkswagen e-Delivery volta ao salão internacional de transporte de cargas rodoviário paulistano na edição de 2019 com o anúncio de que finalmente entrará em linha de montagem, a partir de 2020. O primeiro caminhão elétrico produzido em série pela marca alemã com fábrica na cidade fluminense de Resende será o e-Delivery de quatorze toneladas. Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra fazem parte do inédito e-Consórcio, no qual os sete fornecedores dividirão com a Volkswagen Caminhões e Ônibus a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos. Na sequência da produção do e-Delivery de quatorze toneladas, será a vez do e-Delivery de onze toneladas somar-se à linha elétrica. “É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, a Volkswagen Caminhões e Ônibus espera que o e-Consórcio facilite o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
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