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Mobilidade versátil

O Volksbus e-Flex “made in Brazil” foi uma das atrações do Innovation Day do Grupo Traton, na Suécia, no início de outubro. O ônibus com tração elétrica da VWCO, em fase de testes da montadora em Resende (RJ), tem sua configuração incrementada também a partir dos dados coletados durante os testes com o caminhão VW e-Delivery graças à sinergia em componentes e também na arquitetura flexível. Desde sua primeira apresentação na IAA na Alemanha em 2018, melhorias e ajustes na calibração maximizam a recuperação de energia de frenagem, que agora supera os 40% e tem potencial para gerar uma autonomia adicional aos duzentos quilômetros previstos por seu conjunto de baterias de íon de lítio. Traz ainda o sistema de arrefecimento do conjunto para maior durabilidade, além de alterações no posicionamento de componentes para maior eficiência. A configuração modular e flexível que possibilita que em único modelo se contemple todas as variantes da mobilidade elétrica. Pode rodar como um veículo puramente elétrico no conceito plug-in ou se valer de um conjunto gerador propelido por um dos mais eficientes motores bicombustíveis do mundo, o VW 1.4 TSI Flex – ou sua versão para gás natural ou biometano 1.4 TGI –, para alimentar o motor elétrico. Isso permite também uma autonomia estendida e facilita sua adoção em regiões com infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento. Dessa forma, pode atuar como veículo elétrico a bateria (BEV, na sigla em inglês), híbrido elétrico (HEV), híbrido elétrico plug-in (PHEV) e veículo elétrico com autonomia estendida (REEV). A performance se mantém independentemente da forma de alimentação das baterias. Todo o acionamento ocorre de forma inteligente e automática pelo sistema eletrônico do veículo assim que esse detecta o nível de carga das baterias previamente programado.

No front catarinense

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Com a entrega de duas novas unidades do modelo Fly 9 Executivo para a Alexandre Turismo, de São José, a Volare reforça a sua liderança no Estado de Santa Catarina. Do total de veículos emplacados nos primeiros meses deste ano, a montadora detém cerca de 65% de participação. Os novos veículos têm capacidade de trinta e três lugares (trinta e um passageiros, além de motorista e auxiliar), motorização Cummins ISF 3.8 com 162 cavalos e contam com parede separação total, cortinas, bagageiro, preparação para sistema de áudio e vídeo com DVD e monitor, porta-copos e porta-pacotes, itinerário eletrônico, iluminação do teto em leds, câmera de marcha ré com monitor no painel e poltronas Soft de 94 centímetros. Os dois novos Volare Fly 9 ampliam para treze unidades o total de veículos da marca na frota de cinquenta e três da Alexandre Turismo.

Grande Ás

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A nova van Granace será apresentada pela Toyota no 46º Salão do Automóvel de Tóquio de 2019, que este ano será de 24 de outubro a 4 de novembro. A proposta do novo modelo é aproveitar ao máximo os 5,3 metros de comprimento e 1,97 metro de largura para oferecer um espaço interior confortável e de alta qualidade. Estão disponíveis dois tipos de assentos: o de seis lugares em três filas de dois e o de oito lugares com quatro filas de dois. Segundo a Toyota, o Granace apresenta desempenho de alta qualidade, oferecendo conforto de pilotagem sofisticado, estabilidade de controle superior e um interior espaçoso. A grande grade do radiador com detalhes metálicos flui para os faróis, que se projetam nas direções vertical e horizontal. Por dentro, o painel de instrumentos com apliques em black piano cria uma atmosfera luxuosa, com detalhes metálicos nas saídas do ar-condicionado e detalhes em madeira na frente do banco do passageiro dianteiro. O capô do medidor é envolto em couro genuíno e proporciona um ar de qualidade. Com tração dianteira, o modelo é equipado com um motor a diesel de 2,8 litros e uma transmissão automática de 6 velocidades. O nome Granace é uma junção da palavra “gran”, que significa “grande ou ótimo” em espanhol, e “ace”, que significa “ás ou pessoa excelente” em inglês.

Da pesada

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Em 2019, a Cummins celebra cem anos de história. No 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, que acontece de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, a filial brasileira da multinacional norte-americana aproveita o principal evento voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas da América Latina para fortalecer a linha de produtos Heavy Duty (nove a quinze litros) com o lançamento do motor X13. Baseado no Cummins X12, versão que inaugurou um novo padrão de plataforma global de motores pesados em 2017 e sucesso global da companhia, o X13 chega como mais uma solução da fabricante para serviços de longa distância. Considerando as mesmas dimensões do X12, a nova motorização traz potência e torque mais elevados – de 480 cavalos a 560 cavalos e torque de 244,7 a 265 kgfm ante 380 cavalos a 490 cavalos e 204 a 234,5 kgfm. “Inovador no que diz respeito a alta potência e baixo peso (1.260 quilos) para caminhões acima de quarenta e cinco toneladas, o X13 dá continuidade ao conceito do desenvolvimento independente para os mercados globais da Cummins. O novo motor possibilita aumento da capacidade de carga no segmento de transportes, atingindo um espectro maior de veículos, sem a necessidade de grandes investimentos para oferecer mais um produto inovador no Brasil e no mundo”, comemora Maurício Rossi, diretor de Vendas da Cummins.

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TranspoMais – Edição de 01 a 07 de outubro de 2019

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