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Leve lameiro

Uma das novidades da Volkswagen Caminhões e Ônibus na próxima Fenatran, que acontece em São Paulo de 14 a 18 de outubro, é a versão para operação fora-de-estrada do caminhão leve mais vendido do Brasil: o Delivery 11.180 4×4. Capacidade de vencer subidas extremas são um diferencial do único veículo da categoria com essa configuração para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos. Seus ângulos de ataque e saída superam os 30 graus, o que representa um ganho de 52% sobre a versão 4×2. Primeiro modelo VW com eixo trativo dianteiro desenvolvido exclusivamente para a marca, em parceria com a Dana, a tração 4×4 se dá por meio do uso de uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em aclives. Disponível com entre-eixos de quatro metros, a aptidão para encarar qualquer desafio toma forma também com o uso de suspensão dianteira e traseira reforçada e eixo de trás com sistema de bloqueio no diferencial, para mais eficiência em terrenos acidentados e de baixa aderência. Foi desenvolvido para permitir o uso do veículo como reboque e traz de série pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para operações com tração integral. O Delivery 4×4 tem o maior peso bruto total de sua categoria, com 10,7 toneladas. A agilidade em qualquer operação é proporcionada pelo motor com 175 cavalos de potência e torque máximo de 61,2 kgfm em uma ampla faixa de rotações.

Demanda interna

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O Volvo FH 540 6×4 foi o caminhão mais vendido do Brasil e da América Latina no ano passado. E repete o desempenho em 2019, por conta de clientes como o Grupo Martelli, um dos maiores transportadores de grãos do Brasil. A empresa com sede em Jaciara, no Mato Grosso, acaba de incorporar a sua frota cento e setenta e um FH 540 6×4, o caminhão mais vendido do Brasil e da América Latina em todas as classes. “Nós compramos o caminhão que o motorista gosta de trabalhar e hoje a preferência é Volvo. Eles querem o FH”, explica Genir Martelli, sócio-proprietário da empresa. Segundo Martelli, a opção pelo FH é uma estratégia de manutenção do quadro e contratação de motoristas. “O FH tem potência elevada, o conforto é excelente e o motorista gosta de conduzir um caminhão imponente”, assegura. Os novos FH são para renovação de uma frota de mil e quarenta e cinco caminhões, 60% deles Volvo. O Grupo Martelli faz o transporte de soja, milho e fertilizantes para grandes empresas como Bunge, ADM, Cofco e Cargill.

Nas rotas do Centro-Oeste

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A Viação Xavante, da cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso, e que em setembro celebra cinquenta anos de fundação, adquiriu seis novos ônibus rodoviários Marcopolo. Os veículos, com chassi Scania e carroceria do modelo Paradiso New G7 1600 LD, têm configuração especial e serão utilizados no transporte rodoviário interestadual nas diferentes rotas atendidas pela operadora. Com capacidade para quarenta e quatro passageiros sentados em poltronas semileito com descansa-pernas, os veículos se destacam pela conectividade e pela tecnologia de entretenimento, com preparação para streaming. Têm sistema de ar-condicionado, tomadas USB individuais em todas as poltronas, geladeira, cortinas, itinerário eletrônico, bagageiro, porta-copos e porta-pacotes.

Inovação em foco

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Como a inovação nos segmentos agrícolas, de construção, transporte e energia ajudam na melhoria da eficiência, produtividade e inclusão, gerando boas práticas, competitividade, pioneirismo e valor agregado? Essa foi a questão principal da segunda edição do Innovation Day, promovido pela CNH Industrial no dia 26 de setembro, na sua fábrica de Curitiba, no Paraná. O evento reuniu empregados, acadêmicos, parceiros, fornecedores e jornalistas, que acompanharam as palestras e atrações. “Buscamos inovação no que diz respeito a novas soluções para o transporte de cargas e pessoas, tendo como pilares a digitalização, automação, oferta de novos serviços e propulsão alternativas tais como aquelas baseadas em biocombustíveis e eletrificação”, explica Darwin Viegas, diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia do Negócio de Transportes da CNH Industrial. A Iveco, marca dedicada à produção de caminhões, comerciais leves e ônibus, apresentou ações inovadoras de gerenciamento energético, mostrando veículos mais econômicos e híbridos, sempre de olho no aumento da produtividade. E a FPT Industrial, que produz sistemas de “powertrain”, apresentou uma inovadora possibilidade de se usar o hidrogênio para produção de energia. “Ele pode ser produzido a partir de fontes de energia renováveis como a eólica e a solar. É inegável que o futuro desse segmento, com reflexo em todos os demais, se resume em eficiência energética, com alto rendimento e baixas emissões de gases poluentes”, apontou Alexandre Xavier, diretor de desenvolvimento de produto e engenharia de motores e energia da CNH Industrial.

Veja Também:

TranspoMais – Edição de 24 a 30 de setembro de 2019

 

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