Um dos preferidos dos taxistas, o Grand Siena chega à linha 2020 com discretas novidades em seu design na logomarca Fiat na traseira, na grade do radiador e nas molduras dos auxiliares de neblina. Os faróis e as lanternas agora trazem máscara negra. As calotas foram renovadas e o cliente pode ainda incluir rodas de liga leve de 15 polegadas (novo item opcional). O Grande Siena passa a contar com as cores Vermelho Monte Carlo (sólida) e Cinza Silverstone (metálica), além das conhecidas Preto Vulcano e Branco Banchisa (sólidas) e Prata Bari (metálica). Na versão com motor 1.4 flex, o carro vem com predisposição para a inclusão do kit GNV (gás natural veicular), opcional lançado recentemente para substituir a antiga versão Tetrafuel, que rodava com gasolina, etanol, qualquer mistura dos dois e ainda com gás natural veicular. O Grand Siena Attractive 1.4 é o único veículo disponível no mercado que já traz de fábrica motor preparado para o GNV.
Desde abril, o Grand Siena 1.4 dotado de motorização flex e preparado de fábrica para receber o kit GNV passou a oferecer manutenção da garantia original de um ano para equipamentos de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo Inmetro, uma vantagem exclusiva. Entre as modificações, o cabeçote do motor tem válvulas e sedes de válvulas produzidas com material mais resistente e com nova geometria, para oferecer maior durabilidade e confiabilidade. O coletor de aspiração foi projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás. Segundo a Fiat, isso traz mais segurança e maior rendimento para a conversão, pois melhora o enchimento do motor e a formação da mistura ar-combustível. Essas modificações ampliam a vida útil do motor bem como evitam uma maior depreciação do veículo para quem optar pela utilização do gás natural como combustível preferencial no uso diário.
Dessa forma, a versão apresenta uma das menores despesas por quilômetro rodado do mercado e permite a recuperação do valor investido no kit GNV em até seis meses, segundo cálculos da própria Fiat, considerando uma rodagem de três mil quilômetros por mês e dependendo do preço dos combustíveis na região do cliente. Entre os destaques, está a vantagem da manutenção da garantia original de fábrica. No novo Grand Siena, ela é de um ano para o veículo total e de três anos para motor e câmbio quando a venda for pela Rede de Concessionárias Fiat.
O Fiat Grand Siena conta de série com itens como direção hidráulica, porta-malas iluminado com capacidade para 520 litros e Lane Change, que auxilia a condução do veículo na troca de faixas. Como outros opcionais, o comprador pode ter os kits tradicionais Creative 1 (R$ 1.900) e Creative 2 (R$ 2.500) tanto na versão com motor 1.0 quanto na com propulsor 1.4. A nova gama 2020 do Grand Siena chega ao mercado por R$ 50.490 na versão Attractive 1.0 e por R$ 55.990 na Attractive 1.4. O kit GNV custa R$ 690 e está disponível apenas para a configuração com motor 1.4. No acumulado de vendas deste ano de janeiro a agosto, o Grand Siena teve um desempenho apenas comportado, com 11.400 unidades emplacadas e a oitava posição entre os sedãs compactos. O líder foi o Chevrolet Prisma – agora chamado de Onix Plus –, com 56.472 exemplares negociados.
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