Divulgação

 

De uma só vez, a Chevrolet apresenta ao mercado brasileiro a segunda geração do Onix, lançado em 2012 e o carro mais vendido do país há quatro anos e meio, e a nova versão sedã Prisma, denominada agora de Onix Plus, ambos produzidos no Complexo de Gravataí, no Rio Grande do Sul. O novo Onix só chega às lojas em novembro, mas manterá no catálogo a configuração antiga Joy em ambos os tipos de carroceria. Entre as novidades tecnológicas da linha está o Wi-Fi nativo com sinal até doze vezes mais estável. A conexão à internet de alta velocidade permite ainda atualizar sistemas do veículo de forma remota, semelhante às de smartphones. Com um novo aplicativo, o motorista pode consultar desde informações do computador de bordo até dar início à climatização da cabine à distância.

Divulgação

O Onix traz um design renovado, alinhado com a atual linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet e com formas mais angulosas, a exemplo do sedã, caracterizadas por linhas atléticas. Tanto o hatch quanto o sedã trazem um estilo marcado pelo caráter esportivo. As medidas da segunda geração estão maiores, principalmente na largura, na distância de entre-eixos e no comprimento. No caso do sedã, esse incremento foi de 4,1 centímetros, 7,2 centímetros e 19,4 centímetros, respectivamente. As proporções maiores do Onix sedã são devido especialmente pelo fato de o modelo ocupar também o lugar do Cobalt, que deixa de ser produzido. O Onix Plus chega às concessionárias no próximo mês, antes do hatch.

Divulgação

Na frente de ambos os modelos, destaca-se a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para aumentar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro. Na versão Premier, a topo de linha, os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque, que tem elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Os vincos também foram pensados para dar rigidez extra às chapas de metal. Segundo a General Motors, o ângulo de inclinação do capô do novo Onix garante maior proteção a pedestres em caso de impacto e contribui para reduzir a resistência e o ruído do vento em altas velocidades.

Divulgação

Uma das principais restrições aos modelos da primeira geração era a defasada linha de motores. A segunda geração chega com a oferta de dois motores novos da família Ecotec. Um 1.0 flex de três cilindros passa a equipar os modelos de entrada, com até 82 cavalos de potência e 10,6 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 marchas. As configurações mais sofisticadas têm um propulsor 1.0 turbo com 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque alinhado à caixa automática de 6 velocidades, que, segundo a Chevrolet, faz os veículos acelerarem de zero a 100 km/h em 9,7 segundos. De acordo com o Inmetro, abastecido com gasolina, o consumo de combustível do Onix Plus turbo com câmbio manual é de 13,7 km/l na cidade e de 17 km/l na estrada. Com etanol, passa a ser de 9,6 km/l em ciclo urbano e de 12,2 km/l no rodoviário.

Divulgação

O Onix de segunda geração parte da versão de entrada 1.0 manual com preço de R$ 48.490, com itens como direção elétrica progressiva, ar-condicionado, rádio AM/FM, entradas auxiliares USB, seis airbags – frontais, laterais e de cortina –, Isofix para fixação de cadeirinha infantil, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. A LT 1.0 manual, a R$ 51.590, adiciona central multimídia MyLink. A versão 1.0 turbo automática, a R$ 55.590, recebe o câmbio de 6 velocidades, a 1.0 LT turbo manual, a R$ 57.590, acrescenta Wi-Fi, OnStar, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas, a LT 1.0 automática, a R$ 62.890, soma o câmbio automático, o volante com revestimento especial e o controle eletrônico de velocidade. Com preço de R$ 60.990, a 1.0 LTZ turbo manual recebe partida por botão, câmera de ré, carregador de celular sem fio e acendimento automático dos faróis. A 1.0 LTZ automática, a R$ 66.290, adiciona o controle eletrônico de velocidade. A top de linha do hatch, a Premier 1.0 turbo automática, é completada com bancos revestidos em tecido e couro, faróis tipo projetor, luzes diurnas e lanternas em leds e rodas de liga leve aro 16.

Divulgação

O Onix Plus, com rodas de liga leve de 16 polegadas, começa pela configuração de entrada 1.0 manual, com preço de R$ 54.990, trazendo direção elétrica progressiva, rádio AM/FM, Bluetooth, entradas auxiliares USB, seis airbags, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade e tração. As versões do sedã se equivalem nos equipamentos às de mesma nomenclatura das do hatch. Os preços no Onix Plus são de R$ 58.790 na 1.0 turbo automática, de R$ 61.190 na LT 1.0 turbo manual, de R$ 66.490 na LT 1.0 turbo automática, de R$ 65.790 na LTZ 1.0 turbo manual, de R$ 70.990 na LTZ 1.0 turbo automática e de R$ 73.190 na “top” Premier. No acumulado de vendas de janeiro a agosto deste ano, o Onix e o Prisma lideraram em seus segmentos. O hatch teve 159.367 unidades vendidas, enquanto o sedã totalizou 56.472 emplacamentos.

Veja Também: 

Chevrolet Trailblazer Premier – Pensando grande

DEIXE UMA RESPOSTA