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Brutos e autônomos

A Daimler e a Torc Robotics, que agora faz parte do recém-criado Grupo de Tecnologia Autônoma da Daimler Trucks, estão desenvolvendo e testando caminhões automatizados com a tecnologia SAE Nível 4 em vias públicas norte-americanas. A Torc é uma das empresas mais experientes do mundo no campo da direção automatizada e conta com tecnologia altamente sofisticada e anos de experiência em veículos comerciais pesados. As rotas iniciais estão nas rodovias do sudoeste da Virgínia, onde a Torc Robotics está sediada. Todas as operações automatizadas exigem um engenheiro supervisionando o sistema e um motorista de segurança altamente treinado certificado pela Daimler Trucks e Torc Robotics. Todos os motoristas são especialmente treinados em dinâmica de veículos e sistemas automatizados. Os caminhões usados no teste são da Freightliner, marca norte-americana que é líder de mercado nos Estados Unidos e Canadá e pertence à Daimler. “A Torc Robotics é líder em tecnologia de direção automatizada. A Daimler Trucks é líder de mercado em caminhões. Trazer caminhões de nível 4 para as vias públicas é um grande passo em direção ao nosso objetivo de fornecer caminhões confiáveis ​​e seguros para os benefícios de nossos clientes, nossas economias e sociedade”, explica Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler AG.

Transformar para crescer

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O sucesso de vendas do Grupo PSA no segmento VUL na América Latina fez com que a empresa iniciasse a transformação dos seus modelos Citroën Jumpy e Peugeot Expert em versões minibus. O projeto tem obtido bons resultados e a montagem destas versões acaba de atingir a marca de mil unidades. A transformação ocorre no Polo Industrial Brasil da empresa, em Porto Real, Rio de Janeiro, em uma área especial denominada “miniusina”. O local teve como foco inicial a produção de diversas séries especiais, veículos específicos participantes de licitações públicas e adaptações necessárias conduzidas nos veículos para clientes de grande porte. Iniciado em junho de 2017, o processo de conversão das unidades Jumpy e Expert de furgão para minibus aproveita esta mesma estrutura para proporcionar alta qualidade para os veículos finais, que passam então a transportar 11 pessoas: motorista e dez passageiros. Hoje a PSA é a única empresa que oferece os três tamanhos de utilitários – pequenos, médios e grandes – nos principais mercados da América Latina. Além dos modelos citados, a linha é completada pelos pequenos Citroën Berlingo e Peugeot Partner e pelos grandes Citroën Jumper e Peugeot Boxer.

Palmas para eles

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As empresas de transporte Expresso Miracema, Palmas Transportes e Viacap, que operam Palmas, no Tocantins, tiveram suas frotas renovadas pelos ônibus Volkswagen. “Depois do primeiro Volksbus, há cinco anos, nunca mais compramos outra marca. De lá pra cá já renovamos nossa frota com 110 ônibus VW. Estamos muito satisfeitos com o pós-vendas da concessionária TransRio e também com o atendimento da fábrica, nos sentimos muito parceiros”, comemora José Antônio dos Santos Junior, diretor da Expresso Miracema e da Palmas Transportes e Turismo. As empresas utilizam o Volksbus 17.230 OD, indicado para operações de transporte urbano e fretamento, unindo robustez e versatilidade. Pode ser equipado com suspensão pneumática na dianteira e na traseira, caso do 17.230 ODS, que se propõe a proporcionar maior conforto aos passageiros com menor custo operacional. Como motorização MAN D08, os novos ônibus de Palmas têm sistema EGR de tratamento de emissões, dispensando assim o uso de Arla 32.

Chassi em alta

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O chassi de 17 toneladas da Iveco Bus já opera em grandes cidades do Brasil e de outros países da América do Sul no transporte de passageiros. Em maio desse ano, 40 unidades foram vendidas para empresas peruanas. Agora, a marca italiana concretizou a venda de 20 modelos 170S28, encarroçados pela Marcopolo, para a empresa Suzantur, que já havia adquirido 10 unidades do chassi. A Suzantur atua nos munícipios paulistas de Mauá, Santo André, São Carlos e Suzano no ramo de transporte de passageiros por meio de ônibus rodoviários. Os novos ônibus são movidos pelo motor N67, da FPT Industrial, que emite baixo índice de ruídos e vibrações. O chassi 170S28 foi projetado e é fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) em duas configurações: urbano e fretamento, para aplicações de transporte urbano e intermunicipal.

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TranspoMais – Edição de 04 a 10 de setembro de 2019

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