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No altiplano

A fábrica da Mercedes-Benz no ABC Paulista fornecerá dez ônibus para o programa de mobilidade urbana de Nueva Santa Cruz, na Bolívia. São oito do modelo O 500 U padron e dois do O 500 UA articulado para a cidade que está sendo construída pelo Grupo La Fuente, investidor e criador de um empreendimento para 370 mil habitantes na região de Santa Cruz de La Sierra. “Com a consultoria de ônibus Mercedes-Benz, buscamos oferecer a melhor solução de transporte aos clientes e ajudá-los a criar toda uma estrutura sustentável e de mobilidade para a população. Assim, garantimos o conceito do sistema de transporte que a nova cidade demanda”, diz Márcio Querichelli, diretor do Regional Center Daimler Latina Caminhões e Ônibus. Os ônibus entrarão em operação em Nueva Santa Cruz no terceiro trimestre deste ano, quando a cidade será inaugurada. Com o piso baixo, que facilita o embarque e desembarque, a suspensão pneumática e o motor traseiro, os passageiros terão assegurados alto nível de conforto e acessibilidade no transporte coletivo urbano. Até o final de 2019, a Mercedes-Benz comercializará cerca de quarenta ônibus para a Bolívia, considerando modelos do segmento de urbanos e rodoviários, o que deve garantir uma participação de 36% de mercado no país.

Nos caminhos de Minas

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A encarroçadora de ônibus gaúcha Neobus fechou a venda de mais de cento e cinquenta novos ônibus New Mega para operadores de transporte urbano de Minas Gerais. Os veículos já começaram a ser entregues e atenderão aos programas de renovação de frota das empresas concessionárias que fazem os serviços transporte de passageiros no Estado. Segundo Douglas Cristiano Pessoa, supervisor de vendas da Neobus, a fabricante sempre teve grande presença em Belo Horizonte, com o fornecimento de micro-ônibus Thunder + e de veículos urbanos, e vem dedicando especial atenção à retomada desse importante mercado. “Com a reestruturação da empresa e as mudanças no portfólio de produtos, focamos no segmento de urbanos, com destaque para o novo modelo New Mega”, explica o executivo. A Neobus vendeu para grupos de grandes frotistas de Belo Horizonte e região, dentre eles a Viação Globo Ltda., o Grupo Anchieta, a Viação Getúlio Vargas Ltda., a Viação Euclasio Ltda., a Plena Transportes e Turismo Ltda. e a Cidade BH Transportes Ltda. Com 12,24 metros de comprimento total, os ônibus New Mega têm capacidade de transportar trinta e seis passageiros sentados em poltronas urbanas. O veículo tem sistema de ar-condicionado, elevador, iluminação interna, conjunto óptico e lanternas traseiras em leds com acabamento envolvente em peças injetadas e itinerário eletrônico. O posto do motorista tem maior ergonomia e conforto para proporcionar uma melhor condução.

Fase de expansão

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A Mercedes-Benz iniciou a exportação do ônibus elétrico eCitaro, produzido na Alemanha. Após muitas encomendas feitas pelos clientes na Alemanha, a Mercedes-Benz exporta as primeiras unidades do ônibus elétrico para outros países da Europa. Vinte ônibus foram comercializados para empresas tradicionais da Escandinávia, principalmente na Noruega e na Suécia, e de Luxemburgo, o que demonstra a confiança do mercado pela tecnologia de propulsão elétrica dos veículos da marca. “O eCitaro tem flexibilidade para operar em várias demandas do transporte coletivo. O que os ônibus têm em comum, entretanto, é a alta qualidade de todos os seus equipamentos, os vidros duplos, as portas deslizantes operadas por eletricidade, os assentos confortáveis Inter Star Eco para operações intermunicipais e as entradas USB para carregar os dispositivos móveis”, explica Ulrich Bastert, chefe da área de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. Os ônibus de três portas contam com dez grupos de baterias de alta voltagem e que atingem uma capacidade de 243 kWh para proporcionar a eletricidade dos veículos. Há também pantógrafos no teto e dispositivos de captação de corrente elétrica para cargas intermediárias que prolongam a autonomia dos ônibus.

Gás portenho

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A Marcopolo, em parceria com a Scania, desenvolveu o primeiro ônibus urbano 100% movido a gás natural GNV da Argentina. A ação faz parte dos testes para adoção de veículos com combustíveis alternativos para a mobilidade urbana e está alinhada com o programa Mobilidade Sustentável, convocado pela Secretaria de Transportes da Cidade de Buenos Aires. O ônibus, modelo Torino Low Entry com chassi Scania K280 UB 4×2 Euro 6 GNV, está em testes desde abril e agora em utilização na linha 132, da empresa Nuevos Rumbos S.A, responsável pela operação. O veículo é equipado com um motor Scania de 9 litros, cinco cilindros e potência de 280 cavalos, o que proporciona alto torque em baixas rotações e garante menor consumo de combustível. O Torino Low Entry movido a GNV conta com sistema de ar-condicionado Valeo CC355, itinerário eletrônico, rampa manual para total acessibilidade, dois espaços para cadeirantes e trinta e uma poltronas oferecendo muito conforto para os passageiros. Segundo dados da Scania, o veículo movido a GNV chega a ter custo operacional 37% menor se comparado ao convencional a diesel. O nível de ruído emitido é consideravelmente menor, oferecendo mais conforto, robustez, durabilidade e autonomia de duzentos e noventa quilômetros.

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