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Novato abusado

No fechamento das vendas de caminhões no Brasil no mês de julho feito pela Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, alguns números chamam particularmente a atenção. Um deles é o total de caminhões vendidos em julho, 9.001, que superou em 15,34% as 7.804 vendas de junho. Outro é o total de emplacamentos no acumulado de janeiro a julho – 55.867 unidades –, superando em 43,24% as vendas nos sete primeiros meses do ano passado. Além dos números que refletem a boa recuperação no mercado de caminhões em geral, um destaque é a surpreendente arrancada do recém-lançado R 450. O pesado da Nova Geração Scania começou a ser vendido em outubro do ano passado e as primeiras unidades foram entregues apenas em fevereiro deste ano. Apesar de ser novato e estar em uma disputa com modelos consagrados da concorrência, o caminhão da Scania já conseguiu conquistar a segunda posição entre os mais vendidos do Brasil. Superado apenas pelo também pesado Volvo FH 540, com 3.761 unidades de janeiro a julho de 2019, o R 450 emplacou 2.703 nos sete primeiros meses do ano. Desse modo, se posicionou na frente do médio Volkswagen Delivery 11.180, que totalizou 2.559 unidades, e do pesado Mercedes-Benz Actros 2651, com 2.461 unidades no mesmo período. As promessas da Nova Geração Scania, especialmente a que fala em economia de até 12% em relação à geração anterior, aparentemente andam seduzindo muitos frotistas.

Futuro coletivo

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A Toyota acaba de anunciar o lançamento de seu novo ônibus Sora SIA 1 Fuel Cell Electrified Vehicle (FCEV), um veículo elétrico de transporte coletivo que gera energia a partir de célula de combustível. Uma célula de combustível é uma célula eletroquímica que converte energia potencial de um combustível em eletricidade por meio de uma reação eletroquímica de dois componentes – no caso, o hidrogénio, como combustível, e o oxigénio como oxidante. Em princípio, as células de combustível não são poluentes, visto que o subproduto da reação é a água. O Sora está equipado com um novo sistema que compartilha informações sobre a distância entre os veículos, para evitar que dois ou mais ônibus viajando em um comboio sejam separados em semáforos e pontos de ônibus, levando a melhorias gerais na capacidade de transporte, velocidade e pontualidade dos ônibus. Como um ônibus de transporte público, o Sora requer uma alta taxa de operação e alto desempenho de segurança em todos os momentos. O novo ônibus da Toyota inclui uma função que auxilia o motorista a fazer curvas nos cruzamentos e um sistema que permite aos passageiros ativar uma parada de emergência em situações urgentes, como se o motorista subitamente desmaiasse.

Nos pontos de Salvador

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A Mercedes-Benz fornecerá cento e setenta ônibus urbanos para renovação de frota de Salvador, capital da Bahia, em programa que visa trazer mil novos veículos à cidade nos próximos quatro anos. Todos os ônibus da marca, que têm previsão para entrar em operação entre os meses de agosto e setembro, são do modelo OF 1724 e atuarão exclusivamente no município da capital baiana. São setenta e sete unidades para a empresa Plataforma Transportes e noventa e três para a OT Trans. Todos os veículos têm preparação para ar-condicionado, atendendo à legislação deste processo de renovação de frota. “É uma grande conquista para a Mercedes-Benz ter sido a marca escolhida para renovação de frota em uma cidade que não comprava ônibus há quatro anos e em uma região marcada pela forte presença da concorrência. A melhor performance de nossos produtos e serviços e o nosso custo operacional foram fatores determinantes na hora da negociação”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. A participação de mercado da marca alemã em Salvador deu um salto expressivo de crescimento nos últimos anos. De 6,4% ao longo de todo o ano de 2017, passou para 25,4% nos doze meses de 2018. Agora, considerando o primeiro semestre de 2019, a marca atingiu 40% de participação.

Casa do setenta

A encarroçadora de ônibus gaúcha Marcopolo festejou seus setenta anos no dia 6 de agosto e está cheia de motivos para comemorar. Com receita líquida consolidada de R$ 2,040 bilhões, a Marcopolo cresceu 9,9% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018 (R$ 1,856 bilhão). Os destaques da empresa foram a elevação das vendas no mercado interno, que cresceram 52,5%, e os resultados obtidos com os programas visando ainda maior produtividade, qualidade, satisfação total dos clientes e redução de custos de materiais, proporcionando a elevação da eficiência operacional e do lucro líquido, atingindo R$ 117,9 milhões, com alta de 117,1%. A produção mundial da Marcopolo cresceu 13,2%, atingindo 7.837 unidades fabricadas ante 6.922 no mesmo intervalo do ano anterior. As atividades nas fábricas brasileiras também avançaram e passaram de 6.076 unidades para 6.875 unidades, com incremento de 13,2%. Os segmentos que mais cresceram foram os de micro-ônibus (57,2%) e dos veículos Volare (35,5%). Nas unidades industriais internacionais da Marcopolo, os destaques continuam sendo as operações do México e da Colômbia, com alta de 90,8% (750 unidades ante 397) e 26,9% (754 unidades ante 594), respectivamente. A unidade mexicana é beneficiada pelo bom momento do mercado local, com volumes crescentes e um mix voltado a produtos de maior valor agregado. Na Colômbia, a Superpolo mantém o cronograma de entregas para a renovação da frota de Bogotá, trocando modelos urbanos simples por ônibus articulados. Por outro lado, o encerramento das operações da Metalpar e a queda substancial de vendas da Metalsur continuam afetando o desempenho na Argentina.

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TranspoMais – Edição de 31 de julho a 06 de agosto de 2019

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