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Implementos em alta

Desde o ano passado, as empresas de implementos rodoviários vêm registrando forte alta nas vendas, e em 2019, o ritmo tem se mantido, com alguns números acima da média de emplacamentos. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), o número de veículos novos emplacados no primeiro semestre deste ano foi 45% maior em comparação ao mesmo período de 2018. Mas algumas empresas do setor têm conseguido crescer bem mais do que isso. É o caso da 4Truck Soluções Sobre Rodas, empresa de implementos rodoviários para transporte de cargas sediada em Guarulhos/SP, que registrou significativo aumento de 72% no faturamento em relação aos seis primeiros meses do ano passado. “O setor farmacêutico anda bastante aquecido porque, conforme regulações do setor, o transporte de medicamentos precisa ser feito com temperatura controlada, o que exige a necessidade da renovação das frotas por parte das transportadoras, que precisam de baús isotérmicos. Já o e-commerce é reflexo do comportamento do consumidor, que cada vez mais compra pela internet, gerando a necessidade das empresas em investirem em veículos para o transporte de carga”, explica Osmar Oliveira, CEO da 4Truck.

Fase elétrica

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A Mercedes-Benz acaba de entregar mais um eActros, que atuará na Pfenning Logistics, operadora logística de Mannheim, Alemanha. O modelo 100% elétrico será utilizado no transporte de peças em uma fábrica de motores e componentes da Daimler instalada na região. Desde 2018, uma outra unidade do veículo está em utilização pela fabricante de concreto TBS Transportbeton. Com capacidade para 25 toneladas de peso bruto total, o caminhão tem uma jornada de 160 quilômetros por dia na Pfenning, distância próxima à autonomia de duzentos quilômetros. O eActros é baseado no Actros convencional da marca, mas com uma arquitetura projetada em torno do uso de um sistema de acionamento elétrico. O modelo é configurado com dois motores elétricos juntos aos cubos das rodas do eixo traseiro. Cada um deles entrega potência de 126 kW (169 cavalos) e torque máximo de 49,5 kgfm. As baterias de lítio somam capacidade de 240 kWh e podem ser recarregadas em até duas horas. Os eActros em testes fazem parte do que a Daimler chama de Frota de Inovação e serão submetidos a vinte clientes de vários setores em operações reais de transporte. A produção em série é estimada para 2021.

Para eles e para elas

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O Chivas, time de futebol mexicano que tem mais de 10 milhões de seguidores em suas redes sociais, se destaca como uma das equipes que mais ganharam no México e é o favorito dos fãs do esporte no país. Uma das características do Chivas é ser um diferencial dos demais clubes do México, com sua política de ter somente jogadores mexicanos. Agora, a operação da VW Caminhões e Ônibus no México acaba de entregar a esse clube um ônibus MAN 26.480, de dois andares e quinze metros de comprimento, 43 poltronas de couro com monitores distribuídos em todo o veículo, sistema áudio/vídeo, tomadas elétricas e USB para dispositivos móveis. O andar inferior conta com seis poltronas com grande espaço para que a equipe técnica viaje com muito conforto. O ônibus está equipado com motor MAN D2676, de seis cilindros, potência de 480 cavalos, tecnologia SCR (utiliza o Arla 32), transmissão automatizada de 12 marchas e sistema de freio a disco com ABS. Também tem os sistemas de segurança e assistência ACC (Adaptative Cruise Control), EBA (Emergency brake assist) e ESP (programa eletrônico de controle de estabilidade). Além disso, o veículo tem o sistema de Telemetria MAN Telematics, que permitirá que a unidade seja monitorada de maneira automatizada e em tempo real, com o sistema GPS, obtendo-se a informação detalhada dos percursos e paradas realizadas, identifica a situação e as falhas do motor, otimizando o planejamento das manutenções preventivas. Para o time feminino do Chivas, entra em campo um ônibus Volkswagen Volksbus 18.330 OT de 43 lugares, equipado com motor Cummins ISL 330, de seis cilindros, potência de 330 cavalos, norma de emissões Euro V, tecnologia SCR (utiliza o Arla 32), transmissão manual Eaton de 6 marchas e sistema de freio de tambor com ABS.

Renovação mato-grossense

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A Marcopolo fez a entrega, em junho, de vinte novos ônibus urbanos Torino para a União Transportes e Turismo, operadora de Várzea Grande, em Mato Grosso. Os veículos fazem parte da renovação de frota e já estão em operação para atender as vinte e seis linhas do sistema de transporte coletivo municipal que transporta 90 mil passageiros por dia. É a primeira vez que ônibus municipais de Várzea Grande que fazem as linhas dos bairros são equipados com sistema de ar-condicionado, ampliando o conforto para os passageiros. Com essa nova aquisição, 66% da frota várzea-grandense de ônibus têm menos de quatro anos de uso. Além de ar-condicionado, os ônibus fornecidos à União Transportes têm chassi Volkswagen 17.230 OD, com capacidade para oitenta passageiros (44 sentados em poltronas City estofadas), elevador e rampa para cadeirante e pessoas com deficiências e mobilidade reduzida, e contam com três portas do lado direito, com acionamento eletropneumático e sistema de segurança “door brake”. São equipados com Wi-Fi, câmeras de segurança com reconhecimento facial, monitoramento remoto por GPS e bilhetagem eletrônica.

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TranspoMais – Edição de 16 a 23 de julho de 2019

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