A Honda resolveu dobrar a aposta no segmento das maxitrails ao lançar a CRF 1000L Africa Twin e a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports. Ambas compartilham da base mecânica da Africa Twin apresentada em 2016, aperfeiçoada para o modelo 2020. A CRF 1000L Africa Twin chega renovada tecnicamente por itens como o acelerador eletrônico Throttle By Wire e quatro Riding Modes, que permitem variar potência e freio-motor e com o HSTC – Honda Selectable Torque Control – aprimorado pelo preço público sugerido de R$ 57.990 – mais competitivo em relação ao da Africa Twin lançada há três anos, que na época custava R$ 64.900 em versão única. Para a Travel Edition, equipada com acessórios, o preço público sugerido é de R$ 66.990. Já a novíssima CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports, que se diferencia pelo tanque de combustível de grande capacidade, pelas suspensões de curso ampliado, pela carenagem mais protetiva e pelo aquecedor de manoplas, tem preço sugerido de R$ 64.990. Na versão Travel Edition, o preço público sugerido da Adventure Sports é de R$ 69.990. As cores disponíveis são o vermelho e o preto fosco para a CRF 1000L Africa Twin e o branco perolizado para a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports.
Segundo a Honda, o único elemento em comum com a pioneira XRV 650 Africa Twin, lançada há trinta anos, é a proposta de trazer o fascínio do espírito de aventura para o dia a dia. A CRF 1000L Africa Twin e sua nova versão, a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sport, apostam na versatilidade e se propõem a ser adequadas tanto para deslocamentos urbanos quanto para as aventuras mais radicais. As versões Travel Edition da renovada CRF 1000L Africa Twin e da inédita Africa Twin Adventure Sports estarão equipada com acessórios como proteções tubulares, cavalete central, malas laterais e top case, esse disponível na versão Africa Twin.
A opção pelo motor bicilíndrico paralelo de 999,1 cc resultou da prioridade dada a conciliar dimensões compactas e peso reduzido e, de fato, soluções técnicas inéditas para o posicionamento de componentes como a bomba de água e de óleo, assim como o sistema de acionamento desses, acabaram por dar ao motor da Africa Twin dimensão longitudinal equivalente às do propulsor da CB 500X. O motor bicilíndrico paralelo SOHC de 999,1 cc e oito válvulas teve a caixa de filtro de ar redesenhada, o que resultou em uma melhoria na resposta em médios regimes. O mesmo pode ser dito sobre o sistema de escapamento dois em um, agora com dois catalisadores e ponteira de menores dimensões. Tais modernizações subiram a potência de 90,2 cavalos para 94,6 cavalos a 7.500 rpm e o torque máximo de 9,3 kgfm para 9,7 kgfm a 6 mil rpm. A altura reduzida também é outra vantagem do motor da Africa Twin, que permitiu uma generosa distância mínima em relação ao solo, fundamental para o uso fora-de-estrada.
A introdução do sistema de acelerador eletrônico TBW – Throtlle By Wire, é outra novidade das versões 2020. O equipamento trouxe os três Riding Modes, ampliando as capacidades do sistema de controle de tração HSTC – Honda Selectable Traction Control – para sete níveis além da posição “Off”. Do nível 1, direcionado para uma pilotagem mais agressiva nas trilhas, ao nível 7, para máxima sensibilidade em pisos escorregadios, é possível ajustar os parâmetros do controle de tração de acordo com a necessidade e escolha do piloto. Também é possível optar por três diferentes níveis de potência e de freio-motor nos modos Tour – nível de potência máximo, nível de freio motor médio –, Urban – nível de potência médio, nível de freio-motor médio –, ou Gravel – nível de potência mínimo, nível de freio-motor mínimo. Além desses, há o modo User, que permite ao piloto configurar sua combinação preferida entre os parâmetros. Os Riding Modes e nível do HSTC podem ser alterados a qualquer momento, usando os controles localizados no punho esquerdo.
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