A chegada de novas bigtrails deve agitar o mercado brasileiro de motocicletas no segundo semestre. A Honda chega em breve com a CRF 1000L Africa Twin 2020. Já a BMW anunciou para setembro o lançamento da R 1250 GS. Isso sem falar na Triumph Scrambler 1200, que tinha sua apresentação oficial no Brasil prevista para julho, mas se antecipou e já surgiu nas concessionárias desde o final do mês passado. No mercado brasileiro, quem está ‘dando as cartas’ até agora é a Triumph Tiger 800, com média de 250 unidades mensais licenciadas no primeiro semestre.
No entanto, a Honda e a BMW estão com “bala na agulha” para reverter esse quadro. Ou seja, a guerra pelo consumidor brasileiro de bigtrails está anunciada. A marca nipônica inclusive terá uma inédita versão da Africa Twin, batizada de Adventure Sports, que já pode ser vista no Bike Fest Tiradentes, evento que aconteceu na histórica cidade mineira de 26 a 30 de junho. Os aficionados pela GS já podem preparando o bolso pois os preços foram divulgados: R$ 69.950 para a R 1250 GS Sport e R$ 82.950 para a Premium. A topo de linha, a Adventure, custará R$ 91.950.
A Honda CRF 1000L Africa Twin e sua nova versão, a CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports, surgirão em versão 2020 oferecendo melhor equilíbrio entre peso e potência, além de mais tecnologia embarcada. Uma das novidades é a adoção do sistema de acelerador eletrônico, equipamento que trouxe consigo três modos de pilotagem, ampliando as capacidades do sistema de controle de torque. A inédita versão Adventure Sports da Africa Twin se caracteriza por curso ampliado em vinte milímetros em ambas suspensões, tanque de maior capacidade (24,2 litros ante 18,8 litros), para-brisa e carenagens maiores e posição de pilotagem mais confortável. Outro diferencial é o seu assento flat, que permite amarração de bagagem na parte traseira. As duas versões trazem um painel de instrumentos com tela retangular LCD blackout. Nas configurações Travel Edition, os modelos podem ser equipados com vários acessórios opcionais: proteções tubulares do tanque, cavalete central, malas laterais e top box (esse, somente na versão CRF 1000L Africa Twin).
Com produção na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, as novas BMW R 1250 GS e BMW R 1250 GS Adventure desembarcam em meados de setembro. Elas trazem o novo motor boxer bicilíndrico, de oito válvulas e 1.254 cm³, capaz de desenvolver 136 cavalos de potência a 7.750 rpm e 14,58 kgfm de torque a 6.250 rpm – ante 125 cavalos de potência a 7.750 rpm, 12,74 kgfm de torque a 6.500 rpm e 1.170 cm³ do modelo anterior. O novo propulsor com controle variável de válvulas traz a nova tecnologia ShiftCam que oferece, segundo a montadora, uma excepcional dinâmica de condução, desempenho surpreendente e maior suavidade de funcionamento. Isso ocorre graças à árvore de comando com abertura diferenciada das válvulas de admissão do motor, com diferentes perfis. Assim, há maior capacidade de aceleração, elasticidade do motor e muito torque mesmo em baixas rotações. O motor é acompanhado do câmbio de seis velocidades com embreagem hidráulica anti-deslizante, lubrificada a óleo. Entre os itens de série, estão o acelerador eletrônico, o assistente de partida em subida, o ABS, o controle automático de estabilidade, os modos de pilotagem, o para-brisa com ajuste de altura, o sistema de conectividade com painel em TFT, as suspensões paralever e telelever, o suporte de top case e a tomada de 12V.
A versão Adventure da R 1250 GS se destaca externamente pela presença de barras de proteção do tanque e do motor. Incorpora equipamentos como controle de tração dinâmico, ajuste eletrônico da suspensão, farol em leds, sistema de partida sem chave, luz de posição diurna, assistente de troca de marchas pro, modos de pilotagem pro, preparação para GPS, protetor de escapamento cromado, manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus, controle eletrônico de velocidade, farol adicional em leds, luzes de direção em leds, ABS pro e suporte para malas laterais em alumínio. A capacidade do tanque de combustível é de trinta litros, com cerca de quatro litros de reserva.
Anunciada para o mercado brasileiro desde o último Salão de Milão, em novembro de 2018, a recém-lançada Scrambler 1200 tem noventa cavalos de potência máxima. A nova bigtrail da Triumph inicialmente está disponível apenas na versão de topo XE – há também a XC. A clássica aventureira vem com preço de R$ 59.990 e é equipada com o mesmo motor bicilíndrico de 1.200 cc da Bonneville. Os noventa cavalos de potência surgem a 7.400 rpm e o torque de 11,2 kgfm está disponível a 3.950 rpm. O câmbio tem seis marchas e transmissão final por corrente. A Scrambler 1200 está disponível nas cores azul com preto e branca com verde. (Colaborou Edmundo Dantas/Agência AutoMotrix)
Veja Também:
[…] Honda CRF 1000L Africa Twin, BMW R 1250 GS e Triumph Scrambler – Briga de cachorro grande […]
[…] Honda CRF 1000L Africa Twin, BMW R 1250 GS e Triumph Scrambler – Briga de cachorro grande […]