Divulgação

Conexão tequila

A Volkswagen Caminhões e Ônibus continua a investir na internacionalização. Agora é a linha Delivery que estreia no México, em uma nova versão do modelo de quatro toneladas: o Delivery 4.160. O modelo tem capacidade de carga útil de 1.835 quilos e recebeu algumas novas configurações, em linha com a preferência do mercado mexicano. Os principais ajustes foram feitos no trem de força. O motor Cummins ISF de 2,8 litros e tecnologia SCR entrega 156 cavalos de potência e atua em conjunto com uma transmissão Eaton ESO 4206 de 6 velocidades. “A nova família Delivery chega para ter o melhor custo total de operação do segmento. Os caminhões foram construídos procurando otimizar ao máximo sua carga útil, além de proporcionar maior economia de combustível e menor desgaste de componentes”, destaca Leandro Radomile, diretor da operação mexicana da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Altas expectativas

Divulgação

A Tora Transportes, que atua nos segmentos siderúrgico, petroquímico, automotivo, de mineração, cargas a granel e contêineres, adquiriu 180 caminhões da Nova Geração da Scania e também uma gama de serviços e conectividade da marca sueca para aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota. As entregas dos veículos começaram em fevereiro e serão concluídas até outubro. Em cinco meses de operação, a Tora já contabilizou uma economia de 10% e imagina atingir outros 3% de redução de custos com a solução completa de serviços. O lote dos pesados está dividido em 130 unidades do modelo R 450 6×2 e cinquenta do R 500 6×4, todos com freio auxiliar Retarder, que aumenta a segurança e ajuda a evitar acidentes nas estradas. A Scania já recebeu mais de 8 mil encomendas da Nova Geração, apresentada em novembro do ano passado. “A Nova Geração Scania vem comprovando uma economia de diesel de até 12% em comparação com a gama anterior. Saber que a Tora Transportes já chegou, em resultados preliminares, a 10% nos permite contribuir cada vez mais a oferecer o produto ideal customizado com base no menor custo total de operação por quilômetro rodado”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

Militar baiano

Divulgação

Camaçari, na Bahia, foi escolhida para a instalação de uma montadora de veículos militares pela VSK Tactical Brasil. Em um terreno de 166 mil metros quadrados, dos quais 27.500 de planta industrial, a fábrica representará investimentos de US$ 50 milhões (cerca de R$ 200 milhões) para a produção do J8, desenvolvido sobre a plataforma do Jeep Wrangler. Antes do início das operações da montadora baiana, a VSK iniciará a comercialização de exemplares importados. Em julho, chegam as primeiras dez unidades do J8 ao Brasil. Um será destinado ao Governo do Mato Grosso do Sul, para o Programa de Combate ao Feminicídio. Um outro foi doado ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF), da Polícia Federal. Ao Corpo de Fuzileiros Navais-CFN, da Marinha do Brasil, também está oferecido um veículo para testes. Os demais serão utilizados pela própria VSK em suas demonstrações. Inicialmente, serão montadas sessenta unidades do modelo J8. O projeto visa atender à demanda das Forças Armadas e de polícias brasileiras por veículos do gênero. Também podem ser beneficiados órgãos de fiscalização, como o Ibama e guardas civis. Segundo Marcellus Ferreira Pinto, CEO da VSK, já há Estados interessados nos J8, que não serão vendidos a pessoas físicas. “A maioria das ocorrências acontecem em comunidades de difícil acesso, onde veículos ‘de alma civil’ não alcançam. Só um veículo com características militares, como o J8, é capaz de suprir a necessidade de deslocamento até essas comunidades”, explica Ferreira Pinto.

Sabor limpo

Divulgação

A Nissan desenvolveu uma van de sorvetes ecologicamente correta, totalmente elétrica e com emissão zero, para o “Clean Air Day”, evento dedicado ao combate à poluição do ar que acontece anualmente no Reino Unido. A Nissan fez uma parceria com a Mackie’s of Scotland, uma produtora de sorvetes ecologicamente corretos, que alimenta sua fazenda de gado leiteiro de propriedade familiar por meio de energia renovável eólica e solar. A proposta da empresa é remover e emissão de poluentes em todas as etapas da jornada de sorvete. A maioria das vans de sorvetes, especialmente modelos mais antigos, tem motores a diesel que são mantidos em funcionamento para operar o equipamento de refrigeração. Esses motores são criticados por produzir emissões prejudiciais quando deixados em marcha lenta. Já o protótipo da van da Nissan é baseado no e-NV200, o veículo elétrico comercial 100% elétrico da marca japonesa. Enquanto o motor do furgão é impulsionado por uma bateria de 40kWh, o equipamento de sorvetes a bordo, incluindo máquina soft-freezer, gaveta de freezer e refrigerador de bebidas, é alimentado pelo recém-lançado Nissan Energy ROAM, um pacote de energia portátil que utiliza células de íons de lítio recuperadas dos primeiros veículos elétricos Nissan de primeira geração, produzidos a partir de 2010. Isso proporciona uma segunda vida sustentável para as baterias da Nissan EV. “Na Mackie’s, já mudamos nossa dependência dos combustíveis fósseis para a energia renovável limpa. Temos orgulho de ser uma fabricante de sorvetes ‘positiva para o clima’”, comemorou Karin Hayhow, diretor de marketing da Mackie’s.

DEIXE UMA RESPOSTA