Sem parar
A Volvo quer ampliar sua oferta de serviços para garantir maior disponibilidade de seus caminhões nas chamadas operações vocacionais, nas quais as condições de trabalho são geralmente mais severas e fechadas, como nos setores de mineração e florestal. Muitas vezes, nesse tipo de operação, os caminhões rodam 24 horas por dia, e qualquer parada não programada acarreta grandes prejuízos. “Na maior parte das vezes, elas exigem um planejamento mais refinado das manutenções e das paradas para reparos, para garantir maior disponibilidade”, observa Carlos Banzzatto, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil. Para reforçar esse atendimento especial, a Volvo amplia também a cobertura do programa de manutenção Ouro para aplicações vocacionais. O mais completo da marca, com toda a manutenção preventiva e corretiva, o plano Ouro prevê uma customização para cada cliente, podendo ser planejado para frotas específicas, garantindo maior precisão. “A Volvo está sempre buscando a melhor solução para cada cliente e garantir uma disponibilidade ainda maior do veículo e um custo ainda menor por tonelada transportada”, complementa Banzzatto. Dependendo do porte do cliente e do tamanho da frota, a Volvo também pode implementar uma estrutura física de atendimento dentro da operação do cliente, com serviços de mão-de-obra, estoque e gestão de peças, boxes e valas para manutenção.
Mobilidade na medida
Uma van Sprinter 415 CDI equipada com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) foi a grande novidade do estande da Mercedes-Benz na edição 2019 da Reatech, Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. Realizado de 13 a 16 de junho no São Paulo Expo, na capital paulista, o evento reuniu trezentos expositores de produtos e serviços voltados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Graças às dimensões que permitem combinar grande capacidade de passageiros com agilidade no trânsito, a Sprinter pode circular com facilidade no transporte porta a porta mesmo em ruas estreitas. Além disso, as dimensões da porta lateral agilizam o embarque e desembarque de passageiros, otimizando o trabalho do motorista. “O atendimento a pessoas com mobilidade reduzida requer espaço adequado e cômodo no interior da van, tanto para elas quanto para seus acompanhantes. Em parceria com os implementadores, oferecemos um veículo que assegura essas condições e que vai além, garantindo também o elevado padrão de conforto e segurança da Sprinter que é reconhecido no mercado”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. A marca alemã oferece ao mercado quatro opções de vans para transporte de passageiros, nas configurações 9+1 (nove assentos mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Em parcerias com implementadores, esses veículos podem ser equipados com dispositivos que facilitam o acesso ao interior da van, como o DPM produzido pela implementadora gaúcha Elevittá.
Espírito esportivo e coletivo
A cidade de Lima, capital do Peru, está recebendo duzentas unidades do ônibus urbano Apache Vip, da Caio Induscar. Os veículos foram adquiridos pela Divemotor, concessionária local Mercedes-Benz, e serão sublocados para atender à demanda de passageiros durante os Jogos Pan-Americanos, de 26 de julho a 11 de agosto, em Lima. Segundo informações dos organizadores, estima-se um público de aproximadamente 175 mil turistas e 6.690 atletas de 41 países, que estarão transitando pela cidade durante os dezessete dias de competições. Após o evento, os Apache Vip serão vendidos e operados pelas empresas de transporte público locais. As unidades contam com itinerário eletrônico e iluminação interna em leds, poltronas ergonômicas semiestofadas e duas portas de acionamento pneumático, com acesso dianteiro. O modelo adquirido tem capacidade para acomodar noventa passageiros, sendo 52 sentados e 37 em pé.
Sem razões para reclamar
Em maio, a indústria brasileira de caminhões entregou mais de 9,1 mil unidades, um crescimento de 62,2% na comparação com o mesmo mês de 2018, quando os licenciamentos somaram 5,6 mil veículos. “Foi o melhor resultado desde 2014 e mostra um ritmo mais aquecido nos outros segmentos do mercado, não só no da faixa de pesados”, comemorou Luiz Carlos de Moraes, presidente da Anfavea. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas alcançaram 39,1 mil caminhões, em alta de 48,5% sobre o volume apurado no mesmo período do ano passado, de 26,3 mil unidades. A categoria de pesados continua como o carro-chefe das vendas, com 19,9 mil unidades no segmento. Em termos de produção, de janeiro a maio, a indústria brasileira acumula 45,4 mil unidades, volume 10,9% superior aos 41 mil veículos montados no mesmo intervalo de 2018.