A mobilidade urbana é um assunto em alta em todo o mundo. À medida em que o congestionamento do tráfego se torna mais denso e as cidades ficam mais populosas, as pessoas optam por usar métodos alternativos de transporte para atender às suas necessidades. Uma verdadeira “febre” no mundo todo, os patinetes elétricos se tornaram uma alternativa de mobilidade em diversas cidades. No Brasil, já são oferecidos, de forma compartilhada, em 13 cidades – em todas as capitais das regiões Sudeste e Sul, em Brasília, Goiânia e Recife e nas cidades paulistas de Campinas, Santos e São José dos Campos. Atentas à nova tendência, diversas empresas do setor automotivo mundial investem nos patinetes elétricos. É o caso da alemã BMW, mundialmente reconhecida por seus automóveis e motocicletas e que agora, por meio de divisão BMW Lifestyle, expandirá sua gama de patinetes para crianças e adultos. Para o lançamento do E-Scooter, o BMW Group fez uma parceria com a inglesa Micro, inventora do Micro Scooter, que na década passada tornou-se o primeiro patinete com tecnologia elétrica lançado em escala comercial.
A proposta do novo BMW E-Scooter é levar o usuário ao seu destino ainda mais rapidamente. A velocidade máxima é de 20 km/h – bastante elevada para esse tipo de veículo – e a autonomia é de 12 quilômetros. Leva apenas duas horas para carregar completamente a bateria. Dois sistemas de freios independentes e luzes dianteira e traseira embutidas reforçam a segurança. O patinete elétrico da BMW tem somente nove quilos. O design economiza espaço e o patinete pode ser ajustado e dobrado facilmente para se tornar mais prático do dia a dia. O motor de 150 watts e a bateria de íons de lítio ficam praticamente ocultos sob a plataforma. O design em preto fosco, tradicional nos patinetes da Micro, ressalta o azul clássico do logotipo da hélice da BMW.
O elétrico E-Scooter se junta a dois modelos de patinetes convencionais – movidos apenas por tração humana – lançados pela BMW no ano passado, também em parceria com a Micro. O BMW City Scooter pesa apenas 4,7 quilos, tem altura ajustável de 72 a 103 centímetros, capacidade para até 110 quilos e permite que o piloto o leve a todos os lugares, graças ao seu mecanismo de dobramento e trava de segurança tripla. A base baixa com suporte integrado e as rodas grandes oferecem conforto no trajeto para o trabalho. Ao chegar ao destino, o City Scooter pode ser estacionado em qualquer espaço – ou, simplesmente, guardado embaixo da mesa de trabalho. Já o BMW Kids Scooter, que muda de tamanho, tem a proposta de ser um conjunto ideal de rodas para crianças. Já a partir dos três anos de idade, os pequenos podem usá-lo para treinos de equilíbrio, e a superfície do assento se abre para servir como um “porta-malas” para abrigar os brinquedos favoritos. Para jovens até os 12 anos, o banco pode ser simplesmente retirado e a altura do guidão pode ser ajustada gradualmente à medida em que o usuário fica mais alto.
Os patinetes convencionais da BMW já estão em concessionárias selecionadas na Europa. O E-Scooter estará disponível a partir de setembro de 2019. Os preços sugeridos são 799 euros (cerca de R$ 3.600) para o E-Scooter, duzentos euros (cerca de R$ 900) para o City Scooter e 120 euros (cerca de R$ 540) para o Kids Scooter. Ainda não há planos para a comercialização dos patinetes da BMW no Brasil.