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Sem fronteiras

O Constellation 32.360 6×4 com transmissão automatizada V-Tronic e eixo traseiro com redução no cubo, que é produzido na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus de Resende (RJ), começa a ser exportado para diversos países da América Latina, como Colômbia, Peru, Equador e Chile. Considerado pela fabricante como ideal para operações extremas nos segmentos de terraplanagem, mineração e florestal, o modelo é equipado com motor Cummins ISL 360, com potência de 360 cavalos e torque de 163 kgfm. A transmissão automatizada é ZF de 16 velocidades. Os freios a tambor do Constellation 32.360 6×4 contam com ABS e EBD e também com ATC, que evita que as rodas patinem. O EasyStart auxilia na partida em rampa e o Modo Manobra facilita as manobras em locais estreitos e confinados.

Limpeza mais limpa

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O Rio de Janeiro recebeu seu primeiro caminhão 100% elétrico, que será responsável pela coleta, compactação e transporte de resíduos do Mercado Municipal do Rio de Janeiro (Cadeg). O modelo adquirido pela Clean Ambiental, responsável pela limpeza do Cadeg, foi o BYD eT8A, que é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio, reciclável e com vida útil de até trinta anos. O veículo 100% elétrico da marca chinesa não emite CO2 na atmosfera e ainda é bem mais silencioso que um caminhão movido a diesel. O caminhão tem peso bruto total (PBT) de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga (cerca de duzentos quilômetros). O caminhão sustentável fará diariamente o transporte dos resíduos orgânicos do Cadeg para a usina do Caju, em um percurso de três quilômetros, com emissão zero de gases de carbono. A estimativa é que um só caminhão deixe de emitir 14 toneladas de CO2/mês/veículo. “Apesar de o veículo ter um preço acima da média do mercado, o caminhão se torna econômico quando utilizado em larga escala. Por isso, está nos nossos planos adquirir, no médio prazo, ainda este ano, 10 veículos da BYD e, no longo prazo, substituir toda a nossa frota, que hoje é de sessenta caminhões”, avisou Eduardo Días Almeida, presidente da Clean Ambiental.

Com tudo em cima

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O cavalo mecânico VW Constellation 25.360 passará a ter uma configuração técnica mais equipada. A nova versão conta com itens como cabine leito com teto alto, transmissão automatizada V-Tronic de 16 marchas e pacote de acabamento Prime. Entre as novidades, o veículo contará com para-choque na cor da cabine, farol auxiliar, retrovisor principal com regulagem elétrica e auxiliar com regulagem manual nos lados direito e esquerdo, travamento das portas e levantamento dos vidros também elétricos, além de rádio CD-Player Bluetooth com entrada USB e auxiliar. Indicado para composições de semirreboques com três eixos (PBTC até 53 toneladas), o VW Constellation 25.360 está equipado com motor Cummins ISL de 8,9 litros, 360 cavalos e 163 kgfm, com tecnologia anti-emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva).

Coletivos urbanos

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A 20ª edição da Fenatral – Encontro Nacional do Transporte Alternativo, Complementar e Serviços Básicos – aconteceu de 23 a 25 de maio em Brasília. A Neobus expôs no evento dois modelos: o Thunder + e o New Mega 15t, no Padrão SPTrans. O New Mega 15 toneladas exposto tinha chassi Volkswagen 15.190 OD e 9,75 metros de comprimento, mas também tem disponibilidade para encarroçamento em chassi Mercedes e Agrale. O modelo conta com elevador, duas portas e capacidade para 25 passageiros sentados mais um espaço reservado para portadores de necessidades especiais, poltronas estofadas com encosto alto, sistema de ar-condicionado de teto, vidros colados, tomadas USB em todas as poltronas, display interno para controle de velocidade e catraca sem posto de cobrador. Vem também com sensor de estacionamento traseiro, preparação para internet sem fio e para sistema de monitoramento, com quatro câmeras de vídeo. Já o Thunder+ apresentado no evento tinha chassi VW 9.160 OD, com disponibilidade para encarroçamento em chassi Mercedes e Agrale. A capacidade é para 24 passageiros sentados mais um espaço reservado para portadores de necessidades especiais, com poltronas de encosto alto. Tem comprimento de 8,83 metros e é equipado com elevador, vidros colados, tomadas USB para todas as poltronas, controlador interno de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, preparação para internet sem fio e para sistema de monitoramento, com quatro câmeras de vídeo, sistema de ar-condicionado e dois itinerários eletrônicos (frontal e traseiro), para fácil visualização do destino pelos passageiros.

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