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Investimento turbinado

O Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), receberá a mais nova fábrica de motores GSE Turbo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mundo. A decisão de localizar em Minas Gerais a nova unidade de produção foi anunciada em Betim por Mike Manley, CEO mundial da FCA, e por Antonio Filosa, presidente do grupo para a América Latina, com presença de Romeu Zema (Novo), governador mineiro. A FCA e seus fornecedores investirão R$ 500 milhões para instalar a unidade de motores turbocomprimidos e para dotar os novos propulsores de capacidade flex, operando simultaneamente com etanol e gasolina. Esse aporte amplia para R$ 8,5 bilhões os investimentos programados pela FCA para o Polo de Betim até 2024, representando o maior aporte financeiro para a unidade desde sua inauguração, em 1976. De 2018 a 2024, o Grupo planeja um investimento de R$ 16 bilhões no Brasil, o maior da marca e no país em todos os tempos. “A FCA sempre acreditou no Brasil e enxerga com grande otimismo o empenho do governo em aprovar as reformas estruturais tão necessárias para a retomada do crescimento econômico e para a melhoria da competitividade. Fiz questão de visitar o Brasil neste momento para reforçar nossa confiança na agenda das reformas e confirmar os investimentos adicionais em Betim, uma planta em que temos investido muito nos últimos anos por sua importância estratégica para as operações da FCA na região”, disse Manley, no evento.

Mais completo

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Modelo mais vendido da Nissan no Brasil, o crossover urbano Kicks chega à linha 2020 trazendo itens que deixam o carro fabricado em Resende (RJ) mais completo e atualizado. Já disponível nas concessionárias de todo o país, a linha 2020 do Kicks parte de R$ 78.290. Uma das principais novidades é a disponibilidade da assinatura em leds nos faróis como equipamento de série desde a opção de entrada (a Direct não conta com esse item), a S com câmbio manual, que também ganhou itens de fábrica como o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA) e os controles de tração e estabilidade. Outra novidade é a inclusão de Apple CarPlay e Android Auto no multimídia, permitindo conectar os aparelhos celulares e facilitando o uso dos aplicativos e das funcionalidades dos telefones móveis. A versão mais completa, a SL, incorpora de série o controlador automático de velocidade e o apoio central de braço. O Kicks é equipado com a segunda geração do motor HR16DE 1.6 de 16 válvulas, com controle de abertura das válvulas continuamente variável e Flex Start System (FSS), sem tanque de partida a frio. O propulsor desenvolve 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4 mil rpm, associado à transmissão manual ou automatizada Xtronic CVT.

    Travestido em bólido

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O SMMT Test Day, realizado em Bedfordshire, na Inglaterra, apresentou duas novas versões do Honda Civic Type R. As configurações carregam o mesmo “powertrain” e caixa de câmbio e uma extensa lista de itens de segurança que são padrão para toda a gama Honda de carros de passeio. O motor 2.0 Vtec turbo das duas versões especiais foi otimizado para produzir 320 cavalos de potência e torque máximo de 41 kgfm. Segundo as equipes de preparação, o carro acelera de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e pode chegar à velocidade de 270 km/h. “Estamos familiarizados com o FK8 vencedor de corridas, mas queríamos mostrar o que pode ser extraído do carro com apenas algumas modificações leves. O carro padrão já é tão poderoso que não é preciso muito para levá-lo a um nível de competição”, comentou James Rodgers, gerente da Team Dynamics.

A estrela e o trovão

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Marilyn Monroe, uma das maiores estrelas de Hollywood, protagonizou cenas memoráveis dentro e fora das telas e gostava de carros. Em uma de suas fotos famosas, ela aparece em um Ford Thunderbird 1955 com o dramaturgo Arthur Miller, seu então marido, rodando em Nova York. O veículo histórico da atriz foi vendido pela casa de leilões Juliens, em Los Angeles, por US$ 490 mil (quase R$ 2 milhões). Segundo o Hagerty Price Guide, tradicional guia de avaliação de carros clássicos do Reino Unido, o valor conseguido no leilão equivale ao preço de um Thunderbird em perfeitas condições multiplicado por seis. Marilyn não escolheu o Thunderbird por acaso – ambos eram ícones da época. A versão original do carro, estilo roadster, é fruto do caso de amor que os Estados Unidos tiveram pelos esportivos europeus de dois lugares nos primeiros anos do pós-Segunda Guerra Mundial. O primeiro protótipo do Thunderbird foi apresentado no Salão de Detroit de 1954 como resposta ao Chevrolet Corvette. A versão de série, lançada em outubro do mesmo ano e produzida até 1997, vendeu mais de 4,2 milhões de unidades. No total, a Ford produziu 12 gerações de “T-Birds”, incluindo os relançamentos de 2002 e 2005. Marilyn comprou o Thunderbird em 1955 e, conforme reportagens da época, o usou na cerimônia de casamento com Miller, no ano seguinte. A atriz conservou o carro durante sete anos até dá-lo como presente de aniversário de 18 anos de John Strasberg, filho do diretor Lee Strasberg, em 1962. Ou seja, pouco antes de morrer, em agosto de 1962, aos 36 anos.

Nova geração na forma

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A terceira geração do BMW Série 1 será revelada ao público no dia 27 de junho deste ano na nova plataforma de lançamento do BMW Group #NEXTGen, em Munique. A estreia oficial da nova geração será no Salão de Frankfurt, em setembro. Mais de 1,3 milhões de exemplares do Série 1 foram produzidos em suas duas primeiras gerações. De acordo com a marca alemã, o novo Série 1 oferece significativamente mais espaço do que seu antecessor, com poucas mudanças em relação à área externa, graças à arquitetura de ponta da BMW nas rodas dianteiras. Passageiros na parte traseira serão os principais beneficiários. Disponível apenas na versão de cinco portas, o novo Série 1 é cinco milímetros mais curto, com 4,31 metros de comprimento. A nova geração terá opções de motores de três e quatro cilindros da família BMW Efficient Dynamics. Três propulsores a diesel e dois a gasolina serão oferecidos, desenvolvendo de 116 cavalos no 116d a 306 cavalos no M135i xDrive, que acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. A 116d, a 118d e a 118i são fornecidas de série com o câmbio manual de 6 velocidades, enquanto a avançada transmissão Steptronic de 7 marchas com dupla embreagem pode ser especificada como uma opção para a 116d e a 118i. A transmissão de 8 marchas Steptronic – é opcional para a 118d e padrão no 120d xDrive – e a Steptronic Sport de 8 velocidades do M135i xDrive proporcionam maior suavidade, segundo a BMW.

O elétrico na vida real

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Nos próximos meses, chega ao Brasil o Leaf, o carro 100% elétrico mais vendido do mundo. Mas a Nissan quer ir além de disponibilizar o modelo para os consumidores. A empresa vem promovendo ações e parcerias para desenvolver o ciclo completo do veículo elétrico no país. O assunto foi tema de uma das 12 oficinas do maior treinamento de resgate veicular da América Latina, o Holmatro Rescue Experience, que aconteceu em Chapecó, Santa Catarina, e reuniu mais de 170 bombeiros de todo o Brasil. Com isso, a Nissan contribui para inserir os bombeiros brasileiros na nova realidade do setor automotivo mundial. A oficina de carros elétricos contou com treinamento teórico, ministrado por um especialista da Nissan, e prático, com a utilização do Leaf nas simulações dos resgates. Representantes de equipes de bombeiros de 17 Estados puderam aprender as principais características de um veículo elétrico, os pontos de avaliação deles no momento de um resgate, os procedimentos para desligamento do sistema de energia e como proceder nas intervenções. A Nissan busca também incentivar as pesquisas e desenvolver o ciclo de vida completo do carro elétrico. Para isso, vem fechando parcerias locais com universidades e instituições para o estudo e a criação de tecnologias e infraestrutura com foco na mobilidade elétrica, como é o caso do acordo assinado recentemente com a Unicamp, de Campinas (SP). No ano passado, a fabricante e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de estudar soluções para o futuro das baterias usadas de veículos elétricos.

Um raio sobre Paris

O jamaicano multicampeão Usain Bolt, atual recordista da prova mais nobre do Atletismo, os 100 Metros Rasos, acaba de apresentar um veículo elétrico com seu nome, o Bolt Nano de dois lugares. É o primeiro veículo da Bolt Mobility, empresa do velocista, agora, aposentado das pistas. Conforme a Bolt Mobility, se a carga da bateria acabar durante o caminho, é possível trocá-la por outra carregada – a empresa não especifica como seria feita e nem quanto custaria a tal operação. O minúsculo Bolt Nano circulará pelas ruas de Paris como parte das frotas de veículos compartilhados existentes na Cidade Luz. Conforme a Bolt Mobility, o carrinho custará a partir de US$ 10 mil (cerca de R$ 40 mil) e estará disponível para a venda por encomenda a partir de 2020. Com 1,95 metro de altura, Bolt apresentou o seu elétrico, que tem a metade de seu tamanho, na conferência Viva Tech, em Paris. O veículo tem capacidade para duas pessoas (uma na frente da outra), permitindo uma cabine bem estreita, e foi projetado para percorrer curtas distâncias em áreas urbanas com tráfego intenso. De acordo com executivos da Bolt Mobility, o carro é capaz de passar pelo vão de portas comuns.

Gigante no horizonte

A Fiat Chrysler Automobilies (FCA) decidiu apresentar uma proposta ao Grupo Renault que prevê uma fusão em partes iguais entre as duas empresas. O Conselho de Administração da fabricante francesa já se reuniu para apreciação dos termos do potencial acordo e avaliará o interesse da fusão, que criaria a maior montadora de automóveis europeia e uma das maiores do mundo. A proposta da FCA prevê compartilhamento operacional entre as duas empresas para identificar produtos e áreas geográficas nas quais poderiam colaborar, especialmente no desenvolvimento e comercialização de novas tecnologias e melhorar a eficiência do capital e da velocidade nos projetos de novos produtos. A proposta da FCA realça também a necessidade de tomadas de decisão corajosas para aproveitar em grande escala as oportunidades criadas no setor automotivo em áreas como conectividade e os veículos elétricos e autônomos.

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