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Os sistemas de acionamento elétrico e a direção automatizada são tecnologias fundamentais para a mobilidade do futuro. Isso leva a mudanças nos requisitos para a tecnologia de segurança do carro. Em primeiro lugar, as posições de assento muito mais flexíveis no interior exigem uma forma diferente de proteção do ocupante. Em segundo, a empatia e a confiança são fatores decisivos para a aceitação de veículos autônomos. Os usuários da via devem ser capazes de reconhecer intuitivamente o que um veículo automatizado pretende fazer, pois em muitas situações, não haverá nenhum motorista para comunicar isso. Com o novo veículo de segurança experimental ESF 2019, a Mercedes-Benz está dando uma visão sobre as ideias que os especialistas em segurança da empresa estão pesquisando e trabalhando. Entre doze inovações, algumas são desenvolvimentos quase em sequência e outras estão reservadas para o futuro.

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Baseado no novo Mercedes-Benz GLE, o ESF é capaz de dirigir automatizado em muitas situações e tem um sistema de acionamento híbrido plug-in. Em junho, o carro experimental fará sua grande aparição diante de especialistas em uma convenção em Eindhoven, na Holanda, e estreará publicamente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. Em alguns aspectos, o ESF é uma prévia do que está por vir na indústria automotiva, ele contribuirá para uma discussão geral e é uma ferramenta para melhorar a segurança do tráfego, uma tradição dentro da Mercedes-Benz. “A segurança faz parte da nossa marca. Temos demonstrado repetidamente que evoluímos nesse campo desde a década de 70, com nossos Veículos de Segurança Experimentais. O novo ESF reflete a mobilidade do futuro e apresenta uma grande variedade de inovações que estamos pesquisando e desenvolvendo. Já posso afirmar que algumas das funções estão muito próximas da produção em série”, diz Ola Källenius, membro do Conselho Executivo da Daimler AG, responsável pela Mercedes-Benz Cars Desenvolvimento.

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Um dos pontos-chave no mundo da direção autônoma é a confiança dos pedestres no veículo “sem motorista”. A esse respeito, o ESF leva muito em consideração as pessoas a pé nas vias. Os sensores do carro experimental mantêm um olho no tráfego, se comunicam em todas as direções e podem alertar outros veículos da rua ou da estrada. O ESF é equipado com a revolucionária tecnologia de faróis Digital Light com feixe de luz em qualidade HD e uma resolução de mais de dois milhões de pixels.

Com o conceito de cadeira para crianças Pre-Safe Child, o cinto de segurança é tensionado previamente e os elementos de proteção contra impacto montados lateralmente são estendidos antes de uma colisão. Graças ao cinto tensionado, a criança é fixada com mais firmeza e precisão no assento, reduzindo as cargas que atuam sobre seu corpo. O monitoramento da instalação do assento e os sinais vitais da criança são outras funções integradas. O ESF mostra como as cenas de acidentes ou avarias podem ser protegidas com mais segurança com inovações como um pequeno robô, que emerge automaticamente da parte traseira do veículo após um incidente e se posiciona na beira da estrada como um triângulo de advertência. “A segurança continua sendo nosso principal valor. A grande vantagem de automatizar as funções de direção é que, no futuro, menos acidentes serão causados ​​por erros do motorista. No entanto, veículos automatizados e sem motoristas também enfrentam limites físicos, e sem dúvida haverá tráfego misto composto por sistemas automatizados e não automatizados”, revela Rodolfo Schöneburg, chefe do Centro de Proteção de Veículos, Durabilidade e Proteção contra Corrosão da Mercedes-Benz Cars.

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Quando o ESF está em modo automático, o volante e o pedal são recolhidos para reduzir o risco de ferimentos do motorista. A maior flexibilidade no interior exigiu novas ideias para sistemas de retenção do cinto integrado ao assento e airbags com espaços de instalação alternativos (no painel de instrumentos e na barra lateral integrada nos apoios dos encostos dos bancos). O ESF também contempla o conforto da condução humana, como o aproveitamento da luz natural acentuada no interior do carro para ajudar a manter o motorista sempre alerta.

A assistência ativa à frenagem com funções estendidas no ESF fornece proteção adicional, em especial nas situações de tráfego potencialmente perigosas com usuários de estradas não protegidos, pedestres e ciclistas em movimento paralelo à direção original da rota do carro da Mercedes. A frenagem autônoma é acionada se o motorista não reagir. O mesmo se aplica se houver algum ciclista no ponto cego do veículo. O sistema de proteção de pedestres de 360 ​​graus avisa e auxilia durante o estacionamento e manobras se houver risco de colisão com usuários mais vulneráveis ​​(pedestres e ciclistas).

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Com o ESF, a Mercedes-Benz dá continuidade a uma longa tradição no assunto. Para as Conferências de Segurança da ESV (Enhanced Safety of Vehicles) realizadas de 1971 a 1975, a marca alemã produziu mais de trinta veículos experimentais. O primeiro modelo do atual carro autônomo foi o ESF 2009, que estreou em 15 de junho daquele ano, na 21ª conferência da ESV em Stuttgart, na Alemanha. Várias inovações do ESF 2009 entraram na produção em série de modelos como o Classe S, o Classe E, o CLS e o GLE.

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