Divulgação

Aposta futurista

A empresa de logística alemã DB Schenker e a Einride, empresa de transportes sueca especializada em veículos autônomos, anunciaram o primeiro uso comercial do T-pod – um caminhão autônomo totalmente elétrico – em uma fábrica da DB Schenker em Jönköping, no centro da Suécia. O T-pod viajará continuamente entre a fábrica e um armazém. O T-pod de Einride não tem cabine de motorista, mas é supervisionado e pode ser teleoperado por um ser humano, a centenas de quilômetros de distância. Não ter uma cabine de condução permite um veículo menor e com maior capacidade de carga, maior flexibilidade, custos de produção e operacionais mais baixos e consumo de energia otimizado. Uma frota de T-pods pode ser coordenada por um sistema de roteamento inteligente, otimizando o tempo de entrega, a duração da bateria e o consumo de energia, tornando o transporte rodoviário de cargas o mais eficiente possível. “Nós da Schenker estamos trabalhando a todo vapor em uma logística sustentável e inovadora. A condução autônoma se tornará cada vez mais importante para isso. Juntamente com a Einride, queremos trazer o primeiro caminhão autônomo totalmente elétrico para as vias públicas em um futuro próximo e, assim, estabelecer novos padrões para a logística do amanhã”, comemora Jochen Thewes, CEO da DB Schenker.

Na vizinhança

Divulgação

Um lote de 21 novos caminhões Volkswagen acaba de ser entregue no Paraguai. Os veículos foram adquiridos pela Ande, empresa responsável pela administração nacional de distribuição de energia naquele país. O lote é composto por vinte unidades do Delivery 9.170 e um Constellation 19.320, todos equipados com implementos eletricitários especiais e dedicados a uma região específica. Dentre os modelos Delivery, 17 têm elevadores de 13 metros para manutenção em linhas de energia convencionais e outros três têm elevadores que alcançam 15 metros e dedicam-se a trabalhos em linhas energizadas. Já o Constellation 19.320 será utilizado no transporte de máquinas e equipamentos. No Brasil, a marca é também a preferida no segmento eletricitário, com 45% de liderança nas vendas. A nova linha Delivery tem papel de destaque, com uma lista de atributos específicos para essa operação.

Classe turística

Divulgação

A Transbalan, empresa de transporte urbano da cidade paranaense de Foz do Iguaçu com frota 100% Volkswagen, acaba de adquirir mais 27 Volksbus em um processo de renovação dos veículos que atendem à população e aos turistas. Já são 16 anos de parceria entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Transbalan. “Conseguimos, em conjunto com a equipe de engenharia da Volkswagen, customizar os nossos ônibus para operar exatamente como desejamos. Esse atendimento é fundamental para uma relação tão duradoura”, afirma o empresário Arlindo Alamini, de 80 anos – 45 deles trabalhando no mercado de ônibus. O novo lote Volksbus adquirido envolve sete unidades do chassi 9.160 OD e vinte do 17.230 OD. “O 9.160 é um micro-ônibus consagrado no mercado, perfeito para aplicações de alta demanda em trechos urbanos ou rodoviários, com chassi e suspensão reforçados e freios robustos. O 17.230 é uma solução completa para operações de transporte urbano, com a robustez e a confiabilidade oferecidas pela nossa marca e reconhecidas por todo o mercado”, avalia Jorge Carrer, gerente-executivo de Vendas de Ônibus da VWCO.

Nas rotas sergipanas

Divulgação

A Viação Atalaia, uma das principais operadoras de transporte urbano de Sergipe, acaba de receber 28 novos ônibus Marcopolo Torino, com chassi Mercedes-Benz OF-1721 e equipados com itens para garantir mais conforto, segurança e comodidade, como elevador para passageiros portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, itinerário eletrônico, poltronas City estofadas, sendo 13 preferenciais, câmeras internas de monitoramento e sistema GPS. Os novos ônibus serão incorporados à frota da empresa e utilizados no sistema de transporte coletivo urbano de Aracaju, capital de Sergipe. “Esta aquisição é muito importante para a Marcopolo, pois representa a primeira compra da Viação Atalaia, um dos principais operadores do Nordeste brasileiro”, comentou Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.

DEIXE UMA RESPOSTA