Com alvo plenamente definido – motoristas de taxi e frotistas –, a Fiat passa a oferecer o Grand Siena 1.4 preparado de fábrica para receber o GNV (gás natural veicular), além de manutenção da garantia original de um ano para kits de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo Inmetro. O modelo apto a andar com GNV sai pelo preço a partir de R$ 54.990 e o kit custa R$ 690. Nesta versão, o Grand Siena tem motor 1.4 Fire de 88 cavalos de potência a 5.750 rotações por minuto e torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm abastecido com etanol, associado ao câmbio manual de 5 velocidades. A fabricante não informou como fica o desempenho do sedã compacto equipado com o kit GNV. Essa oferta da Fiat resgata a trajetória do antigo Siena Tetrafuel, que rodava com quatro tipos de combustível – gás, gasolina, etanol e qualquer mistura dos dois mais tradicionais.
Marcado por sua versatilidade, combinando grande espaço interno e porta-malas de 520 litros, que colabora com a instalação dos cilindros de gás, o Grand Siena Attractive 1.4 é o único modelo disponível no mercado brasileiro com motor preparado para o GNV de fábrica. Nas modificações, o cabeçote do motor tem válvulas produzidas com material mais resistente e com nova geometria, garantindo durabilidade e confiabilidade. O coletor de aspiração foi projetado para receber os bicos injetores de gás, trazendo mais segurança e maior rendimento para a conversão, pois melhora o enchimento do motor e a formação da mistura ar/combustível. Essas alterações, segundo a montadora, garantem a vida útil do motor e evitam uma maior depreciação do veículo para quem optar pela utilização de GNV.
O Grand Siena tem a fama de ser um dos sedãs compactos com melhor custo de manutenção e menores despesas por quilômetro rodado do mercado nacional e permite a recuperação do valor investido no kit GNV em até seis meses, considerando uma rodagem de três mil quilômetros por mês e dependendo do preço dos combustíveis na região do proprietário do carro. Entre os destaques está a vantagem da manutenção da garantia original de fábrica. No Grand Siena com kit GNV, a garantia é de um ano para o veículo e de três anos para motor e câmbio com as revisões feitas na rede de concessionárias da Fiat.
Na versão 2019, o Grand Siena Attractive 1.4 traz como itens de série ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros “one-touch” e sensor antiesmagamento, “lane change” (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), computador de bordo, predisposição para rádio, alertas de limite e manutenção programada de velocidade, faróis biparábola e “follow me home” – temporiza os faróis por até três minutos para auxiliar na iluminação de garagens ou locais muito escuros após o motorista desligar a ignição. “O Grand Siena já é um produto consagrado, especialmente entre os profissionais do volante. O novo Grand Siena Attractive 1.4 preparado de fábrica para a instalação do kit gás, mantendo a garantia original após a instalação, o torna ainda mais atrativo ao oferecer o menor custo por quilômetro rodado entre os veículos de sua categoria e faixa de preço”, afirma Herlander Zola, diretor da Fiat para a América Latina e diretor comercial da marca para o Brasil.
O Grand Siena com kit GNV foi desenvolvido para atender às necessidades de motoristas que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho e precisam rodar grandes distâncias diariamente com conforto e segurança. O GNV terá também uma importante expansão em sua oferta no Brasil. As novas descobertas no pré-sal colocaram o país como o sexto maior em reservas de gás, com novas fontes de extração e ampliação da rede de distribuição em todo o território nacional.
Somadas todas as versões, o Grand Siena teve 1.496 unidades emplacadas em abril deste ano, ocupando o trigésimo sétimo lugar entre os carros. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2019, o sedã compacto da Fiat teve exatamente 6.009 emplacamentos, com média mensal em torno de 1,5 mil unidades, na trigésima sexta posição no ranking nacional de vendas de automóveis.