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Marketing com heróis

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A Audi do Brasil promoveu na capital de São Paulo um evento de pré-estreia do filme “Vingadores: Ultimato” e aproveitou para debater a evolução da eletrificação veicular, a tecnologia da fabricante alemã chamada de e-Tron e a participação da marca no Universo Cinematográfico da Marvel. No filme, o e-Tron GT é o carro do personagem Tony Stark, o Homem de Ferro, interpretado pelo ator norte-americano Robert Downey Jr. O evento contou com a presença de Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil. Como surpresa da noite, a Audi revelou o SUV e-Tron, veículo 100% elétrico que será comercializado no Brasil, e anunciou o início dos testes do modelo no país. Com tecnologia de ponta, o SUV elétrico faz de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e tem autonomia aproximada de quatrocentos quilômetros, podendo ser carregado até 80% da bateria em trinta minutos. O e-Tron tem previsão de chegada ao Brasil para o segundo semestre deste ano. A Audi e a Marvel Studios estão juntas desde o início do universo cinematográfico dos super-heróis criados por Stan Lee, morto em novembro de 2018 aos 95 anos de idade. A saga começou em 2008, com “Homem de Ferro” e os modelos R8 Coupé, S5 e Q7. Em 2010, o R8 Spyder, o A8L e o S5 Cabriolet apareceram em “Homem de Ferro 2”. Três anos depois, foi a vez de Stark andar a bordo do R8 e-Tron, do S7 Sportback e do A8L em “Homem de Ferro 3”. Em 2015, o R8 Coupé, o A3 Cabriolet, o TTS e o A6 Hybrid “estrelaram” no filme “Vingadores: Era de Ultron”. Um ano depois, o SQ7, o Prologue concept, o A4 Sedan, o R8 e o A7 Sportback apareceram em “Capitão América: Guerra Civil”. Em “Homem-Aranha: de Volta ao Lar”, de 2017, foi a vez dos modelos A8L, R8 Spyder e TTS Roadster.

Cuca fresca

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Com o DBS Superleggera Volante, a Aston Martin debuta no mundo dos conversíveis. Alimentado pelo motor 5.2 V12 biturbo com 715 cavalos de potência e brutais 91 kgfm de torque, associado à nova transmissão automática de 8 velocidades ZF montada na traseira do carro, o superesportivo acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e pode chegar a 338 km/h. “O DBS Superleggera produz um nível de desempenho espetacular e implacável e, para o Volante, a preocupação da fabricante foi trazer um nível extra de sobrecarga sensorial que apenas um Super GT pode oferecer. Com dinâmica única, o design bonito e bruto e o inconfundível som do motor V12, acredito que proporcionamos uma experiência de direção única e inesquecível, sinônimo das tradições do nome Volante”, explicou Marek Reichman, vice-presidente executivo e diretor de criação da Aston Martin.

Maior e mais luxuoso

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A Mercedes-Benz revela a nova geração do GLS, o mais luxuoso integrante de sua família de SUVs. Maior que seu antecessor, o modelo conta com um importante leque de novidades que fazem dessa proposta a mais evoluída de toda a trajetória do utilitário esportivo alemão. O novo GLS segue as mais recentes tendências de design da marca da estrela de três pontas e um generoso coeficiente aerodinâmico, destacando a grade frontal, proteções inferiores cromadas, capô em dois níveis e faróis Multibeam led, além do visual totalmente reformulado e opção de seis ou sete lugares, todos com regulagem elétrica e aquecimento. Com 5,20 metros de comprimento, o novo GLS é 77 centímetros mais longo que a geração anterior. Na gama de propulsores, a grande novidade são as unidades a gasolina com motor de arranque/alternador integrado, sistema EQ Boost e eléctrico de 48 Volts. A versão topo de linha GLS 580 4Matic tem um V8 de 489 cavalos e 71 kgfm de torque e pode contar com o adicional de 22 cavalos e 26 kgfm disponibilizado pelo EQ Boost. Benefício garantido também ao seis cilindros em linha de 367 cavalos e 51 kgfm que equipa o GLS 450 4Matic.

Compacto “verde

O BMW Group Brasil, por meio de sua divisão de veículos eletrificados, a BMW i, deu início no país à campanha de pré-venda do novo i3 120Ah, com autonomia de até 440 quilômetros. O compacto premium elétrico pode ser adquirido diretamente nas concessionárias autorizadas da BMW i em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Joinville (SC), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Recife (PE) e Brasília (DF), com preços de R$ 205.950 nas versões i3 BEV, de R$ 229.950 na i3 BEV Connected e de R$ 257.950 na i3 REX Full. Lançado em 2013, a nova geração do i3 tem 4,01 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,59 metro de altura e 2,57 metros de entre-eixos. “O BMW i3 continua sendo uma referência no país em termos de inovação tecnológica e mobilidade premium sustentável. Com a nova versão dotada de baterias capazes de proporcionar autonomia amplificada, o modelo segue repleto de atributos aptos a conquistar consumidores que buscam uma dirigibilidade prazerosa, tipicamente urbana e livre de emissões”, destaca Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW do Brasil.

Mudança de planos

A Mercedes-Benz decidiu pela suspensão definitiva da produção de sua nova picape Classe X prevista para a fábrica de Santa Isabel, na Argentina, projeto em parceria com a Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance. Por seu lado, a Renault confirma a produção de sua picape média Alaskan na unidade industrial argentina, com lançamento previsto ainda para este ano. A desistência da fabricação da Classe X no Mercosul se deve aos altos custos de sua produção, por se tratar de um veículo premium, e a situação econômica do país vizinho. O contexto de crise no setor automotivo que afeta a Argentina com queda nas vendas de cerca de 50%, demissões em massa de trabalhadores e declínio na produção e exportação de veículos , foram fatores decisivos para a Mercedes-Benz cancelar o projeto. “A decisão foi tomada depois de se analisar os negócios e o alinhamento com a parceria. Os lucros também foram afetados por custos com novas tecnologias e de lançamento de novos produtos”, explicou o comunicado oficial da marca. A Classe X foi apresentada oficialmente em julho de 2017. A picape de porte médio dividiria a plataforma com a Nissan Frontier e a Renault Alaskan. A Classe X seria fabricada na Argentina e em Barcelona, na Espanha, onde a produção segue normalmente.

Rebelde com causa

A Ford comemorou o 55º aniversário do Mustang com um motivo a mais para celebrar junto com seus fãs: o “muscle car” foi o cupê esportivo mais vendido do mundo pelo quarto ano seguido. Os dados são da consultoria IHS Markit, que apontou a liderança global do Mustang na categoria com 113.066 unidades emplacadas em 2018. No Brasil, a atual geração foi lançada no ano passado e se tornou campeã absoluta dos carros esportivos, perto de mil unidades comercializadas. Vendido na versão GT Premium com motor 5.0 V8, foi ainda o modelo do segmento que menos perdeu valor após um ano de uso, segundo estudo da KBB Brasil. Nos Estados Unidos, o Mustang garantiu a liderança da categoria em casa, com 75.842 unidades. Em 2018, o “muscle car” foi vendido em 146 países, com aumento de 0,5 ponto percentual de participação global, passando a 15,4%. Desde 2015, mais de quinhentos mil exemplares da sexta geração foram vendidos. A história toda teve início no final de 1961, com a Ford projetando um veículo para atender às necessidades da nova geração de consumidores. O objetivo era desenvolver um carro menor e mais leve que as tradicionais “banheiras” norte-americanas. Seu emblema seria um “Wild Mustang”, um cavalo selvagem correndo na direção oposta dos que competem nos hipódromos, refletindo o espírito jovem e rebelde da época. Foi assim que em 17 de abril de 1964, em uma década marcada por grande efervescência e rebeldia, nasceu o primeiro Mustang.

 

Parceria pela pureza

A Nissan e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram na sede da instituição paulista um contrato para pesquisar o uso do biocombustível como uma opção para a mobilidade elétrica. O documento foi firmado por Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil, e Marcelo Knobel, reitor da Unicamp. O estudo se insere no conceito da Nissan Intelligent Mobility, visão da marca japonesa para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade, e será levado pelo Laboratório de Genômica e BioEnergia da Unicamp. Serão feitas análises, pesquisas e o desenvolvimento de produtos e processos relacionados a tecnologias veiculares e biocombustíveis e avaliações das tendências do setor sucroenergético. Preparando-se para a comercialização oficial no Brasil do modelo 100% elétrico mais vendido do mundo, o Leaf – atualmente, em pré-venda –, a Nissan busca incentivar as pesquisas e desenvolver o ciclo de vida completo do carro elétrico no país. “O acordo firmado com a Unicamp propiciará à Nissan entender a evolução e o futuro do etanol e assim poder avaliar e desenvolver novos projetos que criarão soluções de mobilidade elétrica no país”, afirma Silva.

Mitos desmistificados

Segundo a Peugeot, um dos mitos mais associados à marca é o da desvalorização dos seus veículos. Segundo dados da tabela Fipe, maior referência para a compra e venda de carros usados no país, os veículos da Peugeot disponíveis no mercado brasileiro seguem a média de desvalorização de seus respectivos segmentos. Com essas informações em mãos, a marca apresentou ao mercado o Renova Peugeot. Lançado há pouco mais de dois anos, o programa valoriza e recompra os carros usados da montadora, com a garantia de pagamento de até 85% do valor do veículo na Tabela Fipe na troca por um Peugeot zero-quilômetro. “Somos uma nova Peugeot, nosso foco é exclusivo na satisfação dos clientes e em proporcionar experiências únicas a eles, passando por segurança, comodidade e confiança. Estamos tão seguros que nossos veículos não sofrem desvalorização acima do mercado que oferecemos esse programa. Além de assegurar a recompra, a inciativa dá possibilidade ao consumidor de ter sempre um carro novo nosso na garagem”, explica Ricardo Latanzze, gerente nacional de Vendas da Peugeot no Brasil.

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