Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

Os utilitários esportivos não param de ganhar espaço nas ruas de todo o mundo. E uma das marcas que capitalizam essa tendência global é a Mitsubishi. A fabricante japonesa aproveita sua inegável “expertise” 4×4, desenvolvida nas últimas décadas em ralis ao redor do mundo, para lançar no Brasil o seu mais novo produto: o Pajero Sport. Destaque da marca no último Salão de Automóvel de São Paulo, em novembro, a terceira geração do Pajero Sport foi totalmente atualizada. Substitui a Pajero Dakar, a versão utilitário esportivo da picape L200 Triton, que era fabricada na cidade goiana de Catalão e deixou de ser produzida no final de 2017. Agora o modelo vem importado da Tailândia, mas continua a ser um utilitário esportivo “de raiz”, que esbanja disposição para encarar trilhas radicais. O chassi e o motor 2.4 turbodiesel são os mesmos da Triton, tudo reforçado por modernas tecnologias. No Brasil, o Pajero Sport é oferecido em versão única, com sete lugares e teto solar, por R$ 265.990. Terá como concorrentes outros utilitários com carroceria montada sobre chassi – o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer.

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

O novo Pajero Sport é um veículo imponente – são 4,78 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,80 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos. O design valoriza a força. Na dianteira, o estilo é comum aos novos SUVs da Mitsubihi, conhecido como Advanced Shield, e já aparece no Outlander e no Eclipse Cross. A grade é formada por lâminas cromadas apoiadas sobre uma trama em estilo colmeia. É delimitada pelos faróis em leds, que contam com regulagem automática de altura, lavador e DRL em leds, integrados aos faróis de neblina por uma larga moldura cromada, que contrasta com a grade inferior preta. Na lateral, os pontos altos são as rodas em liga leve 18” diamantadas e o rack de teto na cor prata. Estribos integrados à carroceria, friso da linha de cintura e maçanetas cromadas arrematam o visual robusto. A traseira é dominada pelas imensas lanternas assimétricas e verticalizadas, que emolduram a tampa do porta-malas da linha de cintura até o para-choque. O generoso aerofólio funciona como uma espécie de “marquise” sobre o vidro traseiro.

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

O motor é um Mivec 2.4 turbodiesel com injeção direta de 190 cavalos e 43,9 kgfm de torque máximo acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. A tração é 4×4, com modo de tração integral que pode ser usado no asfalto. Mas há opções de tração apenas traseira, com 4×4 reduzida e com bloqueio de diferencial Além disso, há o Off-Road Mode, com quatro opções que melhoram o desempenho: Gravel (cascalho), Mud/Snow (lama/neve), Sand (areia) e Rock (pedra). Cada uma delas tem uma configuração específica para o tipo de piso, alterando a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade.

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

O SUV traz também outros recursos tecnológicos, como controle de descida (HDC), controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré e sensor de estacionamento. Na segurança, são de série frenagem autônoma e piloto automático, assim como airbags frontais, para o joelho do motorista, laterais e de cortina, que incluem a segunda e a terceira fileira de passageiros.

Experiência a bordo

Espaço e tecnologia

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

O interior do Pajero Sport apresenta um design confortável, esportivo e funcional. Os bancos em couro dão conforto em todos os tipos de situações, nas rodovias ou no “off-road”. O dianteiro tem ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos deixando o piso totalmente plano, aumentando o espaço interno. O porta-malas tem capacidade para 571 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, sobe para 1.731 litros.

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

O volante tem boa empunhadura e é multifuncional, com todos os comandos à mão do motorista: áudio, telefone, ACC, computador de bordo e Speed Limiter. Os “paddles shifts” localizados atrás do volante permitem o acionamento manual das marchas com praticidade. O painel de instrumentos é colorido e traz display de multi-informação. Nas trilhas, o desempenho e a atuação de cada roda é mostrado em tempo real ao motorista, facilitando a transposição de obstáculos. O console central em black piano com detalhes cromados reúne seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico. O sistema multimídia tem tela capacitiva de 7” e vem equipado com Android Auto e Apple CarPlay, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos como Waze e Spotify. A previsão da Mitsubishi é vender esse ano 250 unidades mensais da Pajero Sport.

Primeiras impressões

Faz o caminho

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

Poços de Caldas/MG – O teste de apresentação do novo Pajero Sport teve cerca de 250 quilômetros incluindo alguns dos mais difíceis caminhos disponíveis entre a cidade paulista de Mogi Guaçu e a mineira de Poços de Caldas. Começou com uma visita ao circuito “off-road” do Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, no qual foi possível submeter o Pajero Sport a uma série de situações extremas, como grandes aclives e declives, inclinações laterais radicais, buracos de todos os tipos, lagos com 70 centímetros de profundidade e lamaçais com baixíssima aderência. Mas o Pajero Sport transpôs os obstáculos sem ranger ou resfolegar, justificando a tradição da Mitsubishi Motors dentro e fora das competições. A aptidão para as trilhas está implícita nos números do Pajero Sport: 45 graus de inclinação lateral, 30 graus de ângulo de entrada, 24,2 graus de ângulo de saída e 23,1 graus de ângulo de subida. Na prática, a percepção é que nada pode parar o SUV da Mitsubishi.

 

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

Felizmente, o trajeto incluiu trechos asfaltados, nos quais o Pajero Sport se revelou um gigante gentil, bastante confortável e espaçoso. O motor Mivec 2.4 turbodiesel, em alumínio, com 190 cavalos e 43,9 kgfm de torque, oferece acelerações vigorosas e bastante torque disponível desde as baixas rotações. A transmissão automática de 8 velocidades otimiza o potencial do motor. O sistema de tração permite rodar bem em qualquer situação. No asfalto, é possível optar entre a tração traseira e a integral. Modernidades como a conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, o piloto automático inteligente e a frenagem autônoma ajudam a tornar as viagens mais prazerosas. Os sistemas eletrônicos se encarregam de manter a segurança. O Controle de Estabilidade (ASC) em conjunto com o Controle de Tração (ATC) proporciona segurança para rodar em todos os tipos de piso. Com o Adaptive Cruise Control (ACC), basta programar a velocidade que, por meio de sistemas semi-autônomos, o carro freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo a leitura da velocidade do veículo que vai à frente. O Forward Collision Mitigation (FCM) atua para evitar ou reduzir os efeitos de uma possível colisão. O Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) emite alertas sonoros e visuais. Já o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS) atua caso seja detectado um obstáculo próximo, diminuindo a potência do motor para evitar colisões. A direção hidráulica se comunica bem com as rodas, mas é mais pesada na hora de manobrar do que as direções elétricas de modelos desse porte.

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

No entanto, as trilhas esburacadas e pedregosas são mesmo o habitat natural do Pajero Sport. O sistema de tração Super Select 4WD-II possibilita que, por meio do seletor no console central, o motorista encontre o melhor ajuste. O modo 2H, com tração apenas na traseira, deve ser usado para estradas e vias públicas. Privilegia a economia de combustível com desempenho suave. Já o 4H é recomendado para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. Alterna automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro. O modo 4HLc é ideal para terrenos acidentados, com superfícies de baixa aderência. E o 4LLc, que deve ser acionado com o carro parado e em posição Neutro, é recomendável para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama. O Hill Start Assist System (HSA) evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados. O Adaptive Hill Decent Control (HDC) mantém a velocidade constante em descidas fortes, dispensando o acionamento do pedal de freio. O Pajero Sport tem ainda o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock, para situações em que as rodas ficam suspensas, como em valetas transversais ou terrenos com erosões. Seria uma pena ter um carro desses e não levá-lo para passear na lama de vez em quando.

Ficha Técnica

Mitsubishi Pajero Sport

Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

Utilitário esportivo com quatro portas, 4,78 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,80 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos. Airbags frontais, para o joelho do motorista, laterais e de cortina que incluem a segunda e terceira fileira de passageiros.
Motor: 2.442 cm3, diesel, quatro cilindros em linha 16 válvulas DOHC, injeção eletrônica direta, Common Rail com turbocompressor e intercooler. Transmissão automática de 8 marchas com conversor de torque.
Tração: Super Select II 4WD cm opções 4×2 traseira, 4×4 tempo integral, 4×4 tempo parcial e 4×4 tempo parcial e reduzida. Bloqueio do diferencial traseiro.
Potência máxima: 190 cavalos.
Torque máximo: 43,9 kgfm.
Suspensão: dianteira independente, braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira em 3-link, com amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Rodas e pneus: rodas de liga leve 18” x 7,5” e pneus 265/60 R18
Altura livre do solo: 21,8 centímetros.
Tanque de combustível: 68 litros.
Porta-malas: 571 litros / 1.731 litros.

DEIXE UMA RESPOSTA