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Rotas peruanas

A Mercedes-Benz do Brasil negociou a exportação de 22 caminhões Atego 2730 6×4 para a empresa Disal Peru, que trabalha em serviços ambientais na América Latina e tem unidades também no Chile e no Paraguai. Os caminhões Atego produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, serão utilizados em diversas aplicações, recebendo implementos para transporte de lixo, como compactador, além de furgão de carga, tanque de líquidos e transporte de resíduos sólidos, entre outros. A Disal Peru atua em três frentes de negócio: locação de banheiros portáteis, gestão integral de resíduos e tratamento de água. Os caminhões Atego 2730 6×4 entregues à empresa peruana são ideais para até 19 toneladas de carga útil em rotas de alta exigência. Os 286 cavalos de potência proporcionam o desempenho necessário para que o máximo de capacidade de carga possa ser transportado por todas as regiões do Peru com grande comodidade para o motorista. “O Peru está entre os principais mercados de exportação de caminhões para a Mercedes-Benz do Brasil. No ano passado, enviamos 659 unidades ao país, ante os 478 veículos negociados em 2017. Isso resultou em um aumento de 38% e fez com que o Peru se tornasse o nosso terceiro principal país de exportação de caminhões, perdendo apenas para Argentina e Chile”, afirma Marcio Querichelli, diretor-geral do Regional Center Daimler Latina Caminhões e Ônibus.

Semiautônomos e conectados

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A Iveco lançou em Turim, na Itália, a nova geração da Daily nos segmentos furgão, chassi cabine e van de passageiros. A automação e a conectividade são os destaques. Entre as novas tecnologias está o sistema de frenagem autônoma de emergência e o City Brake Pro, que previne colisões em velocidades abaixo de 50 km/h. A nova Daily também incorpora o piloto automático adaptativo com o Queue Assist. Após o motorista acionar o piloto automático com uma distância pré-determinada do veículo à frente, radares controlam a velocidade do Daily, freando e acelerando sozinho para manter a distância de segurança. Já o Crosswind Assist ajuda a manter o veículo estável em caso de vento lateral, usando os sistemas de controle de estabilidade e ABS. O novo freio de estacionamento eletrônico é acionado automaticamente quando o motorista procura uma vaga e desliga sozinho quando o acelerador é acionado. O sistema de direção passa a contar com o “Modo Cidade”, que reduz o esforço exercido pelo motorista. Assistentes de descida, de subida e de tração em pisos escorregadios também estão disponíveis no novo Daily. O sistema de conectividade foi desenvolvido em parceria com a Microsoft e permite que todos os dados sobre o uso dos veículos sejam captados via hardware, software e redes de telecomunicação, e guardados na nuvem. As informações são utilizadas para agendamento de manutenções preventivas.

Para levar a turma

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Até abril deste ano, a Mercedes-Benz negociou 874 micro-ônibus escolares para o Caminho da Escola, programa do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação. A versão R do micro-ônibus LO 916 foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE. Todas os ônibus, com carroçaria Caio, atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista. O micro-ônibus Mercedes-Benz ORE 2 tem características específicas para aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), para choques elevados e itens de acessibilidade, como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel). “Com o LO 916 R, oferecemos uma solução eficiente para o transporte de alunos nas zonas rurais, com um veículo adequado às exigências do programa Caminho da Escola. Asseguramos às prefeituras o alto padrão de qualidade, conforto e segurança dos chassis de ônibus da marca, além do atendimento da rede de concessionárias em todos os estados”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Para pegar pesado

A Sumitomo Rubber do Brasil, empresa japonesa detentora da marca de pneus Dunlop, começou a produzir no Brasil pneus voltados ao segmento de carga. A Dunlop já comercializava pneus para caminhões e ônibus no país, importando o produto de suas outras fábricas espalhadas pelo mundo. A produção nacional de pneus para transporte de carga é resultado do investimento de R$ 465 milhões para a instalação de novos equipamentos em sua fábrica brasileira, localizada no município paranaense de Fazenda Rio Grande, com capacidade para produzir quinhentos pneus de caminhões e ônibus por dia. O planejamento da companhia está focado em aumentar essa capacidade para mil pneus por dia até o final de 2020. Atualmente, a fábrica também produz diariamente 16.800 pneus para carros de passeio e para caminhonetes.

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