Puro design italiano
A Semana do Design de Milão foi o palco escolhido pela Ducati para exibir a motocicleta conceito Diavel 1260 S Materico. A base é a poderosa Diavel 1260, um ícone de estilo, inovação e performance da fabricante italiana situada em Borgo Panigale, que arrebatou recentemente o “Red Dot Award: Best of the Best” na categoria de Design de Produto, um dos mais prestigiados prêmios de design do planeta. Partindo de um patamar tão elevado, a Materico consegue apresentar visual ainda mais arrebatador que a Diavel 1260 com essa customização. Depois de permanecer exposta no The Manzioni, um badalado restaurante em Milão, ao longo da Semana de Design, a moto conceitual estará na MOARD, a primeira edição global da exposição “Motorcycle Artists and Designers”, que acontecerá também em Milão, de 3 a 5 de maio. A Ducati não confirmou a possibilidade de lançar a Materico como edição limitada.
Questão de estilo
A Husqvarna Svartpilen 701, que chegou às lojas europeias em março do ano passado e ao Brasil em julho, ganhou uma edição especial denominada pela marca sueca de Style, com uma evolução em termos estéticos e de equipamentos. Um dos aprimoramentos mais evidentes é a substituição das rodas de liga de cinco braços por rodas Akront raiadas, mantendo no entanto a dimensão de 18” na dianteira e 17” na traseira. Conferem ao modelo um aspecto ainda mais clássico, que remete às Scramblers do passado. A Style tem também uma cor própria – um tom de bronze, combinado com apliques em preto fosco e o preto de alto brilho. Componentes em liga que na versão original têm acabamento polido, na Style são em anodizado negro. Os retrovisores foram reposicionados no guidão e transmitem uma imagem mais compacta que da Svartpilen 701 original. Não se sabe ainda quando a Svartpilen Style estará disponível e quanto custará.
Barrados na via expressa
A prefeitura da cidade de São Paulo anunciou uma medida que deixará muitos motociclistas paulistanos bem irritados: a partir de maio, será proibida a circulação de motos na via expressa da Marginal Pinheiros no sentido Castello Branco, que leva à Marginal Tietê. Nessa via, a circulação de motocicletas já é proibida nos dois sentidos e na central a restrição se dá das 22 horas às 5 horas. A nova proibição faz parte do Plano de Segurança Viária 2019-2028, que tem como meta reduzir o número de mortes para três a cada 100 mil habitantes até o ano final do plano. No sentido Interlagos da Marginal Pinheiros, existe apenas a pista expressa, o que impede a aplicação imediata da restrição, devendo acontecer até 2020. Para isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego estuda uma maneira de criar uma pista para que as motos possam circular.
Padrão elétrico
As quatro grandes marcas de motocicletas japonesas se uniram para definir padrões para a mobilidade elétrica em duas rodas. Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki decidirão em conjunto quais serão as melhores soluções para os modelos elétricos das quatro marcas, inclusive definir padronizações quanto ao processo de troca e de recarga das baterias. O segmento de mobilidade elétrica se torna cada vez mais importante e por isso as marcas japonesas decidiram colaborar na criação de um consórcio que padronizará (sem o ‘irá’) questões como baterias, carregadores, infraestruturas e outros componentes relacionados à recarga de veículos. O objetivo é o de que, no futuro, os componentes possam funcionar em qualquer moto independentemente da marca, facilitando o investimento de marketing e a compreensão por parte dos usuários. As quatro marcas japonesas correspondem a quase metade das vendas mundiais de motos. Por isso, um padrão adotado por elas poderia rapidamente evoluir para um modelo único global.