Agro é o alvo
Os caminhões extrapesados Actros e Axor foram as principais atrações da Mercedes-Benz na segunda edição da feira tecnológica Norte Show. O evento foi realizado de 15 a 17 de abril em Sinop, na região Médio Norte do Mato Grosso, Estado que é o maior produtor de soja e milho do Brasil, além de ser o maior produtor de algodão e criador de rebanho de bovinos. A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões na região Centro-Oeste no primeiro trimestre de 2019. No volume acumulado de janeiro a março, foram emplacadas 670 unidades, dando à marca 26% de participação de mercado. Isso significa mais de 90% de aumento nas vendas em relação aos 351 caminhões do mesmo período do ano passado. O top de linha Actros 2651, maior destaque do estande da Mercedes no evento, foi o mais vendido pela marca no Centro-Oeste este ano, com 211 unidades emplacadas de janeiro a março. Em 2018, foram 680 unidades do mesmo modelo na região, reafirmando o sucesso desse extrapesado como referência em operações de transporte do agronegócio. “Em toda a cadeia agro, assim como nas demais atividades econômicas, os caminhões da nossa marca são reconhecidos pela força, robustez, resistência, reduzido consumo de combustível, menor custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto para o motorista”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Para mover paulista
A Volkswagen acaba de fechar a venda de 330 Volksbus no Estado de São Paulo. Graças a esse volume, composto por negociações na capital, Grande São Paulo e interior, a participação dos ônibus Volkswagen no mercado paulista avançou 22% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. Dentre os principais contratos estão 45 unidades do Volksbus 17.230 ODS para a Vila Galvão, empresa de transporte urbano de passageiros, com sede em Guarulhos. Os veículos são equipados com suspensão pneumática na dianteira e na traseira e chegam proporcionando maior conforto aos passageiros com menor custo operacional. Em Itatiba, no interior paulista, 32 novos veículos entrarão em ação no transporte urbano, na operação da TCI, Transporte Coletivo de Itatiba, com rodagem média de 5 mil quilômetros por mês. O lote é composto também pelos chassis Volksbus 17.230 ODS e pelos micro-ônibus Volksbus 9.160 OD.
Pequeno notável
Com o modelo mais recente de sua série 75 Sprinter City, a Mercedes-Benz conquistou o júri especializado internacional na eleição do “Microônibus do Ano 2019”, em Madri. Com base na nova geração Sprinter, foi criado um veículo que não só oferece uma quantidade impressionante de espaço e bons destaques tecnológicos, mas que também demonstra como funciona o transporte público moderno com microônibus. O modelo tem espaço para até 38 passageiros. Um aspecto que recebeu crédito especial foi o design. Seu para-brisa panorâmico não apenas garante que os passageiros desfrutem de uma bela vista frontal, mas também fornece um local discreto para a exibição de destino. As grandes janelas laterais proporcionam uma sensação de abertura e um toque moderno. Entre os sistemas a bordo estão o programa de estabilidade eletrônica ESP, que vem como padrão, o Crosswind Assist e o Active Brake Assist.
Implementos embalados
Após registrar forte alta em 2018, o setor de implementos rodoviários no Brasil mantém o embalo em 2019 e registrou aumento significativo em vendas nos três primeiros meses do ano. De janeiro a março, o número de emplacamentos total do mercado interno subiu 45% em comparação ao mesmo período de 2018, segundo a ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). “Até aqui, a confiança manteve o ritmo de crescimento, mas a perda de força do mercado no mês de março sinaliza que o empresariado aguarda agora por ações mais efetivas por parte do governo”, avisa Osmar Oliveira, CEO da implementadora paulista 4Truck Soluções Sobre Rodas.