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Na direção do futuro

A ZF está lançando o Copilot, um sistema de assistência de direção avançado que aumenta a segurança e o conforto da condução. Utilizando a inteligência artificial e equipado com um poderoso conjunto de sensores, o sistema é capaz de executar várias funções de direção automatizadas, especialmente em estradas. O Copilot pode ser acionado por comandos de voz e foi projetado para reconhecer condições de tráfego, detectar o manejo do veículo e monitorar o motorista, ajudando a prever situações perigosas por meio de controle de intervenção ativo. O novo sistema da ZF é comandado pelo computador central ProAI e pela plataforma NVidia Drive, foi desenvolvido para ter produção em alta escala e estará disponível no mercado a partir de 2021. Como a direção altamente automatizada SAE Nível 3 não é permitida em muitos países, o Copilot adota níveis de direção semiautomatizada SAE Nível 2, ou seja, de automação parcial sistemas que podem acelerar e frear de acordo com o limite de velocidade estipulado pelo motorista e também ajudar a manter o carro na direção desejada. Mas, com o uso do software Level 2+ de condução automatizada, o Copilot vai além e é capaz de executar mudanças de faixa, ultrapassar, entrar em estradas proativamente e analisar continuamente os arredores do veículo, reconhecendo pedestres, tráfego em sentido contrário e cruzamentos. Um carro de demonstração da nova tecnologia da ZF está sendo exibido durante o Salão de Xangai, de 18 a 25 de abril.

Safari de jipe

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O Gladiator é o destaque do Easter Jeep Safari deste ano. A marca norte-americana e a Mopar uniram forças para criar seis novos protótipos personalizados para o evento realizado na região de Moab, em Utah, nos Estados Unidos, de 13 a 21 de abril. Com mais de 50 anos de história, o evento reúne milhares de aficionados pelo off-road. “O Moab Easter Jeep Safari é o local perfeito para interagir e obter “feedback” dos nossos mais fiéis e fervorosos clientes – os indefectíveis entusiastas que todos os anos vão ao evento. Neste ano, o destaque é o Gladiator no cenário de Moab e suas trilhas exigentes”, afirma Tim Kuniskis, diretor da Jeep para a América do Norte. Existe uma grande seleção de peças da linha Jeep Performance Parts (JPP), tanto de série quanto de protótipos. A Mopar desenvolve todos os itens da JPP segundo rigorosas especificações e com a lendária capacidade 4×4 sempre presente. Os carros modificados podem ser encomendados no Brasil.

Design premiado

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A JD Power conferiu a classificação mais alta para o 100% elétrico Nissan Leaf por seu design na cerimônia inaugural do “Engineering Awards”, apresentado no “WCX World Congress Experience 2019” da Sociedade de Engenheiros Automotivos, nos Estados Unidos. “Este prêmio é um reconhecimento a centenas de profissionais técnicos da Nissan, tanto nos EUA quanto no Japão. Qualquer novo design de um veículo exige um esforço considerável de coordenação das muitas equipes funcionais, por isso, estou muito orgulhoso do veículo que resultou deste grande trabalho, agora reconhecido pela JD Power”, comemorou Chris Reed, vice-presidente sênior de engenharia na Nissan América do Norte. A empresa de pesquisas JD Power é famosa por estabelecer referências de qualidade em todas as fases da indústria automotiva nos últimos 50 anos. A Nissan lançou o primeiro Leaf em 2010 e seus engenheiros puderam utilizar as lições aprendidas com o veículo para aplicar em melhorias no design da nova geração, surgida no ano passado. Já foram vendidas mais de 400 mil unidades do Leaf em todo o mundo. Durante o ano-fiscal de 2018, a marca japonesa anunciou a chegada do modelo à América Latina. Atualmente, o Leaf está em fase de pré-venda em quatro mercados da região: Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.

Sexagenário sexy

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O Mini 60 Years Edition série especial comemorativa às seis décadas de lançamento do carro clássico britânico está com o passaporte carimbado para embarcar rumo ao Brasil. A versão para o mercado brasileiro é um hatch de três portas equipada com o motor 2.0 turbo do Cooper S de quatro cilindros com 192 cavalos de potência de 5 mil a 6 mil rotações por minuto e torque de 28,5 kgfm de 1.350 a 4.600 rpm. No total, serão apenas 25 unidades para o Brasil, com preço ainda não definido pela BMW, atual controladora da marca inglesa. Os Mini da série especial destinados ao mercado brasileiro serão externamente em New British Racing Green (verde, a cor oficial do automobilismo britânico) e teto em branco. O “carrinho” tem também diversas partes exclusivas, como faixas esportivas sobre o capô com a inscrição “60 Years”, rodas de liga leve de 17 polegadas, soleiras com o nome da edição, volante em couro Walknappa e inscrição “60 Years” e revestimento dos assentos em couro na cor Dark Brown, além de outros itens de série, como o sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon, o Mini Head-Up Display, superfícies do interior iluminada em Mini Yours Piano Black, o ar-condicionado digital automático dual-zone, os faróis adaptativos de leds e o teto solar panorâmico.

Festival de parceria

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A BMW i – divisão de veículos eletrificados do BMW Group – patrocina mais uma vez o Festival de Música Coachella. Como ocorreu nos anos anteriores, o evento está sendo realizado em Indio, na Califórnia, de 12 a 21 de abril. Para celebrar a parceria, a BMW i acaba de apresentar versões personalizadas do esportivo híbrido i8, nas configurações cupê e roadster (carro de dois lugares sem teto fixo). A customização exclusiva da carroceria dos veículos exibe visual inspirado na capa do novo álbum do músico norte-americano Khalid, denominado “Free Spirit” (espírito livre), e marcado pela presença das cores azul e laranja e a imagem da cabeça de um lobo, a mesma usada para estampar a carroceria do furgão retratado na capa do álbum de Khalid. Assim como nas edições anteriores do festival, a BMW i está ajudando a consolidar o evento nas redes sociais, com a Campanha #RoadtoCoachella. A marca alemã disponibiliza os modelos i3 e i8 para ajudar no transporte de convidados do festival.

Boa de briga

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A nova Mitsubishi L200 ganhou sua versão de pista na “SuperUtes”, uma série de corridas australiana com picapes de produção modificadas. Visualmente, a L200 é idêntica ao modelo de série, com a incorporação da gaiola metálica interna de santantônio para proteção do piloto. Com o nome de Triton e apoiada pela Mitsubishi Motors Australia, a Team Triton Racing tem três novas picapes Série 6 L200 conduzidas pelos australianos Elliot Barbour, Cameron Crick e Craig Dontas. Com base nos veículos de produção padrão L200, as versões “SuperUte” são movidas por um motor turbo diesel de 2,4 litros com 344 cavalos de potência e 68 kgfm de torque, mantendo seu bloco de motor e pistões de alumínio e com modificações como comandos de válvulas aperfeiçoados, cárter de óleo alterado e maiores injetores e trilhos de combustível. O motor também recebe um turbocompressor de alto fluxo.

De olho no dragão

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Aproveitando o Salão de Xangai – aberto ao público de 18 a 25 de abril -, a Volkswagen prepara uma grande ofensiva para o mercado chinês, o maior do mundo. Conforme a fabricante alemã, a participação da marca no segmento de SUVs subirá em até 40% no país oriental. A Volkswagen mostrará em Xangai cinco novos utilitários esportivos por meio de sua “joint ventures” chinesa Saic, o T-Cross, o Teramont X, o FAW Coupé Concept e o SMV Concept. Mas a estrela principal no evento chinês da fabricante é o integrante mais recente da família ID, o Roomzz, um SUV de porte médio totalmente elétrico. “A Volkswagen está se reinventando. Vamos nos tornar ainda mais ‘aventureiros’ com os estilos de design e carroceria de nossos carros, ao mesmo tempo em que trazemos tecnologia empolgante e uma escolha de novos veículos de energia”, disse Stephan Wöllenstein, CEO do Grupo Volkswagen e da Brand China, que espera a revitalização do mercado chinês com imposto sobre vendas reduzido recentemente.

Por um outro prisma

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A segunda geração do Onix, prevista para chegar em outubro deste ano, corrigirá um erro de avaliação histórico da General Motors. O sedã compacto do carro mais vendido do Brasil há mais de quatro anos terá o mesmo nome do hatch, que virou marca mundial neste ano, e não mais Prisma. A ideia da fabricante em passar o nome Prisma – o antigo três volumes do malfadado Celta, também produzido no Complexo de Gravataí (RS) – para a versão sedã do Onix não pegou bem nem dentro da própria companhia. O Onix sedã já foi apresentado na China. No Brasil, as novas gerações do hatch e do sedã utilizarão os novos motores turbo de três cilindros, fabricados na unidade de Joinville (SC). A GM está desenvolvendo também uma nova família global de veículos. Conforme a marca norte-americana, os produtos surpreenderão o mercado com design inovador e tecnologias inéditas. A nova família será destinada a 40 mercados, incluindo países da América Latina, com modelos com características específicas para atender às preferências dos consumidores de cada região. No Brasil, a estreia ocorrerá com um Onix sedã, com dimensões maiores pois substituirá o Cobalt. A Chevrolet lidera as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil há três anos, com quase um quinto dos emplacamentos. Em 2019, a empresa fará 11 lançamentos. O primeiro foi o novo Camaro, que chegou às concessionárias em fevereiro.

Padrão oriental

O Complexo Industrial de Resende (RJ) da Nissan completou cinco anos de operação no início desta semana. A unidade fluminense teve uma contribuição decisiva para a evolução da marca japonesa no Brasil e na América Latina. A produção na planta de Resende atingiu 106 mil unidades de 1º de abril de 2018 a 31 de março deste ano. Ao longo de meia década, a fábrica – a primeira 100% Nissan no país – já produziu mais de 300 mil veículos, entre o Kicks, o March e o Versa, além de motores e transmissões. “O Complexo Industrial de Resende atingiu marcas importantes. Foram mais de 300 mil veículos produzidos para o mercado interno e externo, demonstrando que estamos consolidando nossa operação no Brasil e reforçando o compromisso com o país. Em Resende, temos uma equipe de milhares de funcionários comprometidos em entregar para os nossos clientes produtos feitos no país com a qualidade e inovação japonesa”, diz Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.

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