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Autêntico sucessor dos clássicos roadsters – carros de dois lugares sem teto fixo – da BMW e uma das principais atrações da marca alemã nos salões de Paris e de São Paulo no ano passado, o Z4 desembarca no Brasil na sua terceira geração em período de pré-venda, com previsão das primeiras unidades serem entregues no início do segundo semestre. O conversível esportivo vem ao país na versão sDrive30i M Sport, fabricada em Graz, na Áustria, e chega com preço de R$ 309.950.

O novo Z4 é equipado com o motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros a gasolina com 258 cavalos de potência de 5 mil a 6.500 rotações por minuto e 40,5 kgfm de torque de 1.550 a 4.400 giros, associado ao câmbio automático esportivo Steptronic de 8 velocidades, com “paddles shifts” atrás do volante para trocas de marchas sequenciais, e à tração traseira. Conforme a BMW, o roadster acelera de zero a 100 km/h em 5,4 segundos e pode chegar a 250 km/h de velocidade máxima. A versão mais recente da transmissão Steptronic Sport tem um escalonamento para garantir maior esportividade e eficiência nas trocas de marchas e redução de vibrações. As relações mais curtas para as mudanças das marchas inferiores proporcionam uma aceleração aprimorada e eficiente. A transmissão inclui a função Launch Control, para aumentar a entrega de torque no momento da partida, evitando que o carro “patine”.

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Sabemos que o brasileiro ama design, esportividade e prazer de dirigir, características marcantes do Z4. Lançamos a pré-venda para atender aos diversos pedidos gerados no Salão do Automóvel de São Paulo e temos a rede de concessionárias pronta para receber os clientes que desejarem chegar na frente para esse lançamento”, destaca Roberto Carvalho, diretor Comercial da BMW do Brasil. Apesar de ter os atributos de um genuíno roadster da marca alemã, como o centro de gravidade, a posição dos assentos e a silhueta baixos, o novo Z4 se distingue facilmente de seu antecessor graças às proporções diferenciadas, como a distância de entre-eixos mais compacta e a reinterpretação da grade de “duplo rim” e os faróis inteiramente remodelados e em leds. A combinação de linhas e um desenho claro das superfícies criam uma aparência de apelo esportivo. O para-choque dianteiro imponentemente esculpido é dotado de grandes entradas de ar. A nova grade frontal tem desenho de favos de mel, inspirado em competições automobilísticas, com estrutura tridimensional.

O capô alongado, com vincos em forma de flecha apontando para a grade, se estende por sobre os arcos das rodas de estilo “clamshell” (concha), outra característica dos carros esportivos clássicos. As junções do capô se fundem com as linhas dos “ombros” que percorrem as laterais da carroceria até as lanternas na traseira. Um segundo vinco surge a partir das grandes tomadas de ar, localizadas atrás dos arcos das rodas dianteiras. Um difusor de ar está integrado à tampa do porta-malas e às novas lanternas delgadas, dispostas horizontalmente em “L”, e ajudam a dar à traseira do novo Z4 uma aparência mais ampla e rente ao chão. O visual do spoiler é reforçado pelos contornos laterais e pelos dutos de escape posicionados nas extremidades do componente. O acabamento das barras de proteção anticapotamento são em preto High-Gloss.

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O teto de lona em preto é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em 10 segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h. As proporções da carroceria refletem a distribuição de peso entre os dois eixos (50:50), outra característica dos automóveis da BMW. O Z4 cresceu em tamanho em comparação à geração anterior. É 8,5 centímetros mais longo (4,324 metros), 7,4 centímetros mais largo (1,86 metro) e 1,3 centímetro mais alto (1,30 metro). A exceção fica por conta da distância de entre-eixos, de 2,47 metros – 2,6 centímetros mais curta. Como trata-se de um carro de apenas dois lugares, essa diferença a menos não tem a menor importância.

Externamente, o modelo também traz como destaque o pacote aerodinâmico M Sport, com para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar, saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais distintas e rodas de liga leve M Double-spoke, de 18 polegadas. O Z4 é disponibilizado em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II).

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O “cockpit” do roadster é a imagem do prazer de dirigir pura. Os detalhes de acabamento galvanizado contribuem para um ambiente sofisticado. Tanto o motorista quanto o passageiro acomodam-se em bancos M Sport, específicos para o modelo, com apoios de cabeça integrados e ajustes lombares. O carro tem painel revestido em Sensatec com acabamentos em Alumínio Tetragon e assentos estofados com couro Vernasca em quatro combinações: Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto. Os cintos de segurança M Sport e volante M são revestidos de couro.

O novo BMW Z4 assume uma posição de protagonismo no que diz respeito à chamada mobilidade premium inteligente, especialmente devido ao Assistente Pessoal Inteligente BMW, que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo motorista em português. O sistema foi testado no Brasil, com o português local, e desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha. A tecnologia permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos e ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos. Pelo código de identificação do dono do carro, o sistema aprende as suas preferências e as armazena acionando, por exemplo, o ar-condicionado a uma determinada temperatura.

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Outra tecnologia de destaque no novo Z4 é o BMW Live Cockpit Professional, que engloba Head-up Display colorido, duas telas digitais – de 12,3 e de 10,25 polegadas – do sistema iDrive, ambas com design personalizável e acessadas por comandos de voz, com informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, além de dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e entretenimento. O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha M Sport inclui ainda o Driving Assistant, para assegurar uma condução segura em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, tudo em tempo real. Já o Parking Assistant faz todas as manobras de estacionamento automaticamente, com a ajuda de câmeras e sensores externos.

A BMW tem uma longa tradição de roadsters e neste ano comemora os 85 anos de lançamento do “primogênito” dessa coleção, o BMW 315/1, equipado com motor de seis cilindros e capaz de atingir velocidade de 135 km/h, no distante ano de 1934. A linhagem ganhou dois novos integrantes nas décadas de 30 e 50 com os lendários 328 Roadster e 507. Com a chegada do Z1, no final dos anos 80, veio a moderna família de conversíveis esportivos da marca, seguida pelo Z3, em 1995, e pelo Z8, em 2000. O Z4, mais recente modelo dessa estirpe, estreou sua primeira geração em 2009, sendo renovada quatro anos depois.

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