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Em alta no México

No Expo Logistic Summit, evento de logística de transportes realizado na Cidade do México nos dias 21 e 22 de março, o Delivery 6.160 foi a grande novidade do estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Apresentado como “ideal para distribuição urbana” e “melhor manobrabilidade de sua categoria”, o novo Delivery 6.160 chega ao mercado mexicano com a proposta de proporcionar ao transportador vantagens frente a seus concorrentes. Vem equipado com motor Cummins ISF de 2,8 litros, com tecnologia Euro 5 e entregando 156 cavalos, com torque máximo de 43,8 kgfm e caixa de transmissão Eaton ESO-4206, de 6 velocidades, que, segundo a fabricante, suaviza a troca de marcha e aumenta a produtividade do motorista. “O novo Delivery 6.160 chega ao México para assumir o posto de favorito do setor logístico pelo design de sua cabine, potência, durabilidade e desempenho, além da segurança que oferece com o freio a disco e o ABS. É um caminhão feito para o trabalho pesado”, valoriza Miguel Vallejo, diretor comercial da unidade mexicana da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A alternativa da alternativa

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            Na Daimler Buses, unidade de negócios de ônibus do Grupo Daimler, a produção do elétrico eCitaro da Mercedes-Benz está a todo o vapor na fábrica de Mannheim, na Alemanha. Já operam no transporte público das cidades alemãs de Hamburgo e Heidelberg e, agora, França, Luxemburgo e Polônia fizeram suas primeiras encomendas. Mas a mudança de uma frota de ônibus convencional para uma de acionamento 100% elétrico e a garantia da infraestrutura necessária podem ser mais complexas do que o planejado. Por isso, outra opção de transporte coletivo ecologicamente correto da Daimler Buses também está com demanda elevada no mercado europeu. É o Citaro NGT híbrido, que combina a propulsão a gás natural e a elétrica. Com o módulo híbrido opcional, o Citaro NGT híbrido é até 8,5% mais eficiente que a versão puramente elétrica. Os motores a gás emitem quase nenhum material particulado e as emissões de NOx são muito baixas. Quando usado em conjunto com biogás ou gás natural, o Citaro NGT híbrido é quase neutro quanto ao CO. E é por essa tecnologia que os operadores de serviços públicos de Augsburg estão optando com seus novos ônibus híbridos Citaro NGT. Em Oldenburg, na Alemanha, a empresa VWG colocará em operação os primeiros Citaro NGT híbridos articulados do mundo. Em Bourges, na região central da França, a empresa de transporte STU Bourges optou pelo modelo híbrido, bem como as operadoras espanholas EMT Madrid e Aucorsa Cordoba. Em Liubliana, capital da Eslovênia, as primeiras unidades de uma encomenda de 17 ônibus híbridos Citaro NGT estão para chegar.

No corredor paulistano

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A Metra, operadora de ônibus do corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e a sua extensão (Diadema-Brooklin), em São Paulo, coloca em operação, a partir de março, 25 novos ônibus Volvo B340M 6×2 de 20,55 metros articulados, com carroceria Caio Millenium BRT. Com capacidade para 154 pessoas, os novos veículos substituem ônibus convencionais e ajudarão a dar mais fluidez ao fluxo de passageiros entre Diadema e a capital paulista. “Com piso totalmente plano, há muito mais espaço para os passageiros, além de menos ruído interno, por conta da posição do motor”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os novos articulados Volvo ganharam espaço para os passageiros graças à posição do motor central e pelo projeto das caixas de roda, que não tiram espaço do interior dos veículos. A Volvo é líder em ônibus articulados e biarticulados, com mais de 50% de participação nas frotas desse tipo de veículo na América Latina.

Novos trilhos

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A Marcopolo aproveitou a NTExpo 2019, evento do setor metroviário que aconteceu na capital paulista de 19 a 21 de março, para apresentar a Marcopolo Rail, sua nova marca para atuação no segmento metroferroviário. O objetivo da encarroçadora de ônibus gaúcha é agregar o know-how adquirido nas soluções para o transporte de massa, como os sistemas BRT, os modais de vias elevadas (People Movers e Similares) e os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Segundo Petras Amaral, Head de Inovação da Marcopolo S.A., a criação da Marcopolo Rail teve como base o desenvolvimento, desde 2015, de soluções para People Movers, tanto para o mercado nacional quanto internacional. “Nosso foco nos últimos anos tem sido inovar em diferentes segmentos de transporte e mobilidade nos quais o know-how da fabricante possa agregar valor ao produto, a chamada diversificação relacionada”, explica o executivo. A criação da Marcopolo Rail teria como objetivo posicionar a marca de forma mais forte no segmento metroferroviário, não somente por intermédio de projetos isolados ou pontuais, mas com visão de negócio. Entre as principais vantagens competitivas estariam a utilização de alto conteúdo local, a capacidade de escala e sinergia com as atuais plantas fabris e a presença global e de ampla rede de pós-vendas no Brasil e na América Latina.

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