Divulgação

Alternativa real

A Iveco participou do 2º Small-Scale GNL Summit, evento realizado em Milão, na Itália, que reuniu profissionais do setor de GNL (Gás Natural Liquefeito). E o compromisso da marca com a preservação do meio-ambiente foi reconhecido com o prêmio de “Uso mais proativo de GNL no transporte”. Essa visão é apoiada por instituições e governos da União Europeia por meio de políticas e subsídios que buscam incentivar o uso desse combustível alternativo e o desenvolvimento da infraestrutura necessária.  “Este prêmio é uma demonstração do nosso compromisso com a tecnologia de gás natural e as soluções inovadoras que desenvolvemos ao longo dos anos, conduzindo o setor no caminho do transporte sustentável. Continuaremos a investir no desenvolvimento de nossas soluções em gás natural para manter a liderança tecnológica no segmento”, comemorou Marco Liccardo, responsável pela Linha de Produtos Globais de Caminhões Pesados da Iveco. O executivo apresentou a perspectiva da marca para o transporte sustentável, que vê o gás natural como uma solução madura, especialmente para o transporte de mercadorias e de longa distância. Um dos caminhões da Iveco movidos a gás que já rodam no continente europeu é o pesado Stralis NP.

Fase elétrica

Divulgação

            A marca chinesa BYD comemora a entrega de 20 unidades para integrar a primeira frota de ônibus elétricos do Equador, em Guayaquil, a maior cidade do país. O governo equatoriano pagará 50% dos custos de energia durante o primeiro ano de operação dos dos ônibus elétricos. “A compra de ônibus elétricos é um bom exemplo da diretriz do modelo de desenvolvimento da cidade para integrar administrações centrais e locais, empresas nacionais e estrangeiras e cidadãos”, explica o prefeito de Guayaquil, Jaime Nebot. Antes da entrega, uma operação experimental foi feita no período de novembro de 2017 a março de 2018, com um ônibus rodando uma média diária de 250 quilômetros em Guayaquil, durante a qual mais de 72 mil passageiros puderam experimentar um serviço de ônibus elétrico pela primeira vez. Estima-se que a operação da frota elimine 12,8 toneladas de emissões de CO2 e o consumo de 2,9 milhões de galões de diesel, representando um corte de US$ 8 milhões nos custos para o governo equatoriano, que atualmente subsidia combustível fóssil para o transporte público.

No BRT guatemalteca

Divulgação

            O Transmetro, da capital da Guatemala, um dos principais sistemas de BRT da América Latina, renovará sua frota de ônibus com 35 novos veículos produzidos pela Marcopolo. Do modelo Viale BRT Articulado, montados sobre chassi Scania modelo K310 IA 6×2, os novos ônibus da encarroçadora gaúcha entrarão em operação nos serviços de transporte público da Municipalidad da Guatemala, que conta com 35 quilômetros de vias segregadas. Com 18,97 metros de comprimento, os ônibus Marcopolo Viale BRT Articulado têm capacidade para transportar 133 passageiros, sendo 49 sentados em poltronas estofadas, e têm rampa para acesso de pessoas com mobilidade reduzida, espaço para um cadeirante, sistema de ventilação com aparelhos Cityvent, portas com sistema door brake em ambos os lados, sendo as do lado esquerdo para o acesso direto nas estações de embarque. O salão de passageiros conta com monitores de 15,6 polegadas, GPS e três câmeras de monitoramento, além de sistema multiplex no painel do motorista e carregador de celular. O Transmetro começou a operar em 2007 e, desde 2012, conta com veículos Marcopolo, que forneceu as primeiras 28 unidades articuladas naquele ano. Com a nova aquisição, a frota da operadora passa a ter mais de 110 ônibus articulados da fabricante brasileira.

Em alta no Sul

Divulgação

A Mercedes-Benz começou o ano com crescimento de 54% nas vendas de caminhões no Sul do Brasil. No acumulado do primeiro bimestre, foram emplacadas 931 unidades, frente a 605 do mesmo período de 2018, o que dá à marca a liderança de mercado na região, com 26,5% de participação. O extrapesado Actros 2651, top de linha, foi o mais vendido pela marca na região, com 170 unidades emplacadas no primeiro bimestre. Isso significa mais de 27% do volume de Actros 2651 vendidos em todo o Brasil nesse período, 635 unidades. O modelo também é o mais vendido da marca considerando todo o território nacional. O Actros 2546 (75 unidades emplacadas) e o Actros 4844 (47 unidades) estão entre os mais vendidos na Região Sul. Já na linha Axor, os destaques são para os rodoviários Axor 2544 (53 unidades), Axor 2041 (51 unidades) e Axor 2644 (43 unidades), além do fora-de-estrada Axor 3344 (37 unidades). “Renovações de frotas e demandas do agronegócio, como grãos, bem como mineração, logística e transporte de combustíveis, vêm puxando as vendas de extrapesados no Sul”, contabiliza Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA