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Evolução da espécie

A paranaense Noma, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do país, acaba de apresentar a nova geração Titanium de carretas. Evolução da linha Fênix, lançada em 2011, a geração Titanum teve seu design desenvolvido em conjunto com projetistas italianos. As novas luzes de ré em leds ampliaram a área de alcance, deixando a posição lateral mais visível ao motorista, principalmente durante as viagens noturnas. Todos os conectores passam a ser selados, para garantir maior segurança e facilitar o acesso. Outra novidade são os para-lamas bipartidos, que podem ser encaixados e trocados separadamente, garantindo mais praticidade e menor custo de manutenção. Já o sistema pneumático foi todo reformulado, com a implantação de válvulas e tubulações que proporcionam mais resistência. A nova família de carretas da Noma conta com a patenteada lona de freio Carbon-fiber (fibra de carbono) que, segundo a fabricante, amplia a eficiência de frenagem e garante, dependendo do uso, até 40% a mais de vida útil na comparação com produtos convencionais. “A Titanium foi concebida com foco em oferecer o produto mais leve e resistente do mercado, e que permita ao transportador ter o caminhão mais tempo em suas mãos, para que ele rode mais. É a sinergia entre a capacidade de carga e a disponibilidade do equipamento”, explica Marcos Noma, CEO da fabricante sediada em Maringá. A Noma pretende inaugurar em 2020 uma nova fábrica em Tatuí (SP), que possibilitará dobrar sua capacidade de produção.

Iniciativa autônoma

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Os primeiros ônibus de 12 metros totalmente autônomos do mundo são também 100% elétricos e rodarão em Cingapura. Os testes serão conduzidos em parceria entre a Volvo Buses, a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU) e a Land Transport Authority (LTA). Os ônibus passarão por testes preliminares no campus da universidade para depois circular em vias públicas. Os veículos transportam 85 passageiros e são equipados com sensores e controles de navegação gerenciados por um sofisticado sistema de inteligência artificial (IA). Os ônibus elétricos totalmente autônomos têm uma operação silenciosa, com zero emissões. Os veículos requerem 80% menos de energia do que um ônibus diesel de tamanho equivalente. Para segurança e confiabilidade máxima, o sistema é protegido com medidas cibernéticas. Os ônibus autônomos Volvo passaram por rigorosas avaliações preliminares no Centro de Excelência para Testes e Pesquisa de Veículos Autônomos da NTU. As próximas etapas são testar os veículos nas ruas internas do campus e depois estender a rota além da universidade. Essa é a primeira aplicação autônoma da Volvo em transporte público fora de sua sede na Suécia. O veículo tem sensores de detecção e alcance de luz, câmeras 360 graus e um sistema avançado de navegação global por satélite que utiliza cinemática em tempo real. Funciona como qualquer sistema de posicionamento global (GPS), mas usa várias fontes de dados para fornecer uma precisão de localização de até um centímetro.

Largando na frente

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Com 775 unidades licenciadas, o Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido nos primeiros dois meses de 2019. Em segundo lugar vem o Mercedes-Benz Actros 2651, com 635 unidades no mesmo período. Já na disputa das marcas, a Mercedes, que liderou as vendas em 2018, continua na frente. Foram 4.302 unidades comercializadas pela marca da estrela de três pontas e 31,2% de participação nas vendas no primeiro bimestre, seguida pela Volkswagen com 3.134 licenciamentos e 22,8% de participação. Os resultados do primeiro bimestre apresentados pela Fenabrave provam que as vendas de caminhões seguem aquecidíssimas. Em janeiro e fevereiro deste ano, os licenciamentos somaram 13,8 mil unidades, crescimento de 61,2% na comparação com o mesmo período de 2018, quando os emplacamentos alcançaram 8,6 mil veículos. No primeiro bimestre do ano, foram produzidos 16,4 mil caminhões, volume 13,5% superior ao de um ano atrás, de 14,4 mil caminhões.

 

Sem perder tempo

De olho no anúncio da Ford de que deixará de produzir caminhões na América do Sul, a Volkswagen Caminhões e Ônibus avisa que está pronta para atender a eventuais demandas criadas pela recente saída de concorrentes em mercados sul-americanos. Essa foi a mensagem de Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, durante encontro promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em Berlim. “Estamos no meio de um plano de investimento de R$ 1,5 bilhão no Rio de Janeiro. Nossa capacidade produtiva na fábrica de Resende (RJ) é de 100 mil unidades ao ano, trabalhando em três turnos. Hoje, operamos em dois turnos, e um deles ainda é parcial. Estamos prontos não apenas para absorver a recuperação do mercado brasileiro, mas para preencher todas as lacunas recentemente deixadas pela concorrência na América do Sul”, anunciou Cortes.

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