Divulgação

Recuo estratégico

Com a produção suspensa desde meados do ano passado, devido à queda de vendas no Brasil e na Argentina, após o lançamento do SUV X80, a fábrica da Lifan no Uruguai colocou 109 empregados sob regime de licença remunerada com auxílio do governo do país vizinho. Agora, com a direção do novo presidente, Kevin Lau, que comanda também a unidade uruguaia, a Lifan pretende retomar a produção na fábrica tão logo as vendas voltarem a crescer na região. “A nossa planta no Uruguai só é viável economicamente com volume e estabilidade de produção, o que infelizmente não acontece desde o segundo semestre do ano passado. Mesmo com a implementação do novo programa Rota 2030 no Brasil, que traz a possibilidade estratégica da importação de veículos diretamente da China, a nossa fábrica no Uruguai ainda é a melhor opção”, explica Lau. No Brasil, a operação da Lifan segue regularmente, com sua rede de concessionárias ativa, serviços e venda de peças aos clientes da marca. A marca trabalha para lançar o X70 este ano e a aposta no novo SUV é muito grande. Fundada em 1992 na China e presente no Brasil desde 2012, a Lifan é um grupo empresarial privado que fabrica automóveis, motocicletas, motores e máquinas, com investimentos ainda em fontes de energia alternativas e no setor imobiliário. Com seus produtos presentes em 117 países, a empresa tem sua base de operações em Chongqing, na China, com capacidade de produção de 200 mil veículos por ano.

Os jipes híbridos

Divulgação

A Jeep destaca no Salão de Genebra, que se encerra no próximo dia 17, os modelos Renegade e Compass com a tecnologia híbrida plug-in, equipados com baterias que podem ser recarregadas em uma tomada externa e armazenar energia. A opção permite o uso de motores elétricos mais fortes, autonomia de 50 quilômetros e uma velocidade máxima ao redor de 130 km/h. As unidades elétricas trabalham em conjunto com o novo motor a gasolina 1.3 turbocomprimido, com potências de 190 a 240 cavalos. Conforme a marca norte-americana, na versão com mais força, o carro pode acelerar de zero a 100 km/h em 7 segundos. Os números, apesar de ainda aguardarem homologação, são alcançados com o híbrido plug-in Compass, que tem potência combinada (motor a combustão mais o elétrico) de até 240 cavalos.

400 mil verdes

Divulgação

Modelo 100% “verde” mais vendido do planeta, o Nissan Leaf tornou-se o primeiro elétrico a ultrapassar as 400 mil unidades emplacadas no mundo. Lançado em 2010, o Leaf teve a missão de tornar a praticidade da condução elétrica acessível a clientes além do segmento de luxo. Há menos de uma década, os carros elétricos eram vistos como “veículos de outro mundo”, fora da realidade prática. Atualmente, um número crescente de consumidores afirma que seu próximo carro será um elétrico. Entre as vantagens do modelo japonês estão o sistema de condução semiautônoma ProPilot e os benefícios naturais da mobilidade sustentável. “Este grande marco é uma sólida demonstração que 400 mil pessoas valorizam o Leaf pela segurança, conexão e empolgação que ele entrega. O Leaf continua sendo o ícone da Mobilidade Inteligente da Nissan, a nossa estratégia para mover as pessoas para um mundo melhor”, comemorou Daniele Schillaci, vice-presidente executivo e diretor mundial de marketing, vendas e veículos elétricos na Nissan. O “powertrain” do Leaf de segunda geração, apresentado em 2017, tem potência de 110 kW (149 cavalos) e 32,6 kgfm de torque.

Um GT nas ruas

Divulgação

No Salão de Genebra, a McLaren Automotive anunciou pela voz de Mike Flewitt, CEO da companhia britânica, a definição das regras do Grã-Turismo, carro de competição que terá licença também para andar nas ruas. Nem o nome do futuro modelo nem seu design final foram revelados, apenas foi divulgada uma imagem do carro camuflado. “O quarto McLaren a ser apresentado no âmbito do plano de negócios Track25 será a nossa interpretação do Grã-Turismo. Um carro que combinará níveis de desempenho de competição com capacidade de percorrer longas distâncias, envolto em uma bela carroceria leve. Será projetado para grandes viagens e que oferecerá o conforto e o espaço esperados de um GT, mas com um nível de agilidade nunca antes experimentado no segmento. Além disso, será o único GT a compartilhar com o McLaren Speedtail, que atinge mais de 400 km/h”, afirmou Flewitt. Ainda conforme o comandante da marca originada da equipe de Fórmula-1 de mesmo nome, o modelo terá interior espaçoso, organizado e moderno, com uso de materiais sofisticados, e um motor central.

Ligado nos 120

Divulgação

O Salão do Automóvel de Genebra foi o local escolhido para a estreia do Fiat Concept Centoventi, o protótipo que expressa a ideia de mobilidade movida a energia elétrica da montadora. Baseado nos 120 anos de história da “Fabbrica Italiana Automobili Torino” – daí, o nome do conceito, que significa “cento e vinte” em italiano –, o veículo tem como objetivo romper com o passado e ir mais longe. O Centoventi tem 3,680 metros de comprimento, 1,527 metro de altura, 1,740 metro de largura e 2,430 metros de entre-eixos e pode acomodar quatro adultos. Conta com um conjunto de baterias modulares com grande flexibilidade de uso. Como padrão, o carro vem de fábrica com uma bateria para andar cem quilômetros de autonomia, mas traz como opcional a possibilidade de serem adquiridas ou alugadas até três baterias adicionais, oferecendo um aumento de cem quilômetros cada uma. As baterias extras são instaladas debaixo do assoalho do veículo, nas concessionárias. A ampla tampa traseira do Centoventi pode alojar um dispositivo para que o veículo supere o conceito de conectividade e se torne um verdadeiro centro de mídia social remoto.

Testes à exaustão

Divulgação

Primeiro SUV da Aston Martin, o DBX continuou seu programa de desenvolvimento com testes no Círculo Polar Ártico, na Suécia. O Centro de P&D Sottozero da Pirelli fornece uma gama de ambientes extremos, como estradas nevadas, permitindo que os especialistas em dinâmica de veículos da Aston Martin, liderados pelo engenheiro-chefe Matt Becker, testem o protótipo do DBX. “O Aston Martin DBX precisa estar pronto para um amplo tipo de superfícies. Então, além de testar o carro em situações normais do dia a dia, precisamos observá-lo em condições extremas”, disse Becker. Os testes serão feitos ainda no Oriente Médio, nas famosas auto-estradas alemãs sem limite de velocidade e no Nordschleife de Nürburgring, o circuito de 22 quilômetros chamado de “O Inferno Verde”. A apresentação oficial do DBX será em meados deste ano, no País de Gales, antes do início da produção em série, em 2020. O protótipo da Aston Martin foi visto recentemente em estradas do Reino Unido equipado com um 4.0 V8 turbo-twin da AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz, que deverá ser o primeiro motor oferecido no SUV, com potência de 503 cavalos. O utilitário esportivo de luxo terá uma versão híbrida, também desenvolvida pela marca alemã.

Barreira rompida

Lançado em maio de 2017 e produzido em Betim (MG), o Fiat Argo rompeu em fevereiro deste ano a barreira das 100 mil unidades emplacadas. O hatch compacto fechou seu primeiro ano (incompleto) com quase 30 mil exemplares vendidos. Em 2018, foram 63.017 unidades comercializadas, com 6.700 carros emplacados no mês passado, representando 3,5% das vendas de todo o mercado nacional, se posicionando pela primeira vez no “Top 5” do ranking entre os modelos oferecidos no país. Ao unir o design clássico dos modelos italianos com um toque urbano, o Argo se destaca pelo estilo, autenticidade e ampla lista de equipamentos, incluindo airbags laterais, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensores de estacionamento, direção elétrica, start&stop, ar-condicionado digital, banco traseiro com Isofix fixação de cadeiras infantis, controle eletrônico de estabilidade e de tração, Hill-Holder (assistente de partida em rampa) e transmissão automática de 6 velocidades. A gama completa tem o 1.0, o Drive 1.0, o Drive 1.3, o Drive 1.3 GSR (automatizado), o Precision 1.8, o Precision 1.8 AT6 (automático), o HGT 1.8 e o HGT 1.8 AT6.

DEIXE UMA RESPOSTA