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No domínio do segmento

O Constellation foi o modelo mais vendido entre os caminhões semipesados no mercado brasileiro, com nada menos que quatro versões entre os 10 veículos com maior número de emplacamentos do segmento em 2018. Com quase 3 mil unidades comercializadas, o Constellation 24.280 foi o líder do segmento, que também contou com a presença das versões 15.190, 17.230 e 17.190 no “Top 10”. “A liderança é reflexo do reconhecimento dos atributos da família Constellation por parte dos nossos clientes”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Cometa sai na frente

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O Grupo JCA comprou seu primeiro modelo Scania K 360 4×2 com o DAS, o novo sistema de segurança de auxílio ao motorista da marca sueca. Trata-se da primeira empresa de linha rodoviária regular no país a comprar um ônibus com essa tecnologia. O veículo está sendo utilizado em todas as linhas da Viação Cometa. O sistema de auxílio ao motorista, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece uma assistência para melhorar a condução e prevenir acidentes. Utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. É dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e mede a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais. O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

Para ver longe

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Com o objetivo de aumentar a visibilidade em atividades severas, a DAF Caminhões oferece os faróis Skylight, luzes de longo alcance posicionadas na parte superior da cabine. O equipamento é oferecido como opcional no XF105 Super Space Cab e no CF85 Space Cab. Para ligá-los, basta acionar um botão no painel. As luzes se acendem somente quando os faróis altos forem ligados, substituindo os tradicionais. O equipamento atende à resolução número 227/2007, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), e suas atualizações, que estabelecem os requisitos dos sistemas de iluminação e sinalização de veículos. “Os faróis Skylight surgiram da necessidade de aumentar a segurança em estradas com pouca iluminação. O resultado é a boa receptividade dos brasileiros ao equipamento”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Nas rotas do Pacífico

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A encarroçadora gaúcha Neobus fechou contrato para fornecimento de 52 ônibus para a Uncometro S.A., de Cuenca, no Equador. Todas as unidades são do modelo New Mega. Montado sobre chassi Volkswagen 17.260 OD Euro 5 e com 12,45 metros de comprimento total, o ônibus New Mega tem capacidade para transportar 90 passageiros (34 sentados, mais um PPD, e 55 em pé), em poltronas City. Os veículos têm iluminação interna em leds, três portas pivotadas do lado direito, piso em alumínio revestido e sinalização de itinerários dianteira, lateral e traseira. Onze unidades são equipadas com elevador automático Ortobrás na porta entre-eixos para atender às normas de acessibilidade. A Neobus tem 19 anos de atividades na produção de carrocerias de ônibus. Em 2016, foi incorporada à Marcopolo S.A. e passou a adotar uma nova estratégia de atuação no mercado, com o objetivo de reforçar a presença da marca nos segmentos Intermunicipal, Urbano e Micro, com os modelos Spectrum 325, New Mega, Thunder+ e Thunder Way.

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