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Segunda geração

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Uma das grandes estrelas do Salão de Genebra 2019, que abre as portas para o público de 7 a 17 de março, a segunda geração do Peugeot 208 vem cheia de novidades. As duas principais são a mudança da produção da cidade fluminense de Porto Real para El Palomar, na Argentina, e uma versão 100% elétrica. No visual, o hatch compacto deixa o lado comportado da primeira geração para assumir um estilo bem mais esportivo e arrojado. Na parte interativa e de entretenimento, o 208 terá o Peugeot i-cockpit inteiramente digital e opções de 5, 7 ou 10 polegadas “touchscreen”. O carro da marca do leão tem reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de troca de faixa na estrada, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, controle de cruzeiro adaptativo com função start&go, monitoramento de ângulos cegos, alerta de atenção do motorista e estacionamento automático. A gama de motores inclui a 1.2 PureTech de três cilindros com 75, 100 ou 130 cavalos e o 1.5 turbodiesel BlueHDi de 100 cavalos (exclusivo para a Europa), associados ao câmbio manual de 5 velocidades ou automático de 8 marchas. A nova geração terá ainda a versão e-208, a elétrica, com potência de 136 cavalos e 26,5 kgfm de torque e condução Eco, Normal e Sport. A configuração “verde” não deve ser comercializada no Brasil. Com autonomia de 340 quilômetros, o e-208 pode ser recarregado em 80% durante 30 minutos e em cinco horas e 15 minutos na carga total.

Cria de Maranello

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Seguindo uma tradição, a Ferrari lança mais um modelo no Salão de Genebra. Desta vez, é o F8 Tributo, máquina que substitui o 488 GTB, com 50 cavalos a mais de potência em relação ao seu antecessor. O novo modelo da Casa de Maranello tem o V8 biturbo mais potente da Ferrari, com 720 cavalos e 73,4 kgfm de torque. Segundo a marca italiana, o F8 Tributo acelera de zero a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e até 200 km/h em 7,8 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 340 km/h, a mesma da Ferrari Pista, estrela na mostra suíça no ano passado. Tamanho desempenho não vem somente do poderoso “powertrain”. O carro perdeu 40 quilos e pesa 1.330 quilos, além da aerodinâmica com 10% de eficiência. O visual segue a nova identidade proposta pela equipe de Maranello inspirado no 308 GTB da década de 80. Vale lembrar que a preocupação com a aerodinâmica não se limita aos modelos de rua da Ferrari. Desde 2017, um novo time de projetistas – formado em Maranello – assina os carros da famosa equipe vermelha da Fórmula-1, brigando, então, ombro a ombro com a pentacampeã Mercedes.

Máquina do tempo

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A Nissan revelou no Salão de Genebra o novíssimo IMQ Concept, um carro com design e tecnologias avançadas, sinalizando a direção da próxima geração de crossovers da marca japonesa. No coração do IMQ, a última geração do e-Power, um sistema de motor 100% elétrico que entrega uma aceleração instantânea e linear. Foi desenvolvido a partir da tecnologia disponível nos atuais modelos campeões de vendas no Japão, o Note e o Serena, com potência total de 250 kW (ou 340 cavalos) e 71,38 kgfm de torque. A associação do e-Power à tração integral é ideal para as condições de baixa aderência, como, por exemplo, as estradas alpinas cobertas de neve nos arredores de Genebra. O modelo da Nissan impressiona pelo design, diferente de quase tudo o que a indústria automotiva mundial viu até o momento. O crossover é equipado com uma versão de protótipo avançado do sistema de assistência à condução ProPilot, com uma capacidade maior de condução autônoma, e a tecnologia Invisible-to-Visible (I2V), revelada durante a CES (Consumer Electronics Show), realizada na cidade de Las Vegas, em janeiro. A I2V é uma interface 3D na qual o mundo real converge com o virtual. Desenvolvido pela Nissan, o sistema ajuda os ocupantes do veículo a enxergar o que estaria normalmente invisível, aumentando a segurança e o prazer da experiência de dirigir.

Conceito inteligente

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O Grupo Daimler apresenta no Salão de Genebra o protótipo Smart Forease+, tendo como base o EQ Fortwo Cabrio. O conceito é uma evolução do Forease mostrado no Salão de Paris do ano passado e tem como missão sublinhar a decisão do Grupo alemão de vender apenas modelos com propulsão elétrica a partir de 2020. O Forease+ tem capota removível em tecido, que “casa” bem com outros elementos de estilo marcantes, como o defletor integrado à tampa do porta-malas, o para-sol instalado no pequeno vidro frontal e os faróis em leds. Na traseira, as lanternas são herdadas do modelo de produção, no entanto, parecem mais “high-tech”, como resultado de um efeito 3D. Dentro, o minicarro de dois lugares tem o painel principal e bancos revestidos em couro e microfibra, aplicações em preto brilhante nos puxadores das portas e nas molduras do painel de instrumentos e do ecrã do sistema de infroentretenimento. Com um carro tão pequeno, não existe lugar para guardar o teto quando removido, devendo o motorista deixá-lo em casa. Enquanto conversível, o Forease+ se transforma em um legítimo speedster, assim como seu antecessor. No estilo, o novo conceito segue as linhas do anterior. O Smart Forease+ foi inspirado também nos protótipos Forstars e Fourjoy, de 2012.

O troféu do tridente

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O Levante Trofeo Launch Edition é a principal estrela do estande da Maserati na edição deste ano do Salão de Genebra. A série especial do SUV da marca do Tridente será limitada em pouco mais de uma centena de exemplares, disponível em três cores exclusivas (Azul Blu Emozione Matte, Amarelo Giallo Modenese e Vermelho Rosso Magma). No exterior, destacam-se as exclusivas inserções em fibra de carbono nos para-choques, saias laterais e capota, rodas de 22 polegadas com acabamento em preto brilhante e pinças de freio em prata, azul, amarelo ou vermelho. O Levante Trofeo tem um dos mais poderosos motores já instalados em um Maserati de produção. Trata-se do 3.8 V8 biturbo combinado a um câmbio automático ZF de 8 velocidades e à tração integral Q4. Com isso, o carro é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e chegar aos 300 km/h de velocidade final. São de série o seletor dos modos de condução e o modo Corsa com função “launch control” (controle de largada).

Quinta geração

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Com 15 milhões de unidades vendidas no mundo desde o lançamento, em 1990, o Renault Clio debuta sua quinta geração no Salão de Genebra, com um design moderno e uma nova gama de motorizações, incluindo o primeiro híbrido E-Tech da marca do diamante. Todas as opções a gasolina são inéditas. Somadas com a diesel, as potências variam de 65 a 130 cavalos. A Renault coloca no mercado nove combinações diferente de motor e câmbio. O 1.0 Sce de três cilindros, associado ao câmbio manual de 5 velocidades, tem potência de 65 a 75 cavalos, com torque de 10 kgfm. O 1.0TCe turbo de três cilindros tem 100 cavalos e torque de 20,5 kgfm, em trabalho com a transmissão manual de 5 marchas ou a automática XTronic. O 1.3 TCe turbo é o mesmo utilizado pelo modelos Captur, Mégane, Scénic e Kadjar e tem 130 cavalos e 24,5 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático EDC de 7 velocidades. A motorização E-Tech híbrida foi desenvolvida se utilizando dos conhecimentos obtidos pela Aliança Renault Nissan. O propulsor 1.6 a combustão de nova geração é acompanhado de dois motores elétricos, uma caixa de câmbio multimodos e uma bateria de 1,2 kWh. A partida é feita automaticamente no modo elétrico e permite rodar até 80% do tempo dessa maneira na cidade, representando 40% em termos de consumo de combustível em comparação a um motor térmico a gasolina clássico em ciclo urbano.

Anéis eletrizados

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No Salão de Genebra do ano passado, a Audi exibiu o e-Tron como seu primeiro modelo totalmente elétrico. Agora, a marca dos quatro anéis está apresentando na mostra suíça seu terceiro modelo “verde”, o SUV Q4 e-Tron Concept, construído na base modular MEB do Volkswagen Group, a mesma do VW ID. A bateria de 82 kW fica na parte de trás do carro e autonomia é de 450 quilômetros. A potência de envio para as rodas é de dois motores elétricos, um em cada eixo. O traseiro tem 201 cavalos e torque de 23 kgfm, enquanto o dianteiro conta com 100 cavalos e 11,5 kgfm de torque. Combinados, ganham a força de 301 cavalos e torque de 34,5 kgfm. Conforme a Audi, o Q4 e-Tron acelera de zero a 100 km/h em 6,3 segundos. Por dentro, o SUV elétrico é uma mistura do primeiro e-Tron com o “convencional” Q3. O Q4 e-Tron Concept tem 4,59 metros de comprimento, 1,90 metro de altura, 1,61 metro de largura e 2,77 metro de entre-eixos.

Prático e urbano

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A Honda destaca no Salão de Genebra seu novo veículo elétrico urbano e-Prototype, derivado do Urban EV Concept e parte da estratégia de Visão Elétrica da marca japonesa. O primeiro compacto da Honda em uma plataforma elétrica oferece uma autonomia de mais de 200 quilômetros e recarga rápida de 80% da bateria em 30 minutos, ideal para o deslocamento diário. Conforme a Honda, na estrada, a dinâmica de condução se concentra em proporcionar uma experiência divertida e emotiva, com o motor elétrico acionado nas rodas traseiras. No interior, uma cabine espaçosa cria um ambiente descontraído para os ocupantes. A sensação de conforto e amplitude é reforçada pelo assoalho totalmente plano. O painel de instrumento horizontal é duplo, intuitivo e personalizável, com uma variedade de aplicativos e serviços inteligentes. O conjunto de comandos digitais fica junto aos controles de conforto e infoentretenimento, facilitando a navegação em várias tarefas e menus simples. As telas das imagens traseiras, retransmitidas pelo sistema de espelho com câmeras, estão integradas em cada extremidade do painel. O veículo tem também uma câmera digital de visão traseira. O e-Prototype foi desenvolvido com foco na funcionalidade. Os contornos suaves da carroceria avançam do capô para o para-brisa panorâmico, criando uma superfície contínua ascendente por cima dos passageiros dianteiros. As colunas A (as da frente) estão alinhadas com o vidro. Elementos de destaque incluem puxadores de postas embutidos e câmeras compactas em substituição aos tradicionais retrovisores laterais.

Renovação com classe

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Rival direto do BMW X3, o Mercedes-Benz GLC está renovado no Salão de Genebra. Com o modelo há três anos na estrada e com promessa de a versão 2020 chegar ao mercado de julho a agosto deste ano, o GLC tem como novidades a silhueta externa, os para-choques, a grade frontal, as lanternas em leds redesenhadas e as rodas. O GLC estará disponível também nas configurações desenvolvidas pela AMG, divisão esportiva da Mercedes. O modelo alemão agrega ainda o recurso de inteligência artificial com comandos vocais MBUX, volante multifuncional, cluster digital de 12,3 polegadas e uma tela sensível ao toque de 7 ou 10,3 polegadas, dependendo da configuração do carro. O GLC mantém a gama de motores, com o 2.0 turbo de quatro cilindros com 211 cavalos de potência, e, na turma que vem da AMG, um 3.0 V6 turbinado de 367 cavalos do GLC 43 e o 4.0 V8 turbo de 476 cavalos da topo de linha GLC 63. Os motores estão acoplados à transmissão 9G-Tronic de 9 velocidades, com opção de trocas de marchas sequenciais em “paddles shifts” localizados atrás do volante.

Potencial dinâmico

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Com elevado potencial dinâmico, os SUVs são as grandes apostas da Volkswagen no Salão de Genebra deste ano. A marca alemã escolheu a mostra suíça para apresentar os novos Touareg V8 TDI e T-Roc R. O primeiro inicia sua trajetória comercial em maio, com um motor 4.0 V8 turbodiesel com 421 cavalos e brutais 91,5 kgfm de torque. Conforme a Volkswagen, o utilitário esportivo de grande porte pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e chegar à velocidade de 250 km/h, limitada eletronicamente. Traz de série equipamentos como suspensão pneumática, operação elétrica de abertura da tampa do porta-malas, bancos Comfort, pedaleira em aço inoxidável, rodas de 19 polegadas e o pacote Light & Sight, com retrovisores externos eletrocromáticos e faróis com acendimento automático. Desenvolvido pela R, divisão desportiva da Volkswagen, o T-Roc R tem motor 2.0 TSI (turbo) com 300 cavalos e 41,5 kgfm de torque, associado à transmissão DS de dupla embreagem e 7 velocidades e à tração integral 4Motion. De acordo com a marca alemã, o carro pode acelerar de zero a 100 km/h em 9 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima.

Versões do campeão

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A Toyota apresenta no Salão de Genebra duas variantes do novo Corolla, o carro mais vendido da história da indústria automotiva mundial. A versão Trek Touring Sports, desenvolvida em parceria com a Trek Bicycle, tem altura em relação ao solo aumentada em 20 milímetros, motores híbridos de 1.8 e 2.0, proteções inferiores dianteira e traseira da carroceria e exclusivas rodas de liga leve de 17 polegadas. Do seu equipamento de série, tem parte dos vidros traseiros escurecidos, faróis principais e de neblina em leds, inserções em madeira na cabine e o sistema de infoentretenimento com “touschscreen” de 7”. O Corolla GR Sport é o segundo modelo da Toyota a ter essa terminação no nome, já conhecida no Yaris GR Sport, revelado no Salão de Paris do ano passado. Na Europa, terá também os motores 1.8 e 2.0 híbridos. Destinado ao público jovem, o Corolla GR Sport difere de seus irmãos de fábrica pela nova grade dianteira com acabamento cromado escuro, saias laterais e difusor traseiro exclusivos, rodas de liga leve de 18 polegadas, vidros de trás escurecidos, faróis principais e de nevoeiro em leds e cor da carroceria em cinza bitom.

O melhor em cinco anos

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), fevereiro fechou com a venda de 189.850 unidades entre carros e comerciais leves – os dois segmentos com maior volume de emplacamentos no país – representando aumento de 25,20% em relação ao mesmo mês do ano passado e queda de 0,42% em comparação a janeiro de 2019. O ínfimo recuo foi devido, naturalmente, ao segundo mês ter três dias a menos. Esse foi o melhor resultado em fevereiro desde 2015. No primeiro bimestre do ano, o crescimento foi de 16,31% ante o mesmo período de 2018, com 380.652 unidades comercializadas. No “Top Ten” dos modelos, o Chevrolet Onix manteve a liderança dos últimos quatro anos, com 18.392 exemplares emplacados, seguido pelo Hyundai HB20 (8.055), pelo Ford Ka (7.633), pelos Fiat Argo (6.674), que pela primeira vez aparece entre os cinco primeiros colocados, e Strada (6.553), pelo Chevrolet Prisma (6.499), pelo Mobi (4.885), pelo Volkswagen Polo (4.813), pelo Jeep Renegade (4.706) e pelo Volkswagen Gol (4.565). Entre as fabricantes, a General Motors permaneceu em primeiro, com 19,10% de participação de mercado, à frente da Volkswagen (13,11%), da Fiat (10,70%), da Hyundai (9,26%), da Renault (8,80%), da Ford (8,69%), da Toyota (6,97%), da Honda (6,90%), da Jeep (5,59%) e da Nissan (3,95%), completando as 10 mais bem posicionadas.

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