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O futuro chegou

A uma semana da abertura do Salão de Genebra, a Nissan resolveu aguçar a curiosidade do setor automotivo mundial com a divulgação de uma imagem do carro-conceito IMQ, um crossover inteiramente novo, que, segundo a marca japonesa, marca os próximos passos da Nissan Intelligent Mobility. Com visual futurista e agressivo, o IMQ mais parece ser um veículo saído de filme de ficção científica. A área envidraçada praticamente não existe, em especial na traseira. A Nissan não revelou nenhuma informação sobre a mecânica nem os itens do novo conceito, que tem uma cintura bem elevada, assim como sua altura em relação ao solo. Os pneus são do tipo maciço. No design, o IMQ é diferente de todos os outros projetos apresentados com a assinatura IM anteriormente.

Liberdade com grife

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A Lamborghini mostrou outra das estrelas do Salão de Genebra, que abre as portas dia 7 de março e se estende até o dia 17. O Huracán Evo Spyder é a versão conversível do cupê de “entrada” da gama da fabricante italiana e utiliza a mesma mecânica de seu irmão, com o motor 5.2 V10 aspirado com válvulas de admissão em titânio, capaz de gerar 640 cavalos de potência a 8 mil rotações por minuto e 60,5 kgfm de torque a 6.500 rpm, associado à transmissão automatizada de 7 marchas e à tração integral. De acordo com a Lamborghini, o conversível pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e chegar à velocidade máxima de 325 km/h. O Huracán Evo Spyder conta com itens de carro de competição, como a suspensão ativa – monitora as imperfeições do asfalto à frente e ajusta os amortecedores -, tecnologia desenvolvida pela Fórmula-1. A operação de abertura do teto pode ser feita eletricamente até a velocidade de 50 km/h e dura 17 segundos. O conversível chega ao Velho Continente ainda no primeiro semestre deste ano, com preço de 202.437 euros, cerca de R$ 865 mil.

Cubo elétrico

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Para marcar seu centenário, a Citroën revela no Salão de Genebra o Ami One Concept. O minicarro totalmente elétrico é uma proposta da marca francesa para a mobilidade urbana. O Ami One foi projetado para ser uma alternativa ao transporte público e outros meios de locomoção individual de duas rodas, como bicicletas e scooters. O ultracompacto tem 2,50 metros de comprimento, 1,50 metro de largura, 1,50 metro de altura e pesa apenas 425 quilos. Comporta duas pessoas e pode ser dirigido a partir dos 16 anos, segundo a legislação europeia. O Ami One pode atingir 45 km/h e tem emissão zero de gases, com autonomia de cem quilômetros.

O novo leãozinho

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A nova geração do Peugeot 208 será apresentada oficialmente no Salão de Genebra, mas algumas imagens já estão circulando na internet. O novo compacto deixará de ser produzido em Porto Real (RJ) no próximo ano e a nova geração, com visual bem mais esportivo, será fabricada em El Palomar, na Argentina. O novo 208 deve ter uma versão totalmente elétrica, que, em um primeiro momento, não será comercializada no Brasil. O carro “normal” manterá o motor 1.2 PureTech de três cilindros com 90 cavalos. A marca do leão poderá continuar apostando suas fichas no motor 1.6 de quatro cilindros de 118 cavalos ou trabalhar em uma versão turbinada do 1.2. Permanecem as opções de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. Com design mais agressivo que o estilo comportado da geração atual, o novo 208 tem grade frontal trapezoidal grande, faróis de leds mais largos, lanternas tripartidas em leds e aparenta ter ficado mais baixo e esguio.

Alvo menor

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A Seat revelou no World Mobile Congress, em Barcelona, o protótipo Minimó, antecipando um veículo de propulsão elétrica de dois lugares à semelhança do Renault Twizy, com bateria trocável. O conceito pretende reunir o melhor de um automóvel e de uma moto, e pode ser conduzido a partir dos 16 anos nos países em que a legislação assim permite. Com uma autonomia superior a cem quilômetros, o Minimó dispensa o deslocamento até uma estação de recarga, pois troca a bateria por outra. O veículo tem 2,5 metros de comprimento por 1,2 metro de largura e ocupa a metade da área de estacionamento de um carro compacto, podendo parar em vagas de motocicletas. Por ser totalmente conectado, já integrado à tecnologia 5G, o Minimó oferece acesso ao seu interior por meio de uma chave digital, que, entre outras funções, reconhece se o condutor tem de 16 a 18 anos ou mais de 18 anos, assim ajustando automaticamente a sua velocidade máxima a 45 km/h ou a 90 km/h, respectivamente.

Acelerando o coração

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A divisão europeia da Kia Motors fará a estreia mundial de um inédito protótipo de um novo modelo 100% elétrico no Salão de Genebra. O conceito foi criado no centro de estilo que a marca sul-coreana tem em Frankfurt, na Alemanha, sob a supervisão de Gregory Guillaume, vice-presidente de Design da Kia Motors Europe, e pretende cativar não só pelas suas competências dinâmicas e ambientais, como também pelo seu estilo. A fabricante oriental revelou apenas uma silhueta da dianteira do novo modelo e não divulgou sequer o nome do veículo. “O design automotivo deve prender o coração e fazê-lo bater mais forte, e acreditamos que não há absolutamente nenhuma razão para isso mudar simplesmente porque o carro é elétrico. É por isso que nosso conceito é projetado não apenas para acelerar a pulsação mas para também sinalizar nossa abordagem holística e emocional em relação à eletrificação”, disse Guillaume.

Cruzada verde

A Porsche decidiu fazer uma versão elétrica na próxima geração do Macan, com chegada ao mercado no início da próxima década. Apresentado em 2014, o Macan foi o segundo SUV da fabricante alemã, famosa por seus esportivos, depois que o Cayenne rompeu a tradição da marca, com sucesso, em 2002. O desenvolvimento do Macan 100% “verde” representa uma expansão da gama da Porsche no campo da eletrificação automotiva. O Taycan, o primeiro esportivo elétrico da marca alemã, deve ser lançado no final deste ano, seguido pela Taycan Cross Turismo. “Eletromobilidade e Porsche andam juntos, não apenas porque compartilham uma abordagem de alta eficiência, mas especialmente por causa de seu caráter esportivo. Até 2022, investiremos mais de 6 bilhões de euros (cerca de R$ 25 bilhões) em mobilidade elétrica e, em 2025, 50% de todos os novos veículos poderão ter um sistema de acionamento elétrico”, revela Oliver Blume, presidente do Conselho de Administração da Porsche AG.

Viés de alta

A Toyota projeta dar continuidade em 2019 ao ciclo de crescimento que tem proporcionado à marca japonesa elevar o patamar de vendas há quatro anos seguidos. A empresa estima um aumento de 9,5% nas vendas neste ano ante 2018. Com suas unidades industriais instaladas no país operando em capacidade plena, a Toyota do Brasil deve atingir volume de produção de 225 mil veículos em 2019, 7,6% maior que no ano passado. Desse volume, 28,2% será exportado para a América Latina, aproximadamente, 65 mil unidades. Atualmente, na lista de destinos do compacto Etios e do sedã médio Corolla estão seis países, enquanto o Yaris, lançado em junho de 2018, deu início a sua trajetória internacional em agosto, chegando à Argentina. Em janeiro deste ano, o compacto premium passou a ser exportado também para a Colômbia.

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