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O Grupo Volvo começou o ano cheio de boas notícias: contratou 300 novos empregados, aumentou o segundo turno de caminhões e ampliou em mais R$ 250 milhões os investimentos até 2020. “Nossa decisão de novos investimentos e contratações é resultado dos sinais consistentes de retomada da economia e da expectativa de um aumento de cerca de 30% no mercado total de caminhões no Brasil”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Os R$ 250 milhões que serão investidos até o final de 2020 são um volume adicional ao total de R$ 1 bilhão que a marca sueca está investindo no período de 2017 a 2019. “São novos recursos para todos os negócios da marca no Brasil: caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais, na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos e serviços”, explica o presidente. A previsão da empresa é que a economia brasileira continue se recuperando e que as vendas de caminhões acompanhem esse ritmo. O maior complexo industrial da Volvo no continente está localizado em Curitiba, no Paraná, onde a marca produz caminhões pesados e semipesados, ônibus rodoviários e urbanos, motores, cabines e caixas de câmbio.

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A Volvo encerrou 2018 entre as líderes no Brasil e na América Latina no segmento de caminhões pesados. Um dos destaques da marca foi o excelente desempenho do modelo FH 540 6×4, que, com 4.114 unidades emplacadas no Brasil em 2018, ficou em primeiro lugar no ranking dos pesados e ainda foi o caminhão mais vendido no Brasil e na América Latina, considerando todas as classes. No setor sucroalcooleiro, a marca é líder no segmento de caminhões pesados, com 46% de participação. A Volvo também foi a empresa que mais cresceu em market share no Brasil no transporte fora-de-estrada pesado, com uma elevação de 55%.

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A Volvo também foi a marca que mais cresceu na área de caminhões semipesados, com uma elevação de 66% de vendas em relação a 2017. O VM, modelo da Volvo nessa categoria, teve um crescimento constante ao longo do ano, e no último trimestre atingiu uma participação de mercado de 10%. Levando-se em consideração todos segmentos em que atua, acima de 16 toneladas, a Volvo registrou o maior crescimento entre todas as marcas, com um aumento de 79% em relação a 2018, o equivalente a 10.642 unidades. De quebra, a empresa foi a vice-líder no mercado total de caminhões, na divisão por todas as marcas.

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No setor de ônibus, a Volvo teve aumento de entregas no segmento de veículos pesados, incluindo articulados, biarticulados e rodoviários de alta potência. A América Latina registrou bons negócios, com o anúncio de 700 ônibus vendidos para Bogotá, o maior negócio da década de veículos para BRT. Ao todo, foram licenciados 908 ônibus da marca no continente, número praticamente estável em relação ao ano passado. “Na soma total, fizemos bons volumes, especialmente nos rodoviários de longa distância, com configuração 6×2 e 8×2 e motores de 420 e 450 cavalos. Esses veículos têm sido demandados tanto em linhas regulares quanto em operações de turismo”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. No mercado brasileiro, segundo dados da Anfavea, o mercado total cresceu 28,3%. Para a Volvo, o crescimento foi ainda maior. Considerando apenas os chassis pesados, segmento no qual a marca se destaca, foram 300 veículos emplacados no pais, um crescimento de 114% em relação ao ano anterior. “Os bons números no Brasil puxaram nossos resultados em toda a América Latina. E a boa notícia é que o crescimento vem sendo consistente e deve permanecer em 2019”, assegura Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

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