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Marketing de rede

No embalo do crescimento das vendas de caminhões e ônibus no Brasil, a Iveco planeja uma reestruturação na rede de concessionárias no país e em outros mercados como Argentina, Equador e Paraguai. No ano passado, a Iveco inaugurou quatro concessionárias no Brasil: Turim, em Maringá (PR), Transfuturo, em Nova Iguaçu (RJ), Gallotti, em Salvador e em Feira de Santana (BA), e cinco pontos assistenciais: Turbokit, em Governador Valadares (MG), Auto Center Paraense, em Macapá (AP), Mercediesel, em Vilhena (RO), Rodomimo, em Luis Eduardo Magalhães (BA) e JBR, em Maceió (AL). Atualmente, a Iveco tem no Brasil 16 pontos assistenciais e 57 concessionárias. Nos outros países da América do Sul, a marca tem 111 unidades de atendimento, entre concessionárias e pontos assistenciais.  “Estamos muito mais fortes agora do que no início da crise, o que prova que o trabalho do time da Iveco deu resultado”, comemora Marcelo Assis, responsável pela Rede da Iveco na América do Sul.

Dinâmica global

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A Daimler Trucks alcançou, em 2018, recorde de vendas em veículos comerciais. A divisão de caminhões do Grupo Daimler comercializou 517.300 veículos em todo o mundo, com aproximadamente 10% de aumento em relação a 2017 (470.700 unidades). Foram registradas taxas de crescimento de vendas de dois dígitos nos maiores mercados, como Brasil, região do Nafta (Estados Unidos, Canadá e México) e Índia. A líder global da indústria de veículos comerciais espera alcançar uma ampliação sobre as vendas de 7% a 9% neste ano. Na América do Norte, a empresa está prestes a lançar o novo Freightliner Cascadia, o primeiro caminhão de condução parcialmente autônoma produzido em série nos Estados Unidos. No Brasil, a Mercedes-Benz foi novamente líder de mercado. Na Europa, a Mercedes-Benz Trucks fortalecerá a sua posição de liderança com o lançamento do New Actros em junho de 2019. Com a marca BharatBenz, a Daimler India Commercial Vehicles (DICV) é a única fabricante de atuação global a ter sucesso no mercado indiano. Já a Daimler Trucks Asia inaugurará o novo Centro de Design da Fuso em Tóquio no mês de março. Na China, o maior mercado de caminhões do mundo, a Daimler Trucks e sua parceira de joint venture Foton venderam mais de 100 mil caminhões Auman no ano passado.

No campo da eletrificação, os investimentos da Daimler estão em alta. A Mercedes-Benz Trucks iniciará um teste prático nesta primavera com um eActros na estrada B462 na Alemanha, próxima a Rastatt (Baden-Württemberg), em parceria com a empresa de transporte Logistik Schmitt. A Daimler Trucks é a única fabricante global que oferece caminhões totalmente elétricos em todos os segmentos: o leve Fuso eCanter, o médio Freightliner eM2 e os modelos pesados eActros da Mercedes-Benz, eCascadia da Freightliner e E-Fuso Vision One.

Na rota do Catar

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A Volare fechou contrato para a exportação de 19 miniônibus Volare Fly 9 Executivo para a MBM Transport, um dos principais operadores de transporte de passageiros no segmento de fretamento do Catar. Os veículos foram entregues em janeiro e serão utilizados ao transporte de funcionários de empresa petrolífera Qatar Gas. As 19 unidades do Volare Fly 9 Executivo foram produzidas com equipamentos diferenciados como transmissão automática Allison Série 2100 de 6 marchas, poltronas mais largas, com 94 centímetros de largura, cinto de segurança retrátil de três pontos e sistema de ar-condicionado Eberspaecher. Os veículos também atendem à rigorosa norma de segurança internacional R66. Os Volare Fly 9 Executivos desenvolvidos para a MBM Transport contam com revestimento do piso em material que imita a madeira, parede de separação total no salão, cortinas, porta-pacotes e bagageiros mais amplos, sistema de áudio e vídeo com monitor e preparação para equipamento de DVD e poltronas com revestimento de tecido e porta-copos integrado.

Pesados puxam a fila

As fabricantes de caminhões instaladas no Brasil começaram o ano embaladas. De acordo com os dados da Anfavea, a associação que representa as montadoras, saíram das linhas de montagem no mês passado 7.379 unidades, alta de 1,6% em relação a janeiro de 2017. Do volume total, 3.135 foram de caminhões pesados, um crescimento de 18,7%, o que resultou em 46% de toda a produção de caminhões em janeiro. Com a estimativa de mais uma supersafra de grãos, tudo indica que os pesados ainda serão os caminhões de maior demanda. Já as vendas de semileves caíram 25%, de 96 unidades emplacadas em janeiro de 2017 para 72 veículos no mês passado. Os médios venderam menos 17,9%, de 391 caminhões para 321, e os semipesados reduziram as vendas em 15,6%, de 2.146 para 1.812 unidades.

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